domingo, 3 de setembro de 2017

1 Dollar (1980) - Estados Unidos

Bandeira dos Estados Unidos
História: Os Estados Unidos da América (veja localização) são uma república constitucional federal, localizada na América do Norte. Possui a área de 9,3 milhões de km². Essa nação teve início com 13 colônias inglesas. As crescentes tensões entre os colonos e a metrópole fez com que essas colônias se rebelassem e declarassem independência em 4 de julho de 1776. A expansão territorial rumo a Oeste causou um genocídio indígena. Os estados do norte aboliram a escravidão entre 1780 e 1804, enquanto os estados do sul mantiveram essa forma de trabalho. A diferença entre os estados abolicionistas e escravistas ficou evidente quando o republicano Abraham Lincoln, abolicionista convicto, foi eleito presidente. Os estados escravistas declararam sua secessão, que levou o país a uma guerra civil entre 1861 e 1865. Ao fim do conflito, afro-americanos foram libertados e tiveram direito a voto. Durante o século XIX os EUA compraram o Alasca da Rússia (1867) e anexaram o Havaí (1898). Durante o século XX a nação se firmou como a maior potência econômica do planeta.


Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)

Descrição: Seu reverso mostra a inscrição "UNITED STATES OF AMERICA",  a inscrição em latim "E PLURIBUS UNUM" (De todos, um), a Águia Careca em pouso sobre um ramo de louro e a inscrição do seu valor. O Anverso mostra as inscrições "LIBERTY" (Liberdade) e "IN GOD WE TRUST" (Nós confiamos em Deus) e a efígie de Susan B. Anthony.

Susan B. Anthony aos 35 anos
Susan B. Anthony: Susan Brownell Anthony (1820-1906) foi uma sufragista, abolicionista e ativista política dos direitos das mulheres. Começou o seu ativismo aos quinze anos. Aos 26 anos, Susan ingressou na academia feminina Eunice Kenyon's Quaker em Nova York. A partir de então, ela começou a inverter suas limitações pelo fato de ser mulher ao lutar pelos direitos da mulher, em especial o direito ao voto (sufrágio feminino). Viajou por todo o país em prol dessa luta, que inclusive foi somada à luta pela abolição da escravatura. Lutou não só pelo sufrágio feminino, mas também pelo direito à propriedade e ingualdade de rendimentos com os homens. Organizou com sua amiga Elizabeth Cady Stanton em 1863 a Women´s National Loyal League, organização anti escravagista. Em 1900, exigiu que a Universidade de Rocheter admitisse mulheres. Susan nunca se casou e se manteve avita até a sua morte em 13 de março de 1906, aos 86 anos.

Águia Careca

Água Careca: É uma ave nativa da América do Norte e símbolo nacional dos Estados Unidos. Possui um comprimento de 1,1m e a envergadura pode chegar a 2,5m. Suas asas são quadrangulares. Vive principalmente perto do mar, de rios e lagos, desde o Alasca e a parte ártica do Canadá até o golfo do México.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...