sábado, 22 de setembro de 2012

25 Centavos (1995) - 50 anos da FAO

Moeda Comemorativa
Descrição: O plano real está em vigor no Brasil desde 1º de julho de 1994. Com isso surgiu a primeira família de moedas de aço inoxidável que foram cunhadas entre 1994 e 1997. Essa família de moedas possui um reverso padrão, com o valor de cunhagem entre ramos de louro. Em 31 de maio de 1995, na celebração dos 50 anos da Food and Agriculture Organization - FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura de Alimentação), o Banco Central do Brasil lançou uma moeda comemorativa de 25 centavos, com tiragem de 1 milhão de exemplares. O anverso mostra a cena de cultivo de vegetais e as legendas "BRASIL", "FAO 1945 - 1995" e "ALIMENTOS PARA TODOS". O reverso permaneceu inalterado. Veja o exemplar abaixo: 

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)

Logo da FAO
FAO: A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO em Inglês) é uma organização das Nações Unidas que tem o objetivo de aumentar a capacidade da comunidade internacional para que, de forma eficaz e sustentável, o suporte para a segurança alimentar e nutrição. Para que isso ocorra, a FAO realiza programas de melhoria na produção, elaboração, comercialização e distribuição de alimentos e produtos agropecuários e granjas, bosques e pescarias. Também é missão da FAO preparar as nações em desenvolvimento para fazer frente a situações de emergência alimentar e em alguns casos presta socorro a populações famintas. Promove também investimentos na agricultura e o aperfeiçoamento da produção de agrícola e de gado. Sua logomarca mostra a sigla "FAO", um ramo de trigo e abaixo a expressão em latim "FIAT PANIS" (Que se faça o pão).

Veja também: Moeda comemorativa de 10 centavos da FAO.

Fonte: Wikipédia e FAO

22 comentários:

  1. First, muito bom o blog. Eu como já tinha dito em outro comentário gosto muito de moedas principalmente as raras e as mais antigas. Continue assim!

    ResponderExcluir
  2. Até hoje gosto da moedinha de 25 centavos.

    ResponderExcluir
  3. Aeww, essa é do meu tempo ainda. HSAUHA Apesar de não lembrar. -q bacana seu blog, adorei isso de moedas, tenho algums importadas.. Enfim parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Essas moedas já vi parecem demais com as de hj em dia.
    passa?
    http://uaimeu10.blogspot.com.br/2012/09/racionais-mcs.html

    ResponderExcluir
  5. Essa é item pra colecionador

    Linkicha - Agregando ótimos links! www.linkicha.com.br

    ResponderExcluir
  6. quanto vale uma moeda dessa ,se eu quiser vender ??

    ResponderExcluir
  7. Olhando "derepente" pensei que era uma homenagem ao nosso famoso mosquito da dengue..rs..

    ResponderExcluir
  8. Me lembra quanto custava uma ficha no fliperama...bons tempos.

    ResponderExcluir
  9. Eu tinha uma, achava muito daora, mas acho que alguém deve ter jogado ela...era muito daora, coleciono moedas antigas!

    ResponderExcluir
  10. Tenho ela e a de 10 centavos comemorativa....e também a de 1 real direitos humanos

    ResponderExcluir
  11. Pessoal, tenho um exemplar restante dessa edição:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-678871054-moeda-25-centavos-comemorativa-50-anos-da-fao-_JM

    ResponderExcluir
  12. Olá qndo estão pagando nessa moeda, tenho uma dela e uma nota de um real nova..

    ResponderExcluir
  13. tenho uma de 25 centavos tbm quanto pagam?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...