sábado, 24 de novembro de 2012

Moeda Comemorativa Ano Internacional das Cooperativas (2012)

Moeda Comemorativa
Exemplar: Cooperativismo é a doutrina que favorece a colaboração e a associação de pessoas ou grupos com os mesmos interesses, a fim de obter vantagens comuns em suas atividades econômicas. O associacionismo cooperativista tem por fundamento o progresso social da cooperação e do auxílio mútuo segundo o qual aqueles que se encontram na mesma situação desvantajosa de competição conseguem, pela soma de esforços, garantir a sobrevivência. Como fato econômico, o cooperativismo atua no sentido de reduzir os custos de produção, obter melhores condições de prazo e preço, edificar instalações de uso comum, enfim, interferir no sistema em vigor à procura de alternativas a seus métodos e soluções. A Organização das Nações Unidas – ONU instituiu o ano de 2012 como Ano Internacional das Cooperativas. A fim de contribuir com a iniciativa, e por reconhecer o cooperativismo como instrumento de desenvolvimento socioeconômico, em 26 de outubro de 2012, o Banco Central do Brasil lançou esta moeda comemorativa em prata. Veja o exemplar abaixo:

Reverso
Anverso
Descrição: A moeda apresenta, no anverso, a logomarca oficial do evento, circundada pela legenda “Ano Internacional das Cooperativas” e pela era (2012). O reverso apresenta ilustração do globo terrestre sustentado por três pares de mãos, em alusão ao trabalho cooperativo. Completam a composição o slogan oficial do evento – “Cooperativas constroem um mundo melhor” –, o valor de face (5 reais) e a legenda “Brasil”.

Logomarca comemorativa

11 comentários:

  1. Não conhecia essa moeda, mas ela é linda demais, nem acredito que é de 2012

    ResponderExcluir
  2. Eu me amarro em Moedas tenho até uma coleção a mais valioso é uma de Israel o Design desta moeda cooperativa é muito top, Otimo site

    ResponderExcluir
  3. Poxa, não conhecia esse modelo! Bem bacana ;)

    ResponderExcluir
  4. Olá, super Legal seu blog, Parabéns...seguindo seu blog lá do ORKUT...segue o meu blog também http://memorialdaatrizmariapadilha.blogspot.com.br/ OK??

    att!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o Marco, curti o design dela!

    ResponderExcluir
  6. Linda moeda, gostei dela... quanto mais eu tiver, melhor :)

    ResponderExcluir
  7. gostei muuuito do visual dessa moeda.

    ResponderExcluir
  8. Achei super criativa aquela moeda com o desenho de mãos segurando o mundo. Gostei!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...