quinta-feira, 26 de março de 2015

1 Naira (1991) - Nigéria

Bandeira da Nigéria
História e descrição: A República Federal da Nigéria (veja localização) é um país localizado na África Ocidental. Constitui-se em uma República Constitucional Federal. É o país mais populoso do continente africano e o país com a maior população negra. O termo "Nigéria" é a junção das palavras Níger (o rio) e Área. O império Kanem-Bornu dominou a região por 600 anos, onde houve inclusive contato com os europeus. Entre os séculos XVII e XIX a região ficou sob domínio do Império Islâmico. Em 1901 se tornou um protetorado britânico e, em 1914, uma colônia. Em 1960, a Nigéria teve sua independência reconhecida. Entre as décadas de 1960 e 1980, o país passou por diversos golpes de estado, inclusive com um regime militar entre 1983 e 1993. Atualmente a frágil democracia nigeriana procura se restabelecer. A moeda corrente na Nigéria é o Naira (₦), dividido em 100 kobo. O exemplar abaixo mostra, em seu reverso, a inscrição de valor (One Naira) e homenageia Herbert Macalay. No anverso há o Brasão de Armas nigeriano, o ano de cunhagem (1991) e o nome do país. 

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)

Herbert Macalay
Personagem: Herbert Samuel Heelas Macalay (1864 - 1946) foi um político, engenheiro, jornalista e músico. É considerado o pai do nacionalismo nigeriano. Foi grande oposicionista do Governo Britânico. Certa vez Macalay escreveu: "os interesses dos nativos de coração são albebricamente iguais ao comprimento, largura e profundidade do bolso do homem branco. Em 1908 denunciou a corrupção europeia no gerenciamento das finanças ferroviárias e em 1919 denunciou a tomada ilegal de terras dos chefes pelos ingleses. O governo colonial foi obrigado apagar uma indenização aos chefes. Em 1931 procurou melhorar suas relações com os ingleses. Em 1944 fundou o Conselho Nacional da Nigéria e Camarões (NCNC), com o objetivo de reunir nigerianos de várias classes sociais para exigir a independência. O líder da NCNC se tornou o primeiro presidente da Nigéria.

Brasão de Armas da Nigéria
Brasão de Armas: O brasão de armas da Nigéria tem um escudo preto com duas listras brancas que se juntam, como a letra Y. Estas representam os dois principais rios que atravessam a Nigéria: o rio Benue e o rio Níger. O preto do escudo representa a boa terra, enquanto os dois cavalos de cada lado representam a dignidade. A águia representa a força, enquanto as bandas verdes e brancas, na parte superior do escudo, representam os ricos terrenos agrícolas do país. As flores amarelas na base (incorretamente mostradas de vermelho na imagem) são costo spectabilis, a flor nacional da Nigéria.

PS: Parte desse texto está em outras postagens sobre a Nigéria.

Fonte: Wikipédia

segunda-feira, 16 de março de 2015

100 Cruzeiros (1992)

Moeda do peixe-boi
Caras-pintadas: movimento famoso no Brasil no início dos anos 1990, onde milhões de jovens saíram às ruas com os rostos pintados em protesto aos acontecimentos dramáticos que abalavam o governo Fernando Collor de Melo. Em meio às graves denúncias de corrupção, o presidente clamou a população para protestar nas ruas e manifestar apoio ao governo. Ao contrário do que esperava, as palavras de ordem foram contra o governo. Veja mais sobre a moeda a seguir.

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)

Descrição: O exemplar mostra em seu reverso o ano de cunhagem (1992), o valor facial (100 CRUZEIROS)  e a palavra BRASIL. O anverso mostra um peixe-boi marinho.

Peixe-boi: mamífero marinho pertencente à ordem dos Sirênios, que possui um nicho ecológico muito diversificado, utilizando-se de vegetais para sua alimentação e tendo sua distribuição relacionada a ambientes rasos de rios, estuários  e mares. O peixe-boi é integrante da família Trichechidae. No Brasil podemos encontrar duas formas do peixe boi, uma delas é o peixe-boi marinho (Trichechus manatus), tendo sua distribuição conhecida desde a região costeira da Flórida (EUA), Grandes Antilhas, México, América Central e presente também no nordeste brasileiro. A outra forma seria o peixe-boi amazônico (Trichechus inunguis), ocorrendo dentro do sistema fluvial do Rio Amazonas.
Peixe-boi marinho

Fonte: Infoescola

segunda-feira, 9 de março de 2015

1 Grosz (2008) - Polônia

Bandeira da Polônia
História: A República da Polônia, é um país da Europa Central. Sua superfície total é de 312.683 km². A sua população é de mais de 38,5 milhões de habitantes, concentrados principalmente em grandes cidades como Cracóvia e a capital Varsóvia e um dos mais populosos Estados-membros da União Europeia. O primeiro Estado polaco foi criado em 966, com um território muito semelhante ao da moderna Polônia. Tornou-se um reino em 1025 e, em 1569, fortaleceu uma longa associação com o Grão-Ducado da Lituânia para criar a Comunidade Polaco-Lituana; esta associação desmoronou em 1795, e o território polaco foi dividido entre o Reino da Prússia, o Império da Rússia e a Áustria. O país recuperou sua independência como a Segunda República Polaca em 1918 após a Primeira Guerra Mundial, mas foi ocupada pela Alemanha Nazista e pela União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial. Durante o período de invasão, o país perdeu cerca de 6 milhões de cidadãos, emergindo anos depois como a República Popular da Polônia, dentro do Bloco do Leste, sob forte influência soviética. Em 1989, o governo comunista foi derrubado e a Polônia inaugurou a fase informalmente conhecida como "Terceira República Polaca". Atualmente, a Polônia é uma democracia liberal, membro da União Europeia, da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e da OMC (Organização Mundial do Comércio). A moeda corrente na Polônia é o Złoty, que se divide em 100 Groszy. Veja o exemplar abaixo:

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)
Brasão de armas polonês
Descrição: O exemplar abaixo mostra, em seu reverso, a inscrição de valor (1 GROSZ), ladeada por uma folha de carvalho. O reverso mostra a inscrição "RZECZPOSPOLITA POLSKA", que significa "República da Polônia", a água representada no brasão de armas e o ano de cunhagem (2008).


Brasão de Armas: Este é o Szeliga, um dos brasões de armas da Polônia. Este brasão foi utilizado por diversas famílias polacas durante o período da República das Duas Nações (período em que a Polônia e a Lituânia estiveram numa só república). Este período foi o da Primeira República da Polônia. A figura da Águia Branca é o símbolo mais antigo, contudo não heráldico da Polônia. Este símbolo é visível na moeda do Rei Boleslaw, o Bravo (mais ou menos no ano 1000). A figura desta forma heráldica, ou seja, sob forma de brasão aparece pela primeira vez no escudo do rei Kazimierz II, o Justo (por volta do ano 1177), no entanto não se sabe se foi criado ou herdado por ele. As pinturas mais antigas trazem a águia coroada como brasão de armas do rei polaco.

Folha de carvalho
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...