segunda-feira, 11 de julho de 2011

50 Euro Cents (2000) - Espanha

Bandeira da União Europeia
História: A Zona Euro é composta pelos seguintes países da União Europeia, que adotaram a moeda comum: Alemanha, ÁustriaBélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal, prevendo-se que com a expansão da União Europeia alguns dos aderentes mais recentes possam nos próximos anos partilhar também o euro como moeda oficial. O governo dinamarquês anunciou no seu programa de 22 de Novembro de 2007 a sua intenção de organizar um referendo sobre a entrada do país na Zona Euro. Alguns pequenos não praticavam políticas de moeda própria usam também o euro: Andorra, Mônaco, São Marino e Vaticano. Montenegro também utiliza o euro como sua moeda oficial. Também no Kosovo, o euro passou a circular mesmo antes da sua declaração de independência.

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)


Miguel de Cervantes
DescriçãoO exemplar acima mostra, em seu reverso, um lado comum, europeu, mostrando o valor da moeda (10 cents) e, em ser anverso, seu ano de cunhagem (2002), doze estrelas (na mesma posição da bandeira da UE), que representam os doze países da antiga Comunidade Econômica Europeia (França, ItáliaAlemanha OcidentalBélgicaPaíses Baixos, Luxemburgo, Reino Unido, Irlanda, Dinamarca, Grécia, Portugal e Espanha) e a efígie do escritor Miguel de Cervantes.


Miguel de Cervantes (1547 - 1616) foi considerado o primeiro romancista moderno. Sua obra prima,  Dom Quixote, foi lançada em dois períodos: em 1605 publica a primeira parte de sua principal obra: O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha. A segunda parte aparece em 1615: O engenhoso cavaleiro dom Quixote de La Mancha. Na data da sua morte (23 de abril) é comemorado o dia do livro na Espanha.

Representação de Dom Quixote

Fonte: Wikipédia

2 comentários:

  1. Mas que blog mais interessante!
    Acho que é o primeiro que vejo sobre o assunto. Parabéns pela ideia, super original.

    ResponderExcluir
  2. Qual é o preço atual da moeda de 50 euro cent?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...