Moeda de 1 Real |
Crise do Apagão: Após dez anos sem qualquer investimento em energia no Brasil, tem início uma crise energética que levaria a um racionamento em 2001 em diversas regiões do país, principalmente o Sudeste. O Governo FHC se viu obrigado a reduzir em 20% o consumo de eletricidade em quase todo o país (exceto a região Sul, pois suas represas estavam cheias). Consumidores que cumprissem a meta de consumo estipulada pelo governo eram premiados. Usinas termoelétricas foram construídas e com a melhoria do nível das chuvas, o racionamento se encerrou em fevereiro de 2002. A impopularidade de Fernando Henrique no fim de seu governo permitiu a eleição de um forte nome na esquerda brasileira e que para muitos era visto como a salvação para a crise que o Brasil passava: Luís Inácio Lula da Silva. Veja o exemplar abaixo:
Reverso (acervo pessoal) |
Anverso (acervo pessoal) |
Primeira Família de Moedas do Real: A hiperinflação que assolou o país fez com que os brasileiros não utilizassem as moedas, visto que as cédulas rapidamente perdiam valor. O Plano Real trouxe as moedas de volta ao bolso das pessoas e mudou hábitos há tempos abandonados. A primeira família de moedas do Real, ainda em circulação, foi cunhada entre 1994 e 1997. Observe o exemplar abaixo:
Representação da República
|
Descrição: A moeda, feita de aço inoxidável, tem desenho semelhante todas as moedas da primeira família (com exceção da moeda de 25 centavos). Possui em sei reverso a inscrição indicativa de valor (1 Real), ladeada por ramos de louros. Abaixo, os dísticos "centavo" e o correspondente ao ano de cunhagem (1994). O Anverso mostra à direita, a efígie representativa da República, ladeada por representação estilizada de ramo de louros. Na parte inferior, a inscrição "BRASIL". Esse exemplar foi tirado de circulação pelo Banco Central em 23 de dezembro de 2003 devido ao grande número de falsificações.
Efígie da República: É a personificação do regime republicano e do próprio estado onde esse regime vigora. Geralmente a imagem da República é representada, iconograficamente, por uma mulher, ostentando um barrete frígio (touca ou carapuça usada pelos republicanos franceses na tomada da Bastilha, em 1789). No Brasil, ela se tornou um símbolo do país, com a proclamação da república em 1889.
Ps: Acompanhe a Era FHC.
Propaganda sobre a saída da antiga moeda de 1 real |
Fonte: Wikipédia
gostei do seu blog :) megusta de dinheiro xD
ResponderExcluirhttp://aelmemes.blogspot.com/
Muito bom cara!
ResponderExcluirParabéns ;D
Parabéns ^^
ResponderExcluirQuando soube que ia sair de circulação guartdei uma. Tenho até hoje, tambeém tenho a cédula =D
ResponderExcluirEu ainda lembro dessa até guardei uma quando soube que ia sair de ciruclação xDD
ResponderExcluirmuito bom o blog, nem lembrava mais dessa moeda antiga
ResponderExcluirEu tenho uma moeda de 1 Real de 1994
ResponderExcluirEu tenho uma moeda de 1 Real de 1994
ResponderExcluir