domingo, 9 de fevereiro de 2014

Cédula de 1 Real (1994 - 2005)

Cédula de 1 Real
Exemplar: A cédula de um real (R$ 1,00) começou a ser produzida pela Casa da Moeda do Brasil a partir do dia 1 de julho de 1994, quando o Plano Real veio a substituir a moeda então em vigor. Essa cédula não é produzida desde 2005, porque foi substituída pela moeda de um real, para tornar possível pagamento com cédulas apenas valores superiores a 1 real. Apesar disso, continua em circulação e certos lugares do país, embora a mesma seja desencorajada pelo governo. Possui as dimensões de 140 x 65mm e possui em seu reverso a Efígie da República sob a forma da uma estátua. O reverso possui a gravura de um Beija-Flor (Amazilia lactea). O Beija-Flor é típico do continente americano e ocorrem mais de cem espécies no Brasil. Veja o exemplar abaixo:

Reverso
Anverso

Amazilia lactea
Beija-Flor: O beija-flor-de-peito-azul é uma ave apodiforme da família Trochilidae, é um dos menores beija-flores. Embora, muito ativo e briguento. Quase tão comum como o beija-flor-tesoura, este beija-flor não chama tanto a atenção das pessoas, talvez por ser menor, e por ter cores mais discretas. Além disso, parece ser mais tímido que seu parente maior, saindo menos da proteção da folhagem. Gosta muito das áreas urbanas, frequentando assiduamente o malvavisco e outras plantas atrativas e também os bebedouros com água açucarada.Onde briga constantemente com o cambacica (Coereba flaveola) e com o beija-flor-tesoura (Eupetomena macroura).

Fonte: Wikiaves

10 comentários:

  1. não sabia da historia do 1 real!!
    pena que saiu de circulação!! mas é melhor que essa moeda de metal!!

    ResponderExcluir
  2. É, a cédula de 1 real virou raridade... quem tem, tem, quem não tem, ficou sem. Eu tenho a minha, ou melhor, as minhas ^^)

    Veja la, post do dia:
    http://rickyoz.blogspot.com/2011/10/vamos-jogar-um-jogo.html

    ResponderExcluir
  3. Eu tb n sabia da historia , obg por nos informar
    beeijoos

    http://meeninasmulheres.blogspot.com/2011/10/pintinho-e-pintinha.html

    ResponderExcluir
  4. eu tenho uma ainda..
    rs

    http://www.hrdoblush.com/

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma coleção que estou querendo vender. Teria como entrarmos em contato. e-mail: morceguet@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Engraçado que quando a cédula de um real sumiu, a primeira que apareceu na minha mão eu guardei - está como nova até hoje

    ResponderExcluir
  7. Saudades de tirar 10 notas de 1 real do bolço...
    uahuahuahauhauahua

    Ainda tenho 2 guardadas e não me desfaço delas ^^

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...