|
Moeda Comemorativa |
Em 1972, no ato da comemoração do sesquicentenário da independência do Brasil (150 anos), o governo iniciou uma série de festividades. A celebração mais importante foi o traslado dos restos mortais de D. Pedro I – embora seu coração tenha ficado na Igreja da Lapa em Porto – ao Monumento à Independência (veja localização), que se localiza em São Paulo às margens do Riacho do Ipiranga, onde foi proclamada a independência do Brasil do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves em 7 de setembro de 1822. O museu foi inaugurado em 1922, nas comemorações do centenário. A cripta está instalada em uma capela aonde repousam as imperatrizes D. Leopoldina de Habsburgo e D. Amélia de Leuchtenberg, primeira e segunda esposas respectivamente. Veja o exemplar abaixo.
|
Reverso (acervo pessoal) |
|
Anverso (acervo pessoal) |
|
Selo Comemorativo |
Descrição: A moeda mostra, em seu reverso, o mapa do Brasil com uma luz resplandecendo de seu centro e o valor facial (1 CRUZEIRO). O anverso mostra as efígies do imperador D. Pedro I e do então presidente da República Emílio Garrastazu Médici, o ano de cunhagem representado no selo comemorativo. A borda da moeda tem a inscrição “SESQUICENTENÁRIO DA INDEPEDÊNCIA”.
|
Propaganda Nacionalista |
|
Presidente Médici |
Presidente Médici: Emílio Garrastazu Médici (1905 - 1985) foi presidente do Brasil entre 30 de outubro de 1969 e 15 de março de 1974. No ato de sua posse, exigiu que o Congresso Nacional fosse reaberto. Em seu governo, a repressão e a tortura chegaram ao auge. Os “porões da ditadura” passaram a trabalhar com o aval do Estado e assassinatos e torturas eram promovidos em delegacias e presídios. As guerrilhas foram reprimidas e apenas a Guerrilha do Araguaia resistiu (até 1975). A imprensa foi fortemente controlada, o que impossibilitava qualquer denúncia contra as arbitrariedades do governo. Esse período foi marcado por forte propaganda nacionalista, onde os meios de comunicação mostravam uma visão positiva do país com palavras de ordem como “Brasil, ame-o ou deixe-o”. O sucesso da propaganda se deu graças a medidas econômicas promovidas pelo ministro Delfim Neto, que levou o Brasil a ter índices de crescimento econômico superiores a 10% ao ano. Era o milagre econômico. Nessa época foram realizadas grandes obras como a Transamazônica, a Ponte Rio Niterói e a Usina de Itaipu. O período de desenvolvimento foi curto, pois a crise do petróleo no
Oriente Médio em 1973, pôs fim à euforia econômica.
|
D. Pedro I |
D. Pedro I: Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon (1798 - 1834) foi o primeiro Imperador do Brasil e considerado o heroi da independência. Chegou ao Brasil juntamente com a família real, com destaque para seus pais (o príncipe regente de Portugal D. João VI e a princesa Carlota Joaquina) e sua avó a rainha D. Maria I (a louca). No Brasil se casou com a Princesa Leopoldina e, após a morte da esposa com D. Amélia. Colecionava amantes, mas a sua preferida era certamente Domitila de Castro, que em 1826 recebeu o título de Marquesa de Santos. O reinado de D. Pedro, após a independência do Brasil em 1822, foi marcado pela primeira constituição (de 1824), pela perda da Cisplatina (atual
Uruguai). Abdicou ao trono brasileiro em favor de seu filho Pedro de Alcântara, com apenas cinco anos, para que sua filha mais velha, Maria da Glória, se tornasse Rainha de Portugal. Ao todo teve 18 filhos oficiais. Faleceu aos 35 anos de tuberculose na mesma cama em que nasceu, no Palácio de Queluz, em Lisboa. Em 1972, na comemoração do sesquicentenário da independência, seus restos mortais foram trazidos para São Paulo e repousam no Museu do Ipiranga.
|
Monumento à Independência em São Paulo |
têm alguns desenhos, mas é simples.
ResponderExcluirCara, acho muito legal esse seu acervo!
ResponderExcluirke loco
ResponderExcluirhttp://nipponpress.blogspot.com.br/2012/10/assembleia-municipal-de-okinawa-exige.html
Já pensou 18 filhos hj em dia? hahaha
ResponderExcluirsimplesmente amo historia!
super diferente seu blog parabéns e gostei muito...
ResponderExcluirhttp://snestalgia.blogspot.com.br/
Acho legal essa jogada de colocar um contexto histório e demonstrar seu acervo! Muito bacana
ResponderExcluirMuito legal o que você faz aqui no seu site!
ResponderExcluirÓtimo mesmo!
http://www.ziqzira.com.br/
legal a marca da moeda
ResponderExcluirmuito interessante essa moeda
ResponderExcluirMuito bom, cara... curtí os marcadores sequenciais alí do lado!
ResponderExcluirEsse médici foi o pior presidente da ditadura militar, matou muita gente. Acho que já achei uma moeda dessas enterrada na casa da minha avó, dei para ela KKKKK
ResponderExcluirVictor, eu acho que vc está me viciando em moedas, tó até querendo colecionar, tenho umas 30 moedas aqui antigas, diferentes KKKK
tem um buda aqui em casa cheio de moedas antigas talvez tenha uma dessas lá
ResponderExcluircomo sempre cultural elegante rápido de se ler e precisa informações não é cansativo eu gosto e te deixo um abraço.
ResponderExcluirtenho essa moedas
ResponderExcluirtenho essa moedas
ResponderExcluireu tenho moedas essas ai, eu vendo! valor 1.500 so ligar 21 965556515
ResponderExcluireu tenho moedas essas ai, eu vendo! valor 1.500 so ligar 21 965556515
ResponderExcluirQuanto vale essa moeda? Gostaria de saber pois tenho interesse de comprar, quem souber o preço informar pelo email cristianepizzardo@gmail.com, obrigada.
ResponderExcluirBoa noite cristiane eu tenho 14 moedas de 1 cruzeiro do sesquicentenario da indepedência ,se a Sr@ estiver interessada pode me ligar no numero (11) 949644362 Cesar .
ExcluirEu tenho uma si vc si enteressa chama no Whats (86)988836235
ExcluirEu tenho uma si vc si enteressa chama no Whats (86)988836235
ExcluirHistórica é tudoooo
ResponderExcluirHistórica é tudo...tenho uma moeda dessa não tem dinheiro que pague.
ResponderExcluirTemos aqui em casa a maior quantidade dessas moedas, talvez quebrando o record cerca de 10 kilos somente dela.
ResponderExcluirse houver algum interessado pode entrar em contato pelo whatsapp: 8896012070
tenho uma moeda comemorativa de 10 anos de fundação do Banco Central, valor 10 cruzeiros com 11,30g de prata, aceito ofertas.
ResponderExcluirRicardo Rodrigues, 021 969495136
Eu tenho essa moeda se alguém quiser 68 92059209 eu vendo
ResponderExcluirEu tenho essa moeda se alguém quiser 68 92059209 eu vendo
ResponderExcluirtenho essa moeda vendo valor a combinar 042988568695
ResponderExcluirEu tenho 1, vendo! 41998051850
ResponderExcluir