quinta-feira, 22 de maio de 2014

5 Euro Cents (2002) - França

Bandeira da União Europeia
História: A União Europeia (UE) é uma união supranacional econômica e política composta por 27 estados-membros, estabelecida em 7 de fevereiro de 1992. Essa união entre os Estados europeus proporciona diversas vantagens como um política agrícola e de pesca comuns. Provavelmente a maior conquista da UE foi a adoção de uma moeda única. O Euro (€) é moeda adotada em 17 países da União Europeia. Foi instituído em 1º de janeiro de 1999. As cédulas e moedas foram emitidas a partir de 1º de janeiro de 2002. O Euro se divide em 100 centavos. Cada moeda tem uma face comum (reverso) e outra face que vem de acordo com o país em que foi cunhada. Veja o exemplar abaixo:

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)


Busto de Marianne
Exemplar: A moeda apresenta em seu reverso a face comum a todas as moedas da zona do Euro, com as doze estrelas que representam os doze países da antiga Comunidade Econômica Europeia (FrançaItáliaAlemanha OcidentalBélgicaPaíses Baixos, Luxemburgo, Reino Unido, Irlanda, Dinamarca, Grécia, Portugal e Espanha) e o mapa da Europa em um globo, como um todo. O reverso mostra Marianne, símbolo nacional francês.

Marianne: Figura alegórica de uma mulher, usando um barrete frígio, que personifica a República na França e representa a permanência dos valores da república (liberdade, igualdade e fraternidade). Seu nome vem da contração dos nomes Marie e Anne, muito comuns na época da Revolução Francesa.

PS: Parte desse texto encontra-se em outras postagens sobre a França.

Fonte: Wikipédia

8 comentários:

  1. Parabéns pelo post.
    Aqui em casa tem algumas moedas de outros países.
    Bem interessante

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Vc escreve mto bem! Tbm tenho umas moedas de outros países aqui.

    ResponderExcluir
  3. meu pai faz coleção de moedas antigas, e de outros paises... blog muito interessante, nunca tinha visto algum falando sobre esse assunto. parabéns.

    ResponderExcluir
  4. eu já tive 2 cents de euro, era da guiana francesa

    http://rocknrollpost.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Bom post.

    Seu comentário foi respondido http://fotografiasalinemarques.blogspot.com/2012/01/ultrateleobjetivas.html?showComment=1327178385073#c2850554994900835943

    ResponderExcluir
  6. Vcê tem um acervo de informações aqui que nao se acham em qualquer lugar ein! Parabens

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, so gostaria de corrigir algumas informaçoes, sao 28 estados-membros (do qual 18 adotaram como moeda oficial o euro) e a UE foi criada em 1957.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...