domingo, 28 de abril de 2013

1 Real - 40 Anos do Banco Central (2005)

Moeda Comemorativa do Bacen
Exemplar e descrição: Em 23 de setembro de 2005, o Banco Central lançou um moeda de R$ 1,00 comemorativa, em alusão aos 40 anos do início de suas atividades institucionais. A quantidade foi limitada a 40 milhões de exemplares. O exemplar possui em seu reverso, assim como a moeda de 1 real em circulação, as mesmas características, onde pode ser visto um grafismo indígena, a constelação do cruzeiro do sul, presente no pavilhão nacional e seu valor facial e ano de cunhagem. No anverso, imagem central inspirada na logomarca oficial criada pela equipe da Secretaria de Relações Institucionais do Banco Central do Brasil para as comemorações dos 40 Anos da Instituição, que utiliza a referência direta da perspectiva do Edifício-Sede em Brasília e a legenda “BC”, além das inscrições “BANCO CENTRAL DO BRASIL” e “1965 40 ANOS 2005”.

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)
Banco Central: O Banco Central do Brasil (BC ou BACEN) é autarquia federal integrante do Sistema Financeiro Nacional, sendo vinculado ao Ministério da Fazenda do Brasil. Assim como os outros bancos centrais do mundo, o brasileiro é a autoridade monetária principal do país, tendo recebido esta competência de três instituições diferentes: a Superintendência da Moeda e do Crédito (SUMOC), o Banco do Brasil (BB) e o Tesouro Nacional. O Banco Central foi criado em 31 de dezembro de 1964, com a promulgação da Lei nº 4.595.

Edifício Sede do Banco Central, em Brasília (à direita)

41 comentários:

  1. Acho essa uma das mais bonitas ! Seu blog é muito legal, um tema que nunca imaginaria !!

    ResponderExcluir
  2. eu tenho uma dessas, se encontrasse um colecionador teria prazer em entregar.

    ResponderExcluir
  3. Como sempre é um prazer voltar aqui nesse blog.
    Tantas informações curiosas!!!

    ResponderExcluir
  4. Acho tão linda a moeda de 1 real... tenho várias guardadas :)

    ResponderExcluir
  5. Curioso e interessante.

    http://mmelofazminhacabeca.blogspot.com.br/2013/05/top-10-o-que-o-brasileiro-tem-lido.html

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante essas curiosidades, bem legal o blog.

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente uma moeda dessa nunca passou pela minha mão!

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma Comigo e estou vendendo ela.

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma Comigo e estou vendendo ela.

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma e gostaria de saber por quanto posso vender

    ResponderExcluir
  11. Tenho essa é outra de comemoração dos 50 anos gostaria de vender

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de saber o valor dessa moeda ...assim também como a do Juscelino...muito boa a matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acabei de consegui essa moeda , mandei meu filho ir comprar Suco na venda pra gente tomar café da manhã e veio de troco essa moeda quando fui olhar o valor dela no mercado livre elas está custando 3 mil Reias

      Excluir
    2. Reais desculpa ai os erros de escrita

      Excluir
    3. Caraca tô riiiica rsrs tenho duas

      Excluir
    4. Caraca tô riiiica rsrs tenho duas

      Excluir
  13. Eu tenho essa moeda quem se interessar entre em contato 021 973141536

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Tenho esta moeda de 40 BC de 1 real. Quero vender...

    ResponderExcluir
  16. Tenho uma moeda dessa e qro vender.
    Alguem se entereça ??

    ResponderExcluir
  17. Tenho uma moeda dessa e qro vender.
    Alguem se entereça ??

    ResponderExcluir
  18. Tenho uma dessa do BC 40 anos...
    Alguém interessado em comprar ?

    ResponderExcluir
  19. Tenho uma dessa do BC 40 anos...
    Alguém interessado em comprar ?

    ResponderExcluir
  20. Tenho dos 40 e 50 anos do BC, do centenário de Juscelino.

    ResponderExcluir
  21. eu tenho a moeda de 1 real do BC 40 quem quiser comprar entra em contato 082 9 9970-1476 Tim 082 9 8813-7303 Oi whatsapp Moro Em Maceió Alagoas Bairro Jardim Petropolis , mais conheço vários Lugares de Maceió qualquer coisa entra em contato comigo desde de já agradeço

    ResponderExcluir
  22. quem quiser conferir olha ai o Link do valor dela obs : pode ser que ela almente o valor ou caia viu http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-793547340-moeda-de-1-real-bc-40-anos-_JM

    ResponderExcluir
  23. tbm tem uma de 40 anos metal quantos vc paga ?

    ResponderExcluir
  24. tenho uma moeda dos 40 anos banco central e uma de 5 cruzados de 1988. Entre em contato no numero 99-988034688.

    ResponderExcluir
  25. Eu tenho uma da de 40 anos e três da de 50 anos como faço pra vender

    ResponderExcluir
  26. Eu tenho uma de 40 anos e de 50 anaos alguem quer comprar?

    ResponderExcluir
  27. Tenho uma moeda comemorativa dos 40 anos, algum colecionador se interessa? Moro em Curitiba, meu e-mail: spereiravane@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Tenho uma moeda comemorativa dos 40 anos do banco central, algum colecionador se interessa?
    email: adilsonoliveiranascimento@live.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...