sábado, 28 de julho de 2012

Cinquenta Mil Cruzeiros Reais (1993)

Cédula da Baiana
História: O cruzeiro real (CR$) foi o padrão monetário no Brasil entre 1º de agosto de 1993 a 30 de junho de 1994. As altas taxas de inflação que marcaram o ano de 1993 levaram o governo Itamar Franco a editar a medida provisória que criou o cruzeiro real, equivalente a mil cruzeiros. Não foram emitidas moedas com valores em centavos nesta moeda, sendo que se consideravam como centavos as cédulas e moedas do padrão anterior na razão de 10 "cruzeiros" por centavo. A grande novidade na linguagem visual das cédulas do CRUZEIRO REAL, período de 1993/94, foi na utilização dos tipos humanos regionais, caracterizadas por seus elementos específicos (aspectos urbanos, atividades e instrumentos de uso). A temática escolhida para ser trabalhada e estampada foi a da Baiana. Veja o exemplar abaixo:

Reverso
Anverso
Detalhe da baiana do acarajé
Descrição: A cédula mostra, em seu reverso, a efígie de "baiana", com torço e colares, tendo a esquerda painel onde figuram alguns de seus mais importantes balagandãs, os quais possuem diversos significados: romã e cacho de uvas (fecundidade); figa de madeira e dentes de animais (proteção); caju (abundância); peixe, cordeiro e pombas do Espírito Santo (elementos resultantes do sincretismo com o catolicismo). O Anverso mostra a cena de baiana, trajada com o requinte dos dias de grande festa, com o clássico tabuleiro, preparando o acarajé. Ao fundo vê-se perspectiva da Igreja do Bonfim, em Salvador, cenário de uma das mais famosas festas do sincretismo religiosos brasileiro: a Lavagem do Bonfim.


Baiana: A baiana do acarajé (ou simplesmente baiana) é como são chamadas as mulheres que se dedicam à profissão de vendedora de acarajé e outras iguarias da culinária baiana. Mulheres batalhadoras que com muita luta conseguiram a regularização da profissão junto aos poderes públicos. Uma das principais figuras típicas do Brasil, que chega a ser uma caracterização obrigatória nas Escolas de Samba do país.

Ala das baianas no carnaval carioca
Ps: Veja as demais cédulas do Cruzeiro Real.
Fonte: Banco Central e Wikipédia

14 comentários:

  1. enteressante a historia. Gostei da muito da Cruzeiro real (:

    ResponderExcluir
  2. meus amigos têm notas dessa, parece de brinquedo kkkk tenho só moedas.....

    ResponderExcluir
  3. AS notas poderiam ser todas assim...culturais!

    ResponderExcluir
  4. nossa, que interessante! Eu não sou da época dessas notas antigas, não sabia que elas eram assim *-* Achei lindas!

    ResponderExcluir
  5. Eu me lembro desas notas, foi logo que se instalou o Cruzeiro que eu recebi a minha primeira mesada. No mais, eu concordo com o comentário acima, que as notas deveriam ser todas assim, com mais elementos culturais. Abraços.

    http://casadacolinablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Meu pai colecionava notas antigas mas estas ai nunca vi.
    Interessante!
    Passa lá tbm?
    http://uaimeu10.blogspot.com.br/2012/07/o-brasil-nas-olimpiadas.html

    ResponderExcluir
  7. Interessante seu blog, nunca vi um que tivesse essa temática, muito original mesmo, meus parabéns. Se puder, visite meu blog tb!

    http://bolanooctogono.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Podia continuar a imagem dessa baiana em vez de ter aquela coisa na nota.
    quero 1 cruzeiro kk.

    adoro seu blog demais mesmo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...