sábado, 26 de maio de 2012

10 Centavos (1995) - 50 anos da FAO

Moeda Comemorativa
Descrição: O plano real está em vigor no Brasil desde 1º de julho de 1994. Com isso surgiu a primeira família de moedas de aço inoxidável que foram cunhadas entre 1994 e 1997. Essa família de moedas possui um reverso padrão, com o valor de cunhagem entre ramos de louro. Em 31 de maio de 1995, na celebração dos 50 anos da Food and Agriculture Organization - FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura de Alimentação), o Banco Central do Brasil lançou uma moeda comemorativa, com tiragem de 1 milhão de exemplares. O anverso mostra a figura de mãos que oferecem broto de vegetal em ramificações folhosas e as legendas "BRASIL", "FAO 1945 - 1995" e "ALIMENTOS PARA TODOS". O reverso permaneceu inalterado. Veja o exemplar abaixo: 

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)
Logo da FAO
FAO: A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO em Inglês) é uma organização das Nações Unidas que tem o objetivo de aumentar a capacidade da comunidade internacional para que, de forma eficaz e sustentável, o suporte para a segurança alimentar e nutrição. Para que isso ocorra, a FAO realiza programas de melhoria na produção, elaboração, comercialização e distribuição de alimentos e produtos agropecuários e granjas, bosques e pescarias. Também é missão da FAO preparar as nações em desenvolvimento para fazer frente a situações de emergência alimentar e em alguns casos presta socorro a populações famintas. Promove também investimentos na agricultura e o aperfeiçoamento da produção de agrícola e de gado. Sua logomarca mostra a sigla "FAO", um ramo de trigo e abaixo a expressão em latim "FIAT PANIS" (Que se faça o pão).

Veja também: Moeda comemorativa de 25 centavos da FAO.

Fonte: Wikipédia e FAO

27 comentários:

  1. legal! que blog diferente e curioso! muito bom

    ResponderExcluir
  2. não lembro de ter visto essa versão do 10 centavos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tenho se se enteressar em comprar entre em contato valor a negociar...

      Excluir
    2. Ricardo caso ainda tenha a moeda da fao 10 centavos, entrar em contato cmg no (11)95286-8068

      Excluir
  3. eu tenho esses 10 centavos

    http://hrdoblush.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!
      Preciso de 2 moedas dessa de R$ 0,10 de 1995 da Fao

      Excluir
  4. muito legal seu blog to seguindo também me segue também

    http://www.informaropovo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Cara,muito bom o blog,muito bom mesmo,parabéns,sempre achei interessante moedas antigas e etc,inclusive possuo um acervo grande de moedas de 1940 até 1990 por aí...

    ResponderExcluir
  6. estes tipo de coisa normalmente n dar certo.

    ResponderExcluir
  7. a história do Brasil está forte nas moedas, muito legal saber disso.

    ResponderExcluir
  8. Acabei de descobrir que não reparo na nossa moeda... humpft!

    ResponderExcluir
  9. muito legal a sua coleção de moedas

    ResponderExcluir
  10. eu tenho essa .. guardei pq achei bonitinha rss

    ResponderExcluir
  11. ola eu tenho 4 moedas dessas 2 e ano 1990 e 2 de 1991 vc poderia me dizer o preço da unidade obrigado

    ResponderExcluir
  12. tenho pequena coleção de várias moedas antigas e gostaria de saber os preços delas para eu vender vc poderia me ajudar obrigado

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde...o blog é realmente fantástico, eu achei uma moeda de 10 centavos que faz menção ao combate a fome, e tenho uma de 25 centavos reverso invertido e uma de real com reverso horizontal.

    ResponderExcluir
  14. Recebi de uma cliente e logo me chamou a atenção, sempre achei interessante a numismática. Tenho algumas unidades de moedas antigas e de outros países também.

    ResponderExcluir
  15. Achei uma moeda de 10 centavos, na data de 1995 escrito na parte de tras pao - 1945/1995, alimentos para todos e com uma imagem de uma mão segurando um tipo de arvore
    Achei meio estranho nunca tinha visto isso !!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...