domingo, 4 de novembro de 2012

Cinco Mil Cruzeiros Reais (1993)

Cédula do Gaúcho
História: O cruzeiro real (CR$) foi o padrão monetário no Brasil entre 1º de agosto de 1993 a 30 de junho de 1994. As altas taxas de inflação que marcaram o ano de 1993 levaram o governo Itamar Franco a editar a medida provisória que criou o cruzeiro real, equivalente a mil cruzeiros. Não foram emitidas moedas com valores em centavos nesta moeda, sendo que se consideravam como centavos as cédulas e moedas do padrão anterior na razão de 10 "cruzeiros" por centavo. A grande novidade na linguagem visual das cédulas do CRUZEIRO REAL, período de 1993/94, foi na utilização dos tipos humanos regionais, caracterizadas por seus elementos específicos (aspectos urbanos, atividades e instrumentos de uso). A temática escolhida para ser trabalhada e estampada foi a do Gaúcho. Veja o exemplar abaixo:

Reverso
Reverso
Detalhe do gaúcho
Exemplar: A cédula mostra, em seu anverso, a efígie de "gaúcho", ladeada por painel que retrata, em visão simultânea, a fachada e o interior das ruínas da Igreja de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul (veja localização), construída pelos jesuítas na primeira metade do século XVII. O anverso mostra o painel apresentando cena do "gaúcho" manejando o laço, na captura do gado. Sob as legendas da margem inferior, reproduções de acessórios típicos que o gaúcho usa em sua lida diária: boleadeira, relho, guampa e esporas.

Gaúcho: O gaúcho é um termo dado às pessoas que são ligadas à atividade pecuária em regiões de campos do vale do Rio da Prata e nos pampas, no sul do Brasil. É descendente de espanhóis, indígenas, portugueses e africanos. Suas principais características são o modo de vida pastoril e uma cultura própria, originária de tradições ibéricas e indígenas. Na Argentina e no Uruguai, a figura do Gaúcho é bem conhecida. O termo “gaúcho” é usado como gentílico para os habitantes do Rio Grande do Sul.

Ruínas da Igreja de São Miguel das Missões

Ps: Veja as demais cédulas do Cruzeiro Real.
Fonte: Banco Central e Wikipédia

17 comentários:

  1. Acho ótimo essa questão de não termos mais mil isso mil aquilo outro, acho mega confuso! kkkk

    ResponderExcluir
  2. Legal... mas a nota que acho mais bonita e simbólica é o Dólar... :)

    ResponderExcluir
  3. Caramba que legal ver essa nota de novo!!! Muito bom!!

    ResponderExcluir
  4. Po, é muito confuso pra mim! Gostei do design da nota.

    ResponderExcluir
  5. muito legal a historia do dinheiro

    ResponderExcluir
  6. Isso é conhecimento e cultura.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho essa cédula em casa.
    Gostei da materia.
    http://nipponpress.blogspot.com.br/2012/11/equipe-japonesa-solicita-primeiro-teste.html

    ResponderExcluir
  8. Tenho algumas dessas guardadas em casa

    ResponderExcluir
  9. Ainda bem que homenagearam um Gaúcho.
    Demais a nota.

    http://rodrigobandasoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho duas notas de 1 real novas em folha com número de série em sequência, isso vale alguma coisa para um colecionador?

    ResponderExcluir
  11. achei estranho a figura no dinheiro

    ResponderExcluir
  12. tô perdido aqui... quero olhar todos os posts.... kkkkk massa... bem diferente dos demais blogs

    ResponderExcluir
  13. Confesso que não conhecia! Como bom gaúcho que sou, acho que esta nota deveria voltar a circular. hehe Gostei.

    ResponderExcluir
  14. Ainda tenho uma dessa, minha nota da sorte, rs.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...