Bandeira do Panamá |
História: A República do Panamá (veja localização) é um país localizado na América Central. Possui uma área de 75,5 mil km². A região foi descoberta pelos europeus em 1501 por Rodrigo de Bastidas, contudo, somente em 1513 a região foi explorada por Vasco Nuñez de Balboa. No século XVIII, o Panamá passou a fazer parte do vice-reinado de Nova Granada. Obteve a independência da Espanha em 1821 como província da Grã Colômbia. A região somente se tornou independente em 1903, como protetorado dos Estados Unidos que ajudaram o Panamá na luta pela separação em troca da construção de um canal que, a partir de 1913, ligaria os oceanos Atlântico e Pacífico. Atualmente, cerca de 5% do comércio mundial atravessa os 81 km de travessia. A moeda corrente no Panamá é o Balboa, em homenagem ao navegador que primeiro explorou a região. Cada Balboa equivale a 1 dólar estadunidense. Os Balboas podem ser livremente trocados por dólares. Veja o exemplar abaixo:
Reverso (acervo pessoal) |
Anverso (acervo pessoal) |
Descrição: A moeda acima mostra, em seu reverso, a inscrição do valor (5 CENTÉSIMOS DE BALBOA). O anverso apresenta a inscrição "REPÚBLICA DE PANAMÁ", seu ano de cunhagem (1993) e o brasão de armas panamenho.
Brasão de Armas do Panamá |
Brasão de Armas: O brasão panamenho mostra um escudo que possui no centro o Istmo do Panamá (região aonde fica o canal). Aparece nesse espaço o sol a se pôr, a lua a surgir e os dois oceanos (atlântico e pacífico) representando a hora da declaração de independência. Acima há um campo prata, onde uma espada e um fuzil estão pendurados, o que representa o fim da guerra civil. No campo ouro, o machado e a pá representam a força de trabalho. Abaixo há uma cornucópia, símbolo da riqueza e a roda alada, símbolo do progresso. Acima há uma águia com a cabeça voltada para a esquerda, que tem na ponta do bico uma faixa prata contendo os dizeres "PRO MUNDI BENEFICIO" (Para o benefício do mundo). Acima da água há nove estrelas que representam as províncias. Atrás do escudo há acessórios decorativos que mostram a bandeira panamenha recolhida.
PS: Parte desse texto encontra-se em outras postagens sobre o Panamá.
PS: Parte desse texto encontra-se em outras postagens sobre o Panamá.
Fonte: Wikipédia
Gostei... =}
ResponderExcluirBlog com muito conteúdo...
Obrigada, to seguindo aí tb. Parabéns pelo blog, conteúdo interessante!
ResponderExcluirhttp://www.ninguemmetiras.com