domingo, 3 de setembro de 2017

1 Dollar (1980) - Estados Unidos

Bandeira dos Estados Unidos
História: Os Estados Unidos da América (veja localização) são uma república constitucional federal, localizada na América do Norte. Possui a área de 9,3 milhões de km². Essa nação teve início com 13 colônias inglesas. As crescentes tensões entre os colonos e a metrópole fez com que essas colônias se rebelassem e declarassem independência em 4 de julho de 1776. A expansão territorial rumo a Oeste causou um genocídio indígena. Os estados do norte aboliram a escravidão entre 1780 e 1804, enquanto os estados do sul mantiveram essa forma de trabalho. A diferença entre os estados abolicionistas e escravistas ficou evidente quando o republicano Abraham Lincoln, abolicionista convicto, foi eleito presidente. Os estados escravistas declararam sua secessão, que levou o país a uma guerra civil entre 1861 e 1865. Ao fim do conflito, afro-americanos foram libertados e tiveram direito a voto. Durante o século XIX os EUA compraram o Alasca da Rússia (1867) e anexaram o Havaí (1898). Durante o século XX a nação se firmou como a maior potência econômica do planeta.


Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)

Descrição: Seu reverso mostra a inscrição "UNITED STATES OF AMERICA",  a inscrição em latim "E PLURIBUS UNUM" (De todos, um), a Águia Careca em pouso sobre um ramo de louro e a inscrição do seu valor. O Anverso mostra as inscrições "LIBERTY" (Liberdade) e "IN GOD WE TRUST" (Nós confiamos em Deus) e a efígie de Susan B. Anthony.

Susan B. Anthony aos 35 anos
Susan B. Anthony: Susan Brownell Anthony (1820-1906) foi uma sufragista, abolicionista e ativista política dos direitos das mulheres. Começou o seu ativismo aos quinze anos. Aos 26 anos, Susan ingressou na academia feminina Eunice Kenyon's Quaker em Nova York. A partir de então, ela começou a inverter suas limitações pelo fato de ser mulher ao lutar pelos direitos da mulher, em especial o direito ao voto (sufrágio feminino). Viajou por todo o país em prol dessa luta, que inclusive foi somada à luta pela abolição da escravatura. Lutou não só pelo sufrágio feminino, mas também pelo direito à propriedade e ingualdade de rendimentos com os homens. Organizou com sua amiga Elizabeth Cady Stanton em 1863 a Women´s National Loyal League, organização anti escravagista. Em 1900, exigiu que a Universidade de Rocheter admitisse mulheres. Susan nunca se casou e se manteve avita até a sua morte em 13 de março de 1906, aos 86 anos.

Águia Careca

Água Careca: É uma ave nativa da América do Norte e símbolo nacional dos Estados Unidos. Possui um comprimento de 1,1m e a envergadura pode chegar a 2,5m. Suas asas são quadrangulares. Vive principalmente perto do mar, de rios e lagos, desde o Alasca e a parte ártica do Canadá até o golfo do México.

sábado, 3 de junho de 2017

Moeda Comemorativa Centenário Portinari (2003)

Moeda comemorativa em prata
Cândido Portinari
Personagem: Nascido em Brodósqui, interior de São Paulo, em 30 de dezembro de 1903, Portinari foi – e é até hoje – um dos maiores expoentes brasileiros das artes plásticas, no Brasil e no mundo. Filho de imigrantes italianos, de origem humilde, recebeu apenas a instrução primária. Sua infância simples, porém rica em valores culturais característicos do interior do Brasil, lhe serviu de inspiração. Portinari pintou o povo brasileiro, as coisas simples da sua terra, sempre em duas vertentes, duas interpretações, que se completam: uma delas, a que mostrava a miséria e os problemas sociais, estampados nos rostos sofridos da gente brasileira: retirantes, agricultores, lavadeiras; a outra, lírica, apresentava as brincadeiras das crianças simples do interior, e as festas e tradições populares. Dois retratos do mesmo Brasil. O Brasil de Portinari, que ele apresentou aos brasileiros e ao resto do mundo, conquistando inúmeros prêmios. Também caracteriza a sua obra a preocupação com a paz, que encontra grande expressão nos painéis Guerra e Paz, instalados na sede da ONU em Nova Iorque. Portinari faleceu em 6 de fevereiro de 1962, vítima de intoxicação pelas tintas que utilizava em seu trabalho. Foi autorizada a cunhagem de 20 mil exemplares. Veja a moeda abaixo:

Reverso em prata
Anverso em prata
Descrição: No anverso, destaca-se o portrait de Portinari, com detalhe de painel do artista, localizado no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro. Completa a composição a legenda "Centenário Portinari 1903 -2003". O reverso apresenta detalhe de uma das obras mais conhecidas do pintor - da série "Retirantes". Aparecem no reverso, ainda, o valor de face (2 reais) e a legenda "Brasil"

Painéis Guerra e Paz, expostos na sede da ONU, em Nova York

segunda-feira, 1 de maio de 2017

20 Escudos (1952) - Angola Colonial

Bandeira de Angola
História: Angola (veja localização) é um país localizado na África Ocidental, com um território de 1,2 milhão de km². A ocupação do território se dá desde o paleolítico. Durante 3 mil anos, povos de língua bantu se espalharam pela África subsaariana e por volta do século V d.C se fixaram no leste africano. Um desses povos, os Bakongo atravessaram o rio Congo (ou Zaire) e chegaram ao nordeste de Angola. A chegada dos portugueses se deu em 1484. Durante alguns séculos a ocupação se deu apenas na costa, através de fortalezas. Nesse período, Angola funcionou como um reservatório de escravos para serem utilizados nas plantações de cana ou exploração das minas de ouro no Brasil. Angola permaneceu como colônia portuguesa até 1975 quando conquistou sua independência.

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)

DescriçãoA moeda acima mostra, em seu reverso, a inscrição do valor, 20$00 e "ANGOLA" e o Brasão de Armas de Angola Colonial. O anverso mostra, em referência à colonização, o ano de cunhagem (1952), "REPÚBLICA PORTUGUESA" e o brasão de armas de Portugal.

Brasão de Armas de Portugal
Brasão de Armas de Portugal: O Brasão de Portugal mostra a bordadura de vermelho carregada de sete castelos de ouro representa, segundo a tradição, o antigo reino mouro do Algarve, conquistado por Afonso III em 1249. Os cinco escudos remetem a uma suposta aparição de Cristo na batalha de ourique, onde Jesus disse ao rei D. Afonso que usasse as suas chagas como armas e, e troca, alcançaria a vitória. Enfim, a esfera armilar de ouro, símbolo pessoal de D. Manuel I representa a expansão marítima dos Portugueses ao longo dos séculos XV e XVI.
Brasão de Armas de Angola Colonial

Brasão de Armas de Angola: Há a presença de dois animais, em um campo púrpura, que fazem referência à formação colonial de Angola, sendo que o elefante foi tirado do brasão de Benguela, e a zebra faz, provavelmente, referência a Luanda, pois estas duas cidades foram as primeiras a serem fundadas pelos portugueses. Existe a representação dos cinco escudos, conforme o brasão português. Há uma faixa com a inscrição Província Portuguesa de Angola. Atrás do escudo há a esfera de ouro, em referência às conquistas portuguesas nos séculos XV e XVI.


Bandeira de Angola Colonial

Ps: Parte desse texto está presente em outras postagens sobre Angola.  


Fonte: Wikipédia

quarta-feira, 8 de março de 2017

One Pound (1997) - Reino Unido

Bandeira do Reino Unido
História: O Reino Unido (veja localização) é composto por quatro países (Inglaterra, Escócia, País de Gales e a Irlanda do Norte). O Reino Unido é uma monarquia constitucional e uma democracia parlamentar. A principal câmara do Parlamento, a Câmara Baixa (Câmara dos Comuns), é composta por 646 deputados eleitos por sufrágio universal, e a Câmara Alta (Câmara dos Lordes), por cerca de 700 membros, que são os Pares do Reino nomeados a título vitalício ou hereditário e os bispos. Existe também um Parlamento escocês, em Edimburgo, com amplos poderes regionais e uma Assembleia galesa, em Cardiff, com poderes mais limitados para as questões relativas ao País de Gales mas que pode legislar em certas áreas. O Reino Unido, país da revolução industrial, foi berço de muitos cientistas, entre os quais se destacam Isaac Newton e Charles Darwin. O fundador da economia moderna, Adam Smith, era escocês. A literatura inglesa conta com inúmeros poetas, dramaturgos, ensaístas e romancistas, que vão desde Geoffrey Chaucer, passando por Shakespeare e pelos seus contemporâneos, até uma série de escritores modernos como Doris Lessing, Prémio Nobel da Literatura, e J. K. Rowling, autora da série infanto-juvenil Harry PotterA moeda corrente no Reino Unido é desde o século VIII a Libra Esterlina. 

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)


Brasão de armas britânico
Descrição: O exemplar mostra, em seu reverso, os três leões usados inicialmente pelo rei Ricardo, Coração de Leão no final do século XII e seu valor facial (ONE POUND). O anverso mostra a efígie da rainha Elizabeth II, ladeada pelas inscrições "ELIZABETH II" e "D. G. REG. F. D.", abreviação de Dei Gratia Regina Fidei Defensor - Pela Graça de Deus Rainha e Defensora da Fé, além do ano de cunhagem (1997).

Brasão de armas: As Armas Reais da Inglaterra são um brasão adotado pela primeira vez como as armas pessoais dos reis da Casa de Plantageneta no final do século XII. Eles continuam a simbolizar a Inglaterra e seus monarcas.Seu escudo mostra três leões passant guardant, armados e linguados azure; isso significa três leões dourados idênticos (também conhecidos como leopardos) com línguas e garras azuis, andando e encarando o observador e arranjados em uma coluna contra um fundo vermelho. Esse brasão criado na Idade Média de acordo com as mudanças políticas e dinásticas que a Inglaterra passou através dos séculos, porém o brasão em si não sofreu alterações desde o reinado do rei Ricardo I, Coração de Leão no final do século XII.

Rainha Elizabeth em 1997
Personagem: Elizabeth Alexandra Mary (1926), também conhecida como Elizabeth II ou Isabel II, é a monarca e chefe de estado do Reino Unido da Grã Bretanha e da Irlanda do Norte, Antígua e Barbuda, Austrália, Bahamas, Barbados, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Ilhas Salomão e Tuvalu. É também chefe da comunidade Britânica e governante suprema da Igreja Anglicana. Seu reinado acontece desde 6 de fevereiro de 1952, com a morte de seu pai George VI. Após sua coroação, foi a primeira monarca a visitar Austrália e Nova Zelândia. Presenciou alguns escândalos, principalmente sobre o conturbado casamento entre seu filho, o príncipe Charles e Diana. Como trineta da Rainha Vitória, a Rainha Isabel tem parentesco com chefes de Estados da maioria das casas reais da Europa e com os Imperadores do Brasil. Ela é prima de Albert II da Bélgica, Harald V da Noruega, Juan Carlos I da Espanha e Carlos XVI Gustavo da Suécia, também como os antigos reis Constantino II da Grécia e Miguel da Romênia, além das antigas casas reais da Prússia/Alemanha e Rússia.

Fonte: Wikipédia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...