sábado, 13 de outubro de 2012

25 Piastras (1961) - Líbano

Bandeira do Líbano 
História: A República do Líbano (الجمهورية اللبناني) é um país da Ásia Meridional (veja localização). A ocupação humana na região tem registros de aproximadamente 7 mil anos. O Líbano é o berço da civilização fenícia. No século I a região foi anexada ao Império Romano. No século VII foi conquistada pelos árabes, motivo do idioma e da religião islâmica. Durante a Idade Média foi disputada nas cruzadas, entre cristãos e muçulmanos até que em 1516 a região foi conquistada pelo Império Otomano. O fim da Primeira Guerra Mundial trouxe consigo o fim do domínio otomano. O Líbano foi colocado sob domínio francês até 1926 quando a República Libanesa foi criada. A moeda corrente do Líbano é a libra libanesa, que é dividida em 100 piastras. Veja o exemplar abaixo:

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)
Descrição: O exemplar mostra, em seu reverso, o valor facial (25 PIASTRES) no alfabeto romano é árabe 25 (۲۵)e piastras (قرشا) em uma grinalda e o ano de cunhagem (1961 e ۱۹۶۱). O reverso mostra um Cedro-do-Líbano, árvore presente na bandeira libanesa e a inscrição, em francês, REBUBLIQUE LIBANAISE (República Libanesa) e o seu equivalente em árabe (الجمهورية اللبنانية).

Cedro-do-Líbano
Cedro-do-Líbano: é uma árvore conífera, majestosa, nativa das montanhas da região mediterrânica, no Líbano, Síria Ocidental, Turquia centro-meridional e Chipre. Algumas variedades consideradas como espécies distintas por alguns autores ocorrem a sudoeste da Turquia e nas montanhas do norte de Marrocos e da Argélia, no noroeste africano. Sua importância é tão grande no Oriente Médio que é citada 75 vezes na Bíblia. É o símbolo nacional do Líbano, onde representa força e imortalidade e é ostentado na bandeira nacional. Foi ainda o símbolo da Revolução dos cedros, além de ser adotado como insígnia de diversos partidos políticos do Líbano. Atualmente se encontra em risco de extinção.


13 comentários:

  1. Que pena, que a árvore esteja ameaçada de extinção.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante!!!! O Líbano é um país muito instigante.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, olhando este blog, da até vontade de virar um colecionador de moedas. kk

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana! Poderia tirar uma foto da sua coleção inteira?

    ResponderExcluir
  5. mais uma moeda que deve ser muito dificil de conseguir.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a história e a moeda, muito linda. Eu bisavô veio de lá, a pergunta é: será que ele trouxe uma moeda dessa com ele? haha

    ResponderExcluir
  7. Diz q as mulheres do Líbano estão entre as mais ocidentalizadas do Oriente Médio.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...