sábado, 27 de outubro de 2012

5 Pesos (1961) - Argentina

Bandeira da Argentina
História: a República Argentina (veja localização) é o segundo maior país da América do Sul, com quase 2,8 milhões de km². Seu sistema de governo é a República Presidencialista. Possui um bom desenvolvimento econômico e é grande potência econômica na região. Nas últimas décadas houve uma disputa pelas ilhas Malvinas (Falkland), que culminou em um conflito ocorrido no ano de 1982 contra a Inglaterra, com derrota argentina. O nome do país vem da nomenclatura em latim para prata Argentum. O termo Argentina era originalmente aplicado para descrever também as regiões do Paraguai, Uruguai e parte do Rio Grande do Sul. Vale lembrar a rivalidade com o Brasil, principalmente no futebol. Veja o exemplar abaixo:
Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)
Descrição: O exemplar mostra, em seu reverso o valor facial (5 PESOS) e o ano de cunhagem 1961 ladeados por duas coroas de louros. O anverso mostra a inscrição REPUBLICA ARGENTINA e a Fragata Sarmiento.


Fragata Sarmiento
Fragata Sarmiento: A ARA Presidente Sarmiento é uma embarcação de aço e bronze construída na Inglaterra com o propósito de treinar a marinha argentina. Realizou 39 viagens de volta ao mundo, percorrendo 1,1 milhão de milhas náuticas, o equivalente a dois milhões de km, em missões de paz. Em 18 de junho de 1962 foi declarado Patrimônio Histórico Nacional e em 1964 se transformou em um museu. No seu interior estão objetos interessantes: uma pedra que pertencia à Grande Muralha da China, o corpo embalsamado de um cachorro da Terra Nova e uma bandeira argentina costurada em Xangai. Atualmente a fragata está ancorada na Doca III de Puerto Madero em Buenos Aires.

PS: Parte desse texto está presente em outras postagens sobre a Argentina.


Fonte: Wikipédia

11 comentários:

  1. Matéria muito bacana.
    http://nipponpress.blogspot.com/2012/10/criador-de-videogames-japones-e.html

    ResponderExcluir
  2. Caea seu blog é muito legal adoro ver as moedinhas
    http://snestalgia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Moedas da Argentina eu ainda não tenho, só notas mesmo, mas espero um dia conseguir elas *-*
    O Anverso da moeda é lindo *-*

    ResponderExcluir
  4. primeiramente parabéns pelo blog!
    uma dúvida. Não me considero um colecionador de moedas mas tenho de diversos países e gosto de mante-las limpas e catalogadas. gostaria de saber como vocÊ consegue adquirir essa grande variedade de moedas? comercio virtual? lojas de câmbio? viagens?

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo blog, faltam informações para nós "pequenos colecionadores" e vc vem tentar ajudar um pouco nisso. compartilho da dúvida do colega e acho que daria um bom post, como manter as moedas limpas e organizadas... abraços!

    ResponderExcluir
  6. Se o Brasil se desenvolver suficientemente, pode ter a Argentina como seu Canadá...

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o post!
    Conheço algumas regiões da Argentina e culturalmente a acho incrível!

    ResponderExcluir
  8. Gostei da moeda, bem estilizada, diferente das dos demais países.
    Uma coisa que eu não entendo é essa rivalidade com a Argentina, acho que os brasileiros são é invejosos. Todavia, nos últimos anos evoluimos muito, e aos pocuos estamos deixando os Hermanos no caminho do progresso.
    Belo post.

    ResponderExcluir
  9. A Argentina como Canadá, Paulão? Nem quero imaginar como seria essa aliança, acho que seria mais a Rússia e a EUA, está mais para isto, excelente post Victor.

    ResponderExcluir
  10. outra moeda que têm um design bonito

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...