sábado, 22 de dezembro de 2012

100 Réis (1884)

Bandeira do Brasil Imperial
Abolição da Escravidão: Desde 1850 o Império Brasileiro tem iniciado um processo que levou ao fim da escravidão em 1888. Em 1850, o tráfico de escravos foi proibido pela lei Eusébio de Queirós. Em 1871 a Lei do Ventre Livre "garantiu" que os nascidos após 20 de setembro de 1871 seriam livres, mas como as crianças eram dependentes de suas mães ainda escravas, elas se tornaram algo como "escravas libertas". Em 1885 foi promulgada a lei Saraiva-Cotegipe, mais conhecida como Lei dos Sexagenários, onde os escravos, ao completarem 65 anos seriam libertados. Em 1888, a princesa regente Isabel de Bragança sancionou em 13 de maio de 1888 a lei áurea que pôs fim a um longo período de escravidão. O Brasil foi o último país independente do continente americano a abolir completamente a escravatura. O último país a extinguir a escravidão foi a Mauritânia em 1981. Veja o exemplar abaixo:

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)
Princesa Isabel
Descrição: O exemplar abaixo mostra, em seu reverso, a inscrição de valor (100 RÉIS) e uma citação do decreto nº 1817 de 3 de setembro de 1870. O reverso mostra o Brasão Imperial ladeado pela inscrição "IMPÉRIO DO BRAZIL" e o ano de cunhagem (1884).

Decreto nº 1817: Em 2 de maio de 1870, através da Ordem nº 123, é providenciada a substituição das antigas moedas de cobre pelas de bronze. O Decreto n° 1.817, de 3 de setembro de 1870, autoriou a cunhagem das moedas de $50, $100 e $200 de uma liga composta de 25% de níquel e de 75% de cobre, respectivamente pesando 7, 10 e 15 gramas; e de prata de $500, 1$000 e 2$000 com o título de 917 milésimos, e pesos respectivos de 6,37, 12,75 e 25,5 gramas; desmonetiza todas as moedas de prata com o título de 0,900 milésimos e todos os $200 emitidas até então; também foi determinado que as moedas de níquel fossem fabricadas na Casa da Moeda da Bélgica, assim como na Casa da Moeda do Império.

Brasão Imperial
Brasão Imperial: O brasão mantinha diversos elementos lusitanos, denotando o vínculo histórico que ainda se reconhecia com a antiga metrópole. A esfera armilar, utilizada desde o século XVII no estandarte pessoal dos príncipes do Brasil, foi mantida como emblema do País. A cruz da Ordem de Cristo, que já encimava o dístico da antiga bandeira principesca, foi mantida por trás da esfera. Em verdade, a combinação da cruz da Ordem de Cristo sob a esfera armilar já vinha sendo usada no Brasil desde, pelo menos, 1700, no anverso das moedas cunhadas em Salvador, quando a colônia foi elevada a principado. O brasão é suportado por um ramo de cana-de-açúcar à destra e de fumo à sinistra, atados ao pé por um dragão (timbre da casa de Bragança). Anos mais tarde, já por volta de 1870, D. Pedro II resolveu efetuar pequena alteração no brasão imperial – a adição da vigésima estrela, ato que careceu de instrumentação jurídica formal. Refletia a realidade territorial de então, a perda da Cisplatina, compensada pela criação de duas novas províncias: a do Amazonas, em 1850, originada da subdivisão do Grão-Pará em Amazonas e Pará, e a do Paraná, em 1853, a partir de seu desmembramento da província de São Paulo.

32 comentários:

  1. Gostei da história da moeda. Victor, você acredita que meu namorado um réis no quintal dele? Estava super conservada, o chamei de sortudo :]

    ResponderExcluir
  2. meu avô tem uma coleção de moetas de encher os olhos de qualquer um vou mostrar o blog a ele

    ResponderExcluir
  3. Eu tinha uma, mas acho que acabou ficando com o meu primo =/
    Bela postagem.

    ResponderExcluir
  4. Interessante. Gosto do coisas assim, a nossa moeda tem história. Posso pedir uma coisa? Que tal um post com a evolução das nossas moedas e cédulas (se puder)? Todas num post só, da mais antiga até a mais nova.

    ResponderExcluir
  5. gostei visita? http://bloggdoanonino.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu sou colecionador de moedas. Por isso me encanto com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho uma de 100 reis de decreto 3 de setembro de 1817 ano 1870 ou 1879 não consigo ver esse ano certinho porque nao tenho equipamento. se tiver algum valor e quiser compra-la esta a venda.

      Excluir
  7. Respostas
    1. Eu tenho umas 4 moedas dessa!!! Ela vale alguma coisa!?!?!?

      Excluir
  8. Como me encantas passar por aqui, não apenas pelas moedas propriamente dita, mas principalmente pela história de cada uma.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  9. Ah, só mais uma coisita, Victor
    uma das minhas primeiras moedas achei quando criança.... não lembro o valor, mas sei que era da época que o plural de real ainda era reis; assim como essa sua.

    ResponderExcluir
  10. É muito bom ter alguém que se interessa pela história e compartilha com os outros.
    Cultura não é para ser guardada e sim replicada.
    Parabéns.

    www.cchamun.blogspot.com.br
    Histórias, estórias e outras polêmicas.

    ResponderExcluir
  11. qual seria o valor dessa moeda ou de uma parecida?

    ResponderExcluir
  12. tenho uma de 200 reis mas ta bem gasta, quase nao se ve os 200 :(
    mas mesmo assim ainda adoro ela ;)

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho 2 domedas identicas a essa! haha' que legal nem sabia que eram raras, na verdade eu sempre tive um gosto por moedas antigas, eu comprei as duas por 50 centavos cada de um amigo hehe'

    ResponderExcluir
  14. eu tenho essa moeda!!!!!
    Alguem quer comprar????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto? Só quer vender ou quer trocar também?

      Excluir
    2. vendo por uns R$30,00.
      Está em bom estado!!!!

      Excluir
    3. EU TENHO VARIAS MOEDAS DESSA, E MUITAS OUTRAS, TBEM TENHO CEDULAS E SELOS, ESTOU VENDENDO TUDO.... TODAS EM BOM ESTADO. VC INTERESSA?

      Excluir
  15. é tão rara que uns 10 postaram que tambem teem uma.
    ah e eu tenho uma de 1901 com a data em algarismo romano...

    ResponderExcluir
  16. tenho 30 moedas iguais a essas, vendo todas-email- prapof@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. quem disse que é rara? tenho varias dessa
    se quiser vendo, meu e-mail blogueiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Caramba, nao sabia que eram raras! Vou pegar com o meu primo denovo!

    ResponderExcluir
  19. Bom dia... tenho uma moeda com as seguintes inscrições: DE UMA LADO. 100 RÉIS, DECRETO Nº1817 DE 3 DE SETEMBRO DE 1870. DO OUTRO LADO UM BRASÃO ESCRITO IMPERIO DO BRASIL, COM DATA DE 1870 OU 1879. (NÃO TENHO COMO PRECISAR ESSA DATA PORQUE NÃO TENHO EQUIPAMENTO PARA ISSO)

    ALGUEM PODE DIZER SE TEM ALGUM VALOR.
    OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  20. TENHO UMA DE 200 REIS DECRETO 1817 DE 3 DE SETEMBRO DE 1870 DE UM LADO * DO OUTRO LADO O BRASÃO IMPÉRIO DO BRAZIL 1884.SABEM ME DIZER O VALOR DELA?ME EMAIL: rose_velonisqui@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Tenho seis moedas antigas dos anos de 1857,1880,1874,1951,1908. Gostaria de saber o valor de cada,pelo ano.

    ResponderExcluir
  23. eu tenho uma moeda de 200 reis do decreto 1817 alguem se interessa

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...