sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Moeda de 50 centavos com erro

Moeda com o erro
Entenda o erro: O Banco Central divulgou no dia 20 de dezembro de 2012 as regras para troca de moedas de 50 centavos impressas com o valor errado. Nelas, em vez da inscrição "50 centavos" na face, foi impresso "5 centavos". Apesar disso, a moeda com falha se parece muito com a original, pois são feitas de aço inoxidável, como todas as outras de 50 centavos, e não de cobre, como as de 5 - por isso, possuem o mesmo tamanho, peso e cor das moedas impressas corretamente. Além disso, no verso, está a imagem do Barão de Rio Branco, que consta das moedas de 50 centavos, e não a de Tiradentes, que figura nas de 5. Veja o modelo abaixo:

A inscrição de "5 centavos" ao invés de 50

"Por falha de produção fabril na Casa da Moeda do Brasil, podem ter entrado em circulação moedas de 50 centavos que apresentam (...) a denominação 5 centavos", diz a instituição. "Em razão desse problema de fabricação, essas moedas não têm curso legal." Segundo a Casa da Moeda, até 40.000 moedas podem apresentar o defeito, o que equivale a duas horas de produção de um único equipamento. O defeito foi descoberto depois que uma moeda errada foi recebida como troco na cidade do Rio de Janeiro. Exame pericial concluiu tratar-se de defeito de fabricação.

Como trocar: Segundo o BC, todas as instituições financeiras deverão efetuar a troca dessas moedas de imediato, quando solicitado por qualquer pessoa, por valor equivalente a 50 centavos por unidade. Os bancos devem encaminhá-las, posteriormente, ao Departamento do Meio Circulante do BC para fins de ressarcimento. Não há prazo para a operação - o BC afirma que, enquanto houver moedas erradas em circulação, a troca pode ser feita.
Fonte: Veja

39 comentários:

  1. Se alguém achar alguma é só guardar pra mim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma .vendo por 400,00..recebi na cantina da escola.

      Excluir
  2. Nossa, mas isso é um erro terrível de projeto.
    Será que não conseguiram ver isso antes de fazer as moedas ou logo nas primeiras que saíram?

    ResponderExcluir
  3. vish! se eu achar alguma, eu vou guardar, rsrs'

    ResponderExcluir
  4. Mas espera, e a escrita? Não tá escrito cinquenta centavos? Caso não, podemos considerar uma moeda HIPER MEGA PLUS de 5 centavos! HAHAHA

    ResponderExcluir
  5. Até que ficou engraçado. Deve ter muita gente achando que foi falsificação e não um erro. Ou talvez uma moeda de 5 centavos que usou esteróides, haha.

    ResponderExcluir
  6. Daqui alguns anos estarão valendo uma grana porque o banco central já está recolhendo. Sobrarão poucas.

    www.cchamun.blogspot.com.br
    Histórias, estórias e outras polêmicas

    ResponderExcluir
  7. Achei que eles utilizavam chapas/placas que não tinha chance de errar feio assim... rsrsrs



    Visite-me tb >> http://limaounada.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Tenho uma moeda de 50 centavos sem o zero.
      quem tiver interesse pode me procurar no meu e-mail
      maxsgama@gmail.com

      Excluir
  8. muito legal http://bloggdoanonino.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu assisti essa noticia que as moedas com falhas vão ser recolhidas rs.
    Mas essa é interessante, sem o 0 rs

    http://rodrigobandasoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. quem cometeu esse erro perdeu o emprego??

    ResponderExcluir
  11. Acredito que tenham perdido o emprego! Não sabia que isso já havia acontecido, foi muito bom saber! Adorei o tema.

    http://princesadachina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Nossa, que legal, não sabia disso.
    Acredito que daqui a algum tempo vai valer bastante para colecionadores, eu sugeria a pessoas que possuem alguma moeda dessa para não trocarem no banco, vai valer alguma coisa daqui uns anos.
    Muito bom o blog, parabéns.
    Estou seguindo.
    reload-aon.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho uma moeda de 50 centavos com as duas faces lisas, tendo somente as inscrições ordem e progresso na borda extremamente rara. Estou vendendo

    ResponderExcluir
  14. To vendendo essa moeda errada mais pelos precos q eu vi as pessoas vendendo poucos vao querer
    (Eu vi a moeda com o preco entre (2,000 e 3,000)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To pagando 500,00 por essa moeda, vc aceita? Qual o estado da peça?

      Excluir
    2. To pagando 500,00 por essa moeda, vc aceita? Qual o estado da peça?

      Excluir
    3. Tenho uma dessa Giulia.
      rodrigo22dutra@gmail.com

      Excluir
    4. Tenho uma dessa Giulia.
      rodrigo22dutra@gmail.com

      Excluir
    5. Tenho uma dessa Giulia, contato 991350010

      Excluir
  15. Tenho uma moeda que a frase ordem e progresso está de cabeça para baixo e outra para cima. Qual está com erro?

    ResponderExcluir
  16. Tenho uma dessa também.
    Quero vender.
    rodrigo22dutra@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Tenho uma dessa também.
    Quero vender.
    rodrigo22dutra@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. bom dia a todos bem eu acheio aki uma moeda de 50 centavos que sua frente esta certa mais atras o verso nao saiu correta a imagem nao tem nada isto tem valor sou de maringa pr meu fone e 9952-85-47 dd 44 ou 554499528547 whalsap

    ResponderExcluir
  19. Tenho uma moeda que a frase ordem e progresso está de cabeça para baixo.
    31985336397

    ResponderExcluir
  20. Tenho uma moeda que a frase ordem e progresso está de cabeça para baixo.
    31985336397

    ResponderExcluir
  21. Gente eu tenho uma com a frase de cabeça para baixo igual a do Felipe

    ResponderExcluir
  22. eu tenho essa de 0,50 centavos que saiu 5 centavos meu zap 41-99999-5992

    ResponderExcluir
  23. gente eu tenho uma de 50 centavos atual sem a bordinha,queria saber se é rara?

    ResponderExcluir
  24. Tenho uma moeda de 50 centavos sem o 0...quem tiver interesse chama no zap-969366513.

    ResponderExcluir

  25. Tenho uma moeda de 50 centavos sem o zero.
    quem tiver interesse pode me procurar no meu e-mail
    maxsgama@gmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...