terça-feira, 29 de outubro de 2013

50 Kobo (1991) - Nigéria

Bandeira da Nigéria
História e descrição: A República Federal da Nigéria (veja localização) é um país localizado na África Ocidental. Constitui-se em uma República Constitucional Federal. É o país mais populoso do continente africano e o país com a maior população negra. O termo "Nigéria" é a junção das palavras Níger (o rio) e Área. O império Kanem-Bornu dominou a região por 600 anos, onde houve inclusive contato com os europeus. Entre os séculos XVII e XIX a região ficou sob domínio do Império Islâmico. Em 1901 se tornou um protetorado britânico e, em 1914, uma colônia. Em 1960, a Nigéria teve sua independência reconhecida. Entre as décadas de 1960 e 1980, o país passou por diversos golpes de estado, inclusive com um regime militar entre 1983 e 1993. Atualmente a frágil democracia nigeriana procura se restabelecer. A moeda corrente na Nigéria é o Naira (₦), dividido em 100 kobo. O exemplar abaixo mostra, em seu reverso, a inscrição de valor (50 Kobo) e duas espigas de milho, já que o país é um grande produtor. No anverso há o Brasão de Armas nigeriano, o ano de cunhagem (1991) e o nome do país. 

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)
Brasão de Armas da Nigéria
Brasão de Armas: O brasão de armas da Nigéria tem um escudo preto com duas listras brancas que se juntam, como a letra Y. Estas representam os dois principais rios que atravessam a Nigéria: o rio Benue e o rio Níger. O preto do escudo representa a boa terra, enquanto os dois cavalos de cada lado representam a dignidade. A águia representa a força, enquanto as bandas verdes e brancas, na parte superior do escudo, representam os ricos terrenos agrícolas do país. As flores amarelas na base (incorretamente mostradas de vermelho na imagem) são costo spectabilis, a flor nacional da Nigéria.

PS: Parte desse texto está em outras postagens sobre a Nigéria.

Fonte: Wikipédia

terça-feira, 15 de outubro de 2013

5 Yens (1976) - Japão

Bandeira do Japão
Xogunato: regime feudal existente no Japão (veja localização) desde a era moderna. Possuía características semelhantes ao feudalismo europeu, como a propriedade rural e a servidão, mas com características orientais. O Xogum era proprietário rural e chefe militar. Devia obediência ao imperador, mas seus comandados o obedeciam. Na prática, o poder dos imperadores era meramente formal, sendo que os xoguns exerciam de fato o poder. Os samurais fiéis ao xogum também eram recompensados com terras. Veja o exemplar abaixo:

Reverso (acervo pessoal)

Anverso (acervo pessoal)


Descrição: A moeda acima mostra, em seu reverso, a indicação do valor (5) e a referência com a era em que foi cunhada. O anverso mostra uma espiga de arroz, água e uma engrenagem. O arroz é um dos principais . A expressão "Cinco Yens" em japonês (go-en) tem a mesma fonética da palavra "destino".  Por isso muitas pessoas a consideram uma moeda de boa sorte e as oferecem em templos e santuários. Há também a inscrição do valor (円) e a palavra Japão (日本国).

Curiosidade: A datação de moedas japonesas não segue o calendário ocidental, como no caso de algumas moedas chinesas. A datação se dá pela quantidade de anos que um imperador está no poder. Veja o quadro abaixo:

Japão moderno (1868-presente) 明治時代以降
Ano 1KanjiRomanizaçãoNotas
1868明治MeijiImperador Meiji, 1868-1912.
1912大正TaishōImperador Taishō, 1912-1926.
1926昭和ShōwaImperador Shōwa, 1926-1989.
1989平成HeiseiAkihito, 1989-presente (atual imperador).

Além disso é necessário interpretar o número, veja abaixo os numerais japoneses:


Sashimi, elemento da culinária japonesa
1. 一 ichi (se lê “iti”)
2. 二 ni
3. 三 san
4. 四 shi ou yon
5. 五 go
6. 六 roku (o “ro” se lê como em “couro”, 

não como em “carro”)
7. 七 shichi (se lê “shiti”) ou nana
8. 八 hachi (se lê “hati”)
9. 九 kyuu ou ku

10. 十 juu

No caso da moeda acima pode-se ver a inscrição (五十), onde há os números 5 e o 10. Nesse caso faz-se a multiplicação do 10 e do 5 totalizando 50. Há, no reverso do exemplar mostrado, a seguinte inscrição 昭和五十年 (50 anos da era Shōwa), que equivalem a 1976 no calendário gregoriano.

Conheça mais sobre a história do Japão.

Fonte: WikipédiaLia Fugita e Fórum de Numismática

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Quarter Dollar (1967) - Estados Unidos

Bandeira dos Estados Unidos
História: Os Estados Unidos da América (veja localização) são uma república constitucional federal, localizada na América do Norte. Possui a área de 9,3 milhões de km². Essa nação teve início com 13 colônias inglesas. As crescentes tensões entre os colonos e a metrópole fez com que essas colônias se rebelassem e declarassem independência em 4 de julho de 1776. A expansão territorial rumo a Oeste causou um genocídio indígena. Os estados do norte aboliram a escravidão entre 1780 e 1804, enquanto os estados do sul mantiveram essa forma de trabalho. A diferença entre os estados abolicionistas e escravistas ficou evidente quando o republicano Abraham Lincoln, abolicionista convicto, foi eleito presidente. Os estados escravistas declararam sua secessão, que levou o país a uma guerra civil entre 1861 e 1865. Ao fim do conflito, afro-americanos foram libertados e tiveram direito a voto. Durante o século XIX os EUA compraram o Alasca da Rússia (1867) e anexaram o Havaí (1898). Durante o século XX a nação se firmou como a maior potência econômica do planeta.

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)
Descrição: A moeda corrente nos estados unidos é o Dólar, que é dividido em 100 cents. O exemplar abaixo tem o valor de 25¢ e recebe a nomenclatura de Quarter Dollar (um quarto de dólar). Seu reverso mostra a inscrição "UNITED STATES OF AMERICA",  a inscrição em latim "E PLURIBUS UNUM" (De todos, um), a Águia Careca, com as asas extendidas e a inscrição do seu valor. O Anverso mostra as inscrições "LIBERTY" (Liberdade) e "IN GOD WE TRUST" (Nós confiamos em Deus) e a efígie de George Washington.

Águia Careca
Água Careca: É uma ave nativa da América do Norte e símbolo nacional dos Estados Unidos. Possui um comprimento de 1,1m e a envergadura pode chegar a 2,5m. Suas asas são quadrangulares. Vive principalmente perto do mar, de rios e lagos, desde o Alasca e a parte ártica do Canadá até o golfo do México.

George Washington
George Washington (1732 - 1799) foi o primeiro presidente dos Estados Unidos e comandante na Guerra de independência (1775 - 1783). Em sua juventude participou ativamente das guerras contra os franceses e indígenas. Deixou  exército em 1758 e se casou com uma viúva (Martha Washington) no ano seguinte. Em seguida, se mudou para Virginia com sua família e passou a viver do plantio de tabaco em sua fazenda. Washington participou das revoltas contra os ingleses estimulando ataques ocasionais. O destaque na luta pela independência fez com que o Congresso estadunidense o elegesse o primeiro presidente dos EUA. Foi reeleito e recusou um terceiro mandato. Em seu governo apoiou a constituição de 1789 e inaugurou a nova capital, batizada em sua homenagem em 1793. Praticou também uma política de desenvolvimento econômico. Washington faleceu em 14 de dezembro de 1799 possivelmente de amigdalite. Sua imagem é um dos símbolos dos Estados Unidos. Seu busto está esculpido no Monte Rushmore, juntamente com Theodore Roosevelt, Thomas Jefferson e Abraham Lincoln.

Monte Hushmore, em Dakota do Sul
Fonte: Wikipédia

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

1 Real - Centenário JK (2002)

Moeda Comemorativa JK
História e descrição: O Banco Central do Brasil lançou em 12 de setembro de 2002 moedas de R$ 1,00, com motivo alusivo à celebração do centenário de nascimento de Juscelino Kubitschek de Oliveira na quantidade limitada a 50 milhões de peças, que entraram em circulação ao longo de 2002. O exemplar possui em seu reverso, assim como a moeda de 1 real em circulação, as mesmas características, onde pode ser visto um grafismo indígena, a constelação do cruzeiro do sul, presente no pavilhão nacional e seu valor facial e ano de cunhagem. O anverso, há o motivo composto com a imagem de JK e a inscrição "Centenário Juscelino Kubitschek", além de desenho alusivo às colunas do Palácio do Alvorada, uma das construções mais representativas da cidade de Brasília.

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal) 

Juscelino Kubitschek
Personagem: Juscelino Kubitschek de Oliveira (1902 - 1976) foi médico, militar e político brasileiro. Foi prefeito de Belo Horizonte (1940 - 1945), governador de Minas Gerais (1951 - 1955) e o 21º presidente do Brasil (1956 - 1960). Foi o primeiro presidente nascido no século XX. Foi o responsável por trazer para o centro do país a nova capital federal, Brasília, executando um antigo projeto previsto em três constituições (1891, 1934 e 1946) para promover o desenvolvimento do interior e melhor integração entre as regiões. Em seu governo, o Brasil passou por um período de desenvolvimento econômico e estabilidade política, o que aumentou a confiança dos brasileiros em sua figura. O maior projeto de JK em seu governo foi o plano de metas, que tinha o lema "Cinquenta Anos em Cinco". O plano tinha 31 metas divididas em cinco grupos: Energia, Transportes, Alimentação, Indústria de base, Educação, e a meta principal ou meta-síntese: Brasília, que foi construída em apenas 41 meses, antes do prazo previsto. Sua morte ocorreu em 22 de agosto de 1976 em um acidente automobilístico no km 328 da rodovia Presidente Dutra. Mais de 300 mil pessoas compareceram ao seu funeral em Brasília. Seus restos mortais repousam no Memorial JK, construído em 1981, em Brasília.

Memorial JK, em Brasília
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...