sábado, 1 de dezembro de 2012

1 Cruzeiro (1980)

Moeda de 1 Cruzeiro
Presidente Figueiredo
História: Com a escolha do general João Baptista de Oliveira Figueiredo para governar o país, ficou assegurada a continuidade do processo de abertura política. Apontado pelo presidente Ernesto Geisel como seu sucessor em 31 de dezembro de 1977, Figueiredo foi eleito Presidente da República pelo Colégio Eleitoral em 15 de outubro de 1978 como candidato da ARENA pelo escore de 355 votos contra 266 dados ao General Euler Bentes Monteiro do MDB. O mandato presidencial de Figueiredo durou seis anos e encerrou 21 anos de ditadura militar no Brasil. Ao longo do governo Figueiredo, a ditadura militar perdeu legitimidade social e sofreu desgaste politico. Mas ainda assim houve ameaças de retrocesso devido à radicalização de setores das Forças Armadas que tentaram barrar o processo de redemocratização. Militares radicais ligados ao aparato de repressão política promoveram atos terroristas com objetivo de desestabilizar o governo e amedrontar a sociedade. O presidente Figueiredo, porém, teve condições de conter o radicalismo militar e encaminhar a transição da ditadura para o regime democrático. Veja o exemplar abaixo:

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)

Zimbo
Descrição: O exemplar abaixo mostra, em seu reverso, o valor facial (1 CRUZEIRO), o ano de cunhagem (1980) e micro caracteres do Banco Central e o Zimbo (veja detalhes abaixo), concha utilizada como moeda durante parte dos séculos XVI e XVII em algumas regiões do Nordeste do Brasil Colônia, como a Bahia e o Maranhão. O reverso mostra o dístico BRASIL e a cana-de-açúcar, de grande importância para a economia brasileira, pois desde meados das décadas de 1970 e 1980 é matéria prima para a produção do etanol, combustível menos poluente que os derivados de petróleo (gasolina e diesel). Parte da produção se destina a fabricação de açúcar e aguardente.

Detalhe dos microcaracteres

13 comentários:

  1. Amigo você sab eonde consigo vender notas e moedas antigas?
    http://quebizarrice.blogspot.com/2012/11/humor-japones.html

    ResponderExcluir
  2. É sempre bom conhecer a história do nosso país!!!

    ResponderExcluir
  3. o seu blog é muito bom, é um museu cheio de historias do dinheiro.

    ResponderExcluir
  4. Gostei do texto,é um ótimo "resumo" para o vestibular. -

    ResponderExcluir
  5. eu costumava colecionar todas as caras das moedas de 1 real. Ai mudou, fiquei com elas um tempo, mas depois a tentação para gastar foi maior e parei com isso...
    tinha um exemplar de cada moeda e nota desde que o real entrou em vigor!!!

    infelizmente acho que nosso dinheiro está ficando mais feio, sei lá é minha opinião.

    http://mmelometallica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Alguem pode me indicar onde vender moedas antigas, tenho cruzeiros e cruzados de 1979 ate
    Tenho várias

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...