quinta-feira, 6 de novembro de 2014

1 Centavo de Real (1994)

Moeda de 1 centavo
Plano Real: Foi o mais amplo plano econômico realizado no Brasil. Seu objetivo era controlar a hiperinflação que assolava o país, que em junho de 1994 chegou a 46,58% ao mês. Contudo, ao contrário do que se imagina, as mudanças foram gradativas. O primeiro passo foi equilibrar as contas públicas com aumento da arrecadação e corte nos gastos do governo. Em 1993, o então ministro da fazenda Fernando Henrique Cardoso criou o Cruzeiro Real, moeda criada para ajuste de valores. Em fevereiro de 1994 foi criada a Unidade Real de Valor (URV), que serviu como base para as atividades econômicas até a implantação da nova moeda. Em 1º de Julho de 1994 surge a nova moeda, o Real (R$). Cada CR$ 2750,00 teria o valor de R$ 1,00. Com isso, a inflação, que acumulada de janeiro a junho de 1994 foi de 815,6% passou a 6,08% em julho. Entre 1967 e 1993, a inflação aumulada foi de 1.142.332.741.811.850%.

Primeira Família de Moedas do Real: A hiperinflação que assolou o país fez com que os brasileiros não utilizassem as moedas, visto que as cédulas rapidamente perdiam valor. O Plano Real trouxe as moedas de volta ao bolso das pessoas e mudou hábitos há tempos abandonados. A primeira família de moedas do Real, ainda em circulação, foi cunhada entre 1994 e 1997. Observe o exemplar abaixo:

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)
Representação da República
Descrição: A moeda, feita de aço inoxidável, tem desenho semelhante todas as moedas da primeira família (com exceção da moeda de 25 centavos). Possui em sei reverso a inscrição indicativa de valor (1 Centavo), ladeada por ramos de louros. Abaixo, os dísticos "centavo" e o correspondente ao ano de cunhagem (1994). O Anverso mostra à direita, a efígie representativa da República, ladeada por representação estilizada de ramo de louros. Na parte inferior, a inscrição "BRASIL".

Efígie da República: É a personificação do regime republicano e do próprio estado onde esse regime vigora. Geralmente a imagem da República é representada, iconograficamente, por uma mulher, ostentando um barrete frígio (touca ou carapuça usada pelos republicanos franceses na tomada da Bastilha, em 1789). No Brasil, ela se tornou um símbolo do país, com a proclamação da república em 1889.

Gostou do conteúdo? Curta a fã page do Dinheiro de Metal e acompanhe as atualizações.

Ps: Acompanhe a Era FHC.
Fonte: Wikipédia

23 comentários:

  1. Adorei isso aqui. Acredita que um belo dia recebi como troco 10 centavos de euro? Acho que as moedas são tão parecidas que a pessoa nem notou(na verdade nem eu notei)kkkkk
    beijo :*
    P.S.: vc também guarda notas de 1 real? sei onde encontrá-las novinhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também recebi uma moeda de 10 centavos de euro... só percebi que não era uma moeda nacional pq o lado oposta ao valor ("cara") não tem nada a ver com a nossa... É uma moeda alemã.

      Excluir
  2. Tenho varias moedas de 1 CENTAVO gostaria de sabe de alguma maneira de guarda elas sem com que ela estraga, e gostaria de saber se para colecionadores elas tem alguns valores, tenho 4 moedas de 1centavo do ano 1994, tenho 1 do ano 1997, 2 do ano 1998, 2do ano 1999, 2 do ano 2000, 1do ano 2001, 5do ano 2003 e 1 do ano 2004 todas estão em boa qualidade e gostaria de sabe uma maneira de manter elas em boa qualidade por muito tempo, se souber de algum colecionador interessado é só entra em contado k.a.d.o.lucas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Ricardo. O valor das moedas é dado de acordo com a sua raridade. A exemplo da primeira moeda de um real, muitas pessoas guardaram esses exemplares. Quanto à conservação, o melhor é um plástico feito para guardar moedas. Pode ser encontrado no mercado livre.

    ResponderExcluir
  4. pults tenho que verificar hein ,,,, a um mes me mudei , na mudança achei um cofrinho com mais de 100 moedas de 1 centavo kkkkkk eu sei era uma criança perturbada kkkkk vou ver se tem algumas antigas se conseguir alguma coisa ta bom ja

    ResponderExcluir
  5. nem do que é dinheiro me lembro mais vou me lembrar deste corinho de rato ai

    ResponderExcluir
  6. Tenho mais de 1 real ainda só com moedas de 1 centavos coleção

    ResponderExcluir
  7. As vezes algumas pessoas falam que a moeda de 1 centavo não vale nada. Poxa ai você pra descordar disso. As moedas suas são uma raridade. Adoro, gostei demais.

    ps: não colocarei o meu link e só clicar no meu nome. Não colocarei o link pra não ficar cheio de links aqui

    ResponderExcluir
  8. tenho moedas de um centavo de 1994 e moedas de reis como faço para vender
    tiaguinho.s.a@hotmail.com desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  9. Tenho 6 moedas de 1 centavo gostaria de saber se elas valem algum dinheiro para colecionadores.4 delas são de 1994. Uma de 1997 e uma de 2001 essa é bem pequena e cor de cobre

    ResponderExcluir
  10. Oi tenho 6 moedas de um centavo gostaria de saber se elas tem algum valor financeiro para qm coleciona. 4 delas são de 1994. Uma de 1997. E um de 2001. Essa bem pequena e cor de cobre

    ResponderExcluir
  11. Tenhu uma moeda de 1 centavo, de 1967..ela tem qual valor pra os colecionadores?

    ResponderExcluir
  12. Tenhu uma moeda de 1 centavo, de 1967..ela tem qual valor pra os colecionadores?

    ResponderExcluir
  13. Tenho moedas de 1 centavo do ano de 1994 e também 1997 e revestida em cobre 2001 e 2003. interesse envie um email luane.engcivil@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Tenho moedas de 1 centavo do ano de 1994, 1995 e 1997, interessados mande um email para vitorcv20@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Tenho moedas de 1 centavo se alguém tiver interesse.
    izamara.c@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Senhores interessados.

    Tenho moedas de 1 centavo a um preço justo, R$ 2,00 cada.

    Prateadas - 1994 (6 UN), 1995 (3 UN), 1996 (3 UN) e 1997 (3 UN).
    Cobreadas - 2000 em diante (62 UN)

    Custos de postagem por conta do comprador.

    Sou de Jundiaí e caso interesse, pode retirar em mãos.

    Primeiro contato via e-mail: mmilk1979@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Amigos!!
    Tenho as mulas completas das moedas de 1 centavo PRATEADAS e COBREADAS, tenho milhares, estou vendendo cada mula por R$ 6,00.

    Alem dessas tenho muitas antigas e de raridades, entrega via postal!

    WHAT ZAP 22-999682225
    EMAIL: SHANAGS@HOTAMIL.COM

    ResponderExcluir
  18. tenho 200 moedas de 0,01 centavos de 1994 enfim aquelas de nikel pra vender a 1,00 cada

    ResponderExcluir
  19. compro moedas de bronze aluminio aquelas amarelas de 1 e 2 e 5 cruzeiros da decada de 40 e de 1000 e 2000 mil reis amarelas meu contato 11 984765055 valdir

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...