sábado, 17 de novembro de 2012

One Dollar (2007) - Austrália

Bandeira da Austrália
História: A Austrália, ou Comunidade da Austrália (veja localização), é um país do Hemisfério Sul localizado na Oceania. Até o século XVIII, quando teve início a colonização europeia, a região era habitada por 250 nações aborígenes. Em 1770, a Austrália foi oficialmente colonizada. O aumento da população fez com que surgissem seis colônias com governos estabelecidos. Essa situação mudou em 1º de janeiro de 1901, quando as seis colônias formaram uma federação: a Comunidade da Austrália  O nome do país deriva do latim "Terra Australis Incognita" ou Terra Desconhecida do Sul. Veja o exemplar abaixo:

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)
Descrição: O exemplar abaixo mostra, em seu reverso a inscrição "APEC AUSTRALIA 2007", o valor facial (ONE DOLLAR) e a logomarca do encontro. O reverso mostra a efígie da Rainha Elizabeth II e as inscrições "ELIZABETH II", "AUSTRALIA" e o ano de cunhagem (2007).

Logomarca do encontro em 2007
APEC 2007: A Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC) foi fundada em 1989 na Austrália, cujo principal objetivo é a criação de uma área de livre comércio entre os países membros e Hong Kong. Os integrantes da APEC são: Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Indonésia, Japão, Coreia do Sul, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Peru, Filipinas, Rússia, Cingapura, Tailândia Vietnã e Estados Unidos, além de Taiwan (Formosa) e Hong Kong. A APEC é o principal fórum que proporciona o crescimento econômico, a cooperação, o comércio e o investimento na região Ásia-Pacífico. As decisões nesse bloco são tomadas por consenso, a APEC não apresenta um tratado de obrigações para os seus participantes. Um dos principais objetivos da APEC é a redução das tarifas e outras barreiras comerciais em toda a região Ásia-Pacífico, proporcionando eficientes economias nacionais e aumentando as exportações. Esse fato ajuda no crescimento econômico, gera empregos e oferece maiores oportunidades para o comércio internacional e a realização de novos investimentos.

Rainha Elizabeth II em 2007
Personagem: Elizabeth Alexandra Mary (1926 - ), também conhecida como Elizabeth II, é a monarca e chefe de estado do Reino Unido da Grã Bretanha e da Irlanda do Norte, Antígua e Barbuda, Austrália, Bahamas, Barbados, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Ilhas Salomão e Tuvalu. É também chefe da comunidade Britânica e governante suprema da Igreja Anglicana. Seu reinado acontece desde 6 de fevereiro de 1952, com a morte de seu pai George VI. Após sua coroação, foi a primeira monarca a visitar Austrália e Nova Zelândia. Presenciou alguns escândalos, principalmente sobre o conturbado casamento entre seu filho, o príncipe Charles e Diana. Como trineta da Rainha Vitória, a Rainha Isabel tem parentesco com chefes de Estados da maioria das casas reais da Europa e com os Imperadores do Brasil. Ela é prima de Alberto II da Bélgica, Harald V da Noruega, Juan Carlos I da Espanha e Carlos XVI Gustavo da Suécia, também como os antigos reis Constantino II da Grécia e Miguel da Romênia, além das antigas casas reais da Prússia/Alemanha e Rússia.

Símbolo da APEC

PS: Parte desse texto se encontra em outras postagens sobre a Austrália.

15 comentários:

  1. Victor, teu blog é história e geografia pura.
    Gosto muito.
    Já falei aqui que tenho várias moedas e cédulas antigas né
    Vc é colecionador?

    ResponderExcluir
  2. Victor, acabei de ler em sua 1ª postagem (março/2011) que és colecionador. Fiquei encantada!

    ResponderExcluir
  3. Nossa você é colecionador, né! e como você consegue essas moedas, principalmente as antigas?

    beijos ;*

    Trollando Memso
    http://qualetrollandomesmo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não gostei tanto da moeda, achei muito simples. Sei que deve ser bem diferente ela na mão dela na foto, levando em consideração o relevo, o peso etc... mas muito bacana a história! :)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Eu queria ter algumas moedas antigas, reconheço que elas fazem parte da visão e história de todos os países. Parabéns pelo seu blog, colecionadores como você são difíceis de achar. Você não coleciona somente cédulas ou moedas, mas também a história de cada uma delas no seu blog, sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Interessante ver quando cultura e história se tem no dinheiro... :) simbologia está em tudo :)

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante a moeda. Percebe-se o amor que os Australianos tem pela rainha da GRÃ-Bretanha.

    ResponderExcluir
  8. Cara, estou aprendendo a história do dinheiro sem mesmo tê-lo! Que ironia HAHAHA
    Abração ;D

    ResponderExcluir
  9. Redução de tarifas: o sonho de toda nação que quer enriquecer gastando o mínimo. Interessante, com calma, é possível refletir bem o assunto e perceber o quanto o homem em essencia necessita sobreviver mesmo que a custas da perda de outros.

    ResponderExcluir
  10. Mais um post muito interessante... Vou indicar seu blog para um amigo que coleciona moedas...

    ResponderExcluir
  11. Muito Legal esta Homenagem para a Rainha Elizabeth, a australia deveria fazer algo para o AC/DC tbm

    ResponderExcluir
  12. Primeiramente, Victor, belo post e parabens pela avalanche de cultura que tem adicionado em seu blog!

    Vale lembrar que as moedas australianas de 1 dollar, em seu design padrao, possuem no seu reverco uma manada de cangurus. Esse exemplar de 2005, e' um dos 17 designs comemorativos na moeda de $1 dollar que entraram em circulacao, a casa da moeda de Camerra (oficial casa da moeda australiana) tambem fabrica anualmente desenas de moedas comemorativas que nao sai para circulacao.
    Assim como moedas de $1 dollar comemorativas, temos aqui 26 exemplares diferentes de moedas de 50cents comemorativas, 17 exemplares de 20c e recentemente em 2012, os dois primeiros designs comemorativos na moeda de $2 dollars, sendo um deles colorido!

    Vale lembrar tambem, que a efígie da Rainha Elizabeth II esta presente em todas moedas decimais (apos 1966) Australianas, bem como na maioria dos paises do Commonwealth (como citado no post).
    Efígie de reis britanicos como da Rainha Elizabeth II estao presente em todas moedas cunhadas, desde 2010, na historia da Australia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Limon, obrigado pelo comentário e pela atenção dada ao conteúdo. Por causa de leitores como você que o "Dinheiro de Metal" vai durar muito tempo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...