domingo, 17 de agosto de 2014

Moeda Comemorativa 200 Anos da Chegada da Família Real (2008)

Moeda comemorativa em prata
D. João VI e Carlota Joaquina
História: Em 7 de março de 1808, o então príncipe regente D. João e a família real portuguesa chegaram ao Rio de Janeiro, provocando a transformação da antiga colônia em sede de um império ultramarino. O deslocamento da Família Real desencadeou mudanças profundas, entre elas o desenvolvimento econômico decorrente da abertura dos portos, a transformação arquitetônica e urbanística da cidade do Rio de Janeiro, o desenvolvimento cultural e artístico representado pela criação de bibliotecas e museus, e a fundação de importantes instituições. Todo esse importante legado acabou por determinar as condições para o estabelecimento de uma nação independente poucos anos mais tarde, em 1822, o que dá a dimensão da importância histórica deste evento para o Brasil. Registrando a celebração do seu bicentenário, o Banco Central do Brasil lançou uma moeda comemorativa em prata, na qual presta homenagem a cinco instituições fundadas por D. João, que também celebram seu bicentenário em 2008: Justiça Militar da União, criada como o Conselho Supremo Militar e de Justiça; Jardim Botânico do Rio de Janeiro, criado como Jardim da Aclimação e hoje um dos dez mais importantes jardins botânicos do mundo; Imprensa Nacional, fundada com o nome de Imprensa Régia; Ministério da Fazenda, criado sob o nome de Erário Régio; e Banco do Brasil, o primeiro banco nacional, que emitia letras e bilhetes que foram os precursores das atuais cédulas. Foi autorizada a cunhagem de 10 exemplares em prata.

Reverso em prata
Anverso em prata

Exemplar: O anverso mostra, em primeiro plano, a nau Martim de Freitas, uma das embarcações da frota que trouxe a Família Real ao Brasil. Ao fundo, a Praça XV, local de seu desembarque no Rio de Janeiro. Em volta da composição, aparece a legenda “200 Anos da Chegada da Família Real – 1808-2008”. No reverso Composição com os nomes e as datas de criação de instituições bicentenárias fundadas por D. João em 1808, escritas com caligrafia de época: Justiça Militar da União, Imprensa Nacional, Jardim Botânico, Ministério da Fazenda e Banco do Brasil. Completa a composição o valor de face (5 reais).

2 comentários:

  1. Mais uma linda moeda e sua história. Adorei conhecer mais sobre esta moeda. Não sei como não me encantei por este mundo antes! É lindo!

    http://lollyoliver.wordpress.com/2011/09/05/nada-alem-de-mim/ - Nada além de mim.

    ResponderExcluir
  2. Já passei por esse post, mas volto para dizer que adorei conhecer a história desta moeda!
    http://lollyoliver.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...