terça-feira, 27 de maio de 2014

Moeda Comemorativa Copa do Mundo FIFA 2014 (Fuleco)

Exemplar em prata
O Banco Central lançou em fevereiro uma série de moedas comemorativas sobre a Copa do Mundo FIFA 2014, que se realiza no Brasil entre os dias 12 de junho e 13 de julho. São no total dois exemplares de prata, seis de cuproníquel e um de ouro. A moeda descrita abaixo refere-se ao simpático mascote da Copa, o Fuleco. A moeda mostra, em seu amverso, a Mascote Oficial do evento, que aparece sobre as linhas de um campo de futebol, circundada pela legenda "COPA DO MUNDO FIFA BRASIL 2014". O reverso mostra um jogador dando uma "bicicleta", lance típico do futebol. Ao fundo, linhas finas compõem uma bola de futebol. Completam a composição o valor facial (5 reais) e a legenda "Brasil 2014".

Reverso
Anverso

Fuleco
Fuleco: É o mascote oficial da Copa do Munda FIFA 2014. Ele é da família dos tatus-bolas, conhecida como tatu-bola-da-caatinga, que encontra-se em estado de espécie ameaçada de extinção.Seu nome é a junção das palavras "futebol" e "ecologia". Foi escolhido em cima das opções Amijubi (amizade e júbilo) e Zuzeco (azul e ecologia), em uma votação de quase 1,7 milhão de fãs do esporte.  A sua data de nascimento foi escolhida para coincidir com o Ano-Novo. O diretor de marketing da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Thierry Weil, comentou sobre Fuleco: "Não apenas ele é conhecido e reconhecido pela grande maioria dos brasileiros, mas também parece ter construído um relacionamento com os fãs de futebol e tornou-se uma figura popular, ganhando assim um apelido carinhoso de 'tatu-bola'. Ele está rapidamente se tornando o mais bem sucedido mascote da Copa do Mundo FIFA de todos os tempos".

7 comentários:

  1. achei legal o desenho do fuleco na moeda

    ResponderExcluir
  2. Nossa a moeda ficou muito bacana mas é chato o fato de não reverterem o ganho dos produtos em prol da preservação do animal.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O cúmulo do Ridículo: uma moeda de R$5, que custa R$190.

    ResponderExcluir
  5. Não compraria uma moeda que tem um mascote chamado fuleco... rsrs

    ResponderExcluir
  6. Muito show mas nem rola de comprar kk

    ResponderExcluir
  7. Bem interessante para que gosta de colecionar.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...