Bandeira do Peru |
História: A República do Peru (veja localização) é um país sul-americano, com 1,2 milhão de km². É uma república presidencialista democrática e seu idioma oficial é o espanhol. A região é habitada desde 10000 a.C. No século XV surge o império Inca, um poderoso Estado que, em um século, formou o maior império da América pré-colombiana. Em 1532, aventureiros espanhóis, liderados por Francisco Pizarro derrotaram, capturaram e executaram o imperador inca Atahualpa. Dez anos depois, a Coroa Espanhola cria o Vice-Reino do Peru, que tinha como principal atividade econômica a mineração feita com o trabalho forçado indígena. Sua independência foi declarada em 28 de julho de 1821, graças às campanhas militares promovidas por José de San Martim e Simon Bolivar. No século XX, o Peru passou por um Regime Militar. Na década de 1990, o governo de Alberto Fujimori, buscou lutar para consolidar a democracia, no entanto, denúncias de autoritarismo e corrupção forçaram sua renúncia. Desde então o país tenta lutar contra a corrupção, enquanto mantém bons índices econômicos desde 2006. Veja o exemplar abaixo:
Reverso (acervo pessoal) |
Anverso (acervo pessoal) |
Túpac Amuru II |
Personagem: Túpac Amaru II foi um líder indígena peruano que conduziu a maior rebelião anticolonial da América no século XVIII, conhecida como Grande Rebelião. A revolta ocorreu nos vice reinos do Rio da Prata (atual Argentina) e do Peru e teve início com a execução do corregedor Antonio de Arriaga. A revolução não alcançou sucesso, mas Túpac se tornou uma figura mítica, que inspirou diversos movimentos pela independência do Peru e pelos direitos dos indígenas. Foi preso, julgado e executado em uma tentativa frustrada de desmembramento (veja mais) e em seguida decapitado em 18 de maio de 1781. Seu nome foi dado a um grupo guerrilheiro peruano fundado em 1984, o Movimiento Revolicionario Túpac Amaru (MRTA).
Brasão de Armas do Peru |
Brasão de Armas: O Brasão foi criado em 1825, quando Simón Bolivar e o Congresso Constituinte definiram os símbolos nacionais. Foi projetado pelos congressistas José Gregório Paredes e Francisco Javier Cortés. A descrição oficial afirma que: "As armas da Nação peruana são compostas por um escudo dividido em três campos (forma polonesa), uma luz azul, para a esquerda, que irá ter a uma vicuña olhando para dentro; outro branco, à direita, onde uma árvore cinchona está localizada; e outro, de cor vermelha, em baixo, com uma cornucópia derramando moedas, significando com estes símbolos, o richnesses do Peru, nos três reinos naturais. A blindagem tem uma crista Civic Crown plana; e escoltados de cada lado por uma bandeira e padrão de cores nacionais". Em 1950 houve algumas pequenas alterações em sua proporção.
PS: Parte desse texto se encontra em outras postagens sobre o Peru.
Fonte: Wikipédia
Bela moeda, acompanhada de uma salutar aula de história do Peru, não o da Sadia, o país. A história da conquista do Peru daria um belo filme sobre confiança e traição. Esses espanhóis...
ResponderExcluirOlá, que legal esse blog! Não conheço muito sobre moedas mas tenho algumas guardadas, nada de muito raro.
ResponderExcluirBom saber um pouco mais da história de mais um país da América.
Cara, uma curiosidade... onde você compra essas moedas?
ResponderExcluirGanho e troco.
Excluirmuito legal o seu blog
ResponderExcluirPutz, eu gostaria de comprar algumas moedas raras, porém desconfio da minha própria sombra, vai que um dia, digamos assim, algum cracker venha querer roubar todos os meus dados.
ResponderExcluirA Turquia é o Peru dos EUA.
ResponderExcluirPoxa, que bacana! Pensei que você comprava.
ResponderExcluirAdorei o blog. Pra quem gosta de história é o lugar ideal para "viajar"
ResponderExcluirA propósito... eu tbm junto (não coleciono) moedas antigas do Brasil e exterior.
Quando ao Peru, tenho muita vontade de conhecer, assim como os demais vizinhos latinos... por enquanto fico na vontade e "viajando" no blog.
Fabarbosa
Ótimo trabalho!
ResponderExcluirO seu blog é grande viagem na historia, muito bom conhecer e ficar informado sobre as moedas de vários países do mundo.
ResponderExcluirhá uns 10 anos atrás eu tava começando uma coleção de moedas, tinha várias antigas do brasil, tinha uma do uruguai é uma da guiana francesa, mas com o passar do tempo acabei perdendo o interesse, sempre gostei de algum tipo de coleção.
ResponderExcluirAcervo maravilhoso cara
ResponderExcluirParabens!
show de bola amigo, belo post.
ResponderExcluirtenho diversas moedas para trocar, caso interessar meu face
Juka dos Santos
cara acho as tuas postagens muito boas parabéns quem é numismata então....ai os cara pira....
ResponderExcluirquanto vale uma moeda dessa caso eu queira vender ??
ResponderExcluir