sábado, 8 de outubro de 2011

25 Centavos de Real (1994)

Moeda de 25 Centavos
Governo FHC e a Saúde: O governo FHC teve grandes avanços na área da saúde, principalmente com a chegada de José Serra ao Ministério da Saúde em 1998. Nesse período destaca-se a lei dos genéricos e de combate à AIDS. Os genéricos permitiram a concorrência, que ocasionou a queda no preço dos remédios. Os impostos federais em remédios de uso contínuo foram eliminados. Em 2000 foi enviado ao Congresso um projeto de lei, que tornava mais rigorosa a política antitabagista no Brasil, que também  fez uso de imagens chocantes em cartelas de cigarro.

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)
Primeira Família de Moedas do Real: A hiperinflação que assolou o país fez com que os brasileiros não utilizassem as moedas, visto que as cédulas rapidamente perdiam valor. O Plano Real trouxe as moedas de volta ao bolso das pessoas e mudou hábitos há tempos abandonados. A primeira família de moedas do Real, ainda em circulação, foi cunhada entre 1994 e 1997. Observe o exemplar abaixo:

Representação da República
Descrição: A moeda, de 25 centavos é diferente das demais, por seu formato poligonar (enquanto as outras tinham formato circular) e pelo ano da cunhagem aparecer no anverso e não no reverso. Além disso era maior que a moeda de 50 centavos, enquanto as demais variavam em tamanho na mesma ordem de variação do valor facial. A cunhagem somente durante o biénio 1994-1995. O reverso mostra linhas sinuosas de fundo tendo à frente o valor facial, seguido do dístico "centavos". O Anverso mostra a Efígie da República, dístico "BRASIL" e ano de cunhagem.

Efígie da República: É a personificação do regime republicano e do próprio estado onde esse regime vigora. Geralmente a imagem da República é representada, iconograficamente, por uma mulher, ostentando um barrete frígio (touca ou carapuça usada pelos republicanos franceses na tomada da Bastilha, em 1789). No Brasil, ela se tornou um símbolo do país, com a proclamação da república em 1889.

Ps: Acompanhe a Era FHC.

Fonte: Wikipédia

27 comentários:

  1. Gostei muito, além de falar sobre a moeda tem um toque de História e politica junto.
    Adoro o blog.
    http://dontcry-pive.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Caraca muito interessante brother, considero informações valiosas que todos deveriam saber, afinal é historia do nosso maravilhoso Brasil.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Seria mesmo interessante se todos conhecessem mais sobre a nossa moeda... gostei do post!

    ResponderExcluir
  4. dessa eu lembro, é mais recente e tinha um formato diferente dos outros

    http://rocknrollpost.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, ótimo Blog. Também sou colecionador e tenho um Blog: http://www.moedasmundiais.blogspot.com. Dá uma passada lá.

    Valeu. Abraço

    ResponderExcluir
  6. Texto ?

    Ah, sobre o FHC, aquele que eu quero esquecer.

    ResponderExcluir
  7. O formato da moeda de 25 centavos não é poligonar, é circular como todas as outras, o fato de ter um polígono em baixo relevo dá ilusão de optica de que é poligonar, mas não é, e mais: as demais variavam em tamanho na mesma ordem de variação do valor facial? Não é verdade, a moeda de cinco centavos, há duas versões, sempre foi maior que a dez, também em duas versões.

    PC

    ResponderExcluir
  8. mais uma coisa: a lei dos genéricos não foi criada pelo José Serra, ele apenas adaptou um projeto antigo, de um deputado.

    ResponderExcluir
  9. mais uma coisa: a lei dos genéricos não foi criada pelo José Serra, ele apenas adaptou um projeto antigo, de um deputado.

    ResponderExcluir
  10. Eu lembro quando a moeda de 25 centavos foi lançada. Eu tinha oito anos e dava para comprar uma tortuguita na Ceilândia. Boas lembranças.

    ResponderExcluir
  11. Legal mesmo saber sobre isso !
    mas...! mais legal ainda é colocar em pratica o uso destas moedas, a moedinha de 1 centavo por exemplo sumiu do mapa com o crescimento do dinheiro de plastico mas não deixou de existir na verdade ela não circula porque se multiplica em forma de taxas cobrada pelos bancos e continuam fora de circulação para que passe despercebido o seu suposto irrisório valor, eles dizem que "mais e mais pessoas sabem que dinheiro é passado" o que é uma puta mentira,eu quero minha moedinha sim, mas se não tiver pode me dar bala de troco que eu aceito, pelo menos a doce balinha diferente da taxinha que vai para o banco não deixa de ser mercadoria que vem para o meu bolso!

    ResponderExcluir
  12. Genéricos e Combate à AIDS não foram conquistas de José Serra, embora ele as use em suas campanhas. Os genéricos foram criados pelo então ministro Jamil Haddad, ainda no governo de Itamar Franco (a fonte é a mesma Wikipedia), e o combate à Aids foi iniciativa de Lair Guerra e Adib Jatene...

    ResponderExcluir
  13. Nossa, meus parabéns pelo blog, achei super interessante o site, gosto muito de itens antigos, meu pai faz coleção de moedas antigas começa por 1889 até os dias atuais, pega por modelo e por ano, gosto muito de ficar vendo, agora gosto mais ainda em saber a sua historia.

    ResponderExcluir
  14. Eu acho que essas moedas prateadas deveriam sair de circulação. Está na hora de renovar, não? AAANNNDDD criando um modelo próprio nao imitando as moedas do EURO

    ResponderExcluir
  15. Cara, um dia peguei uma desta num Açougue mas ela era estranha tinha tipo umas Palmeiras na parte de trás . Tentei guardar ela mas devo ter passado sem querer ou juntado e trocado por notas de papel como faço de costume. Eu era pequeno foi por volta de 2005 ou 2006. Nunca mais vi uma igual.

    ResponderExcluir
  16. interresante saber motivos de nossa moedas

    ResponderExcluir
  17. interresante saber a historia das nossas moedas
















    ResponderExcluir
  18. gostaria de saber quanto vale cada moeda desta?se alguem sober este é mei email
    cechin@bol.ciom.br

    ResponderExcluir
  19. Eu tenho essa moeda de 1994, se alguém se interessar em comprar rairatreze@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Pessoal, fiquei sabendo que essa noeda irá sair de circulação logo... Pelo o que eu vi num vídeo era pra ter saído em 2015 e já estamos indo pra 2017, queria saber a respeito... Seria de grande valia.

    ResponderExcluir
  21. QUANTO VALE A DE 25 CENTAVOS DO ANO 11994 E 1995?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...