Bandeira do México |
História: Estados Unidos Mexicanos (veja localização) é um país localizado na América do Norte. Possui uma área de 2 milhões de km². A região foi ocupada por diversas civilizações avançadas como Olmecas, Toltecas, Maias e Astecas. A ocupação da região se dá por volta de 21 mil anos atrás. Muitas civilizações pré colombianas floresceram 4 mil anos da chegada dos europeus no fim do século XV. Essas civilizações eram muito avançadas em diversos ramos como arquitetura (na construção de templos e pirâmides), matemática, astronomia, medicina e teologia. A capital asteca, Teotihuacan, tinha 150 mil habitantes, mais que Sevilha, a maior cidade espanhola no período das navegações. Uma característica do povo Asteca era o grande número de sacrifícios humanos. Estima-se que a população na região do atual México era de 6 a 25 milhões de habitantes. A moeda mexicana é o Peso desde 1535. Foi a moeda oficial da América do Norte até 1911, quando os Estados Unidos começam a usar o Dólar. Veja o exemplar abaixo:
Reverso (acervo pessoal) |
Anverso (acervo pessoal) |
Descrição: o exemplar acima mostra, em seu reverso, o valor facial ($ 10), o ano de cunhagem (1987) e a imagem de Miguel Hidalgo. O anverso mostra o brasão de armas mexicano ladeado pela frase ESTADOS UNIDOS MEXICANOS.
Miguel Hidalgo y Costilla |
Personagem: Miguel Gregorio Antonio Ignacio Hidalgo y Costilla Gallaga Mondarte Villaseñor (1758 - 1811) foi um religioso liberal e é considerado o pai da nação mexicana. É o iniciador da independência do México. Aos 25 anos é ordenado sacerdote e aos 39 é nomeado reitor do Colégio de San Nicolás e passa a estudar teorias liberais que revolucionaram a Europa na época. É removido do seu cargo, por pressão das hierarquias eclesiásticas e se torna pároco nas paróquias de Colima, San Felipe Torres Mochas e Dolores (no estado de Guanajuanato). Instrui e forma os indígenas. Ensina-lhes apicultura, cultivo da vinha e criação do bicho da seda. Por sua popularidade é convidado em 1810 a participar de uma conspiração pela independência mexicana. Após liderar várias tropas, é traído e preso. É julgado e fuzilado em 30 de junho de 1811. Em sua honra é um estado que leva seu nome (Hidalgo).
Brasão de Armas |
Brasão de Armas Mexicano: O Brasão mexicano possui um história interessante. A imagem representada é uma profecia feita pelos Astecas, que segundo instrução dos deuses, deveriam se fixar em um lugar onde avistassem um águia pousada em um cacto, devorando uma serpente. Ao avistar a águia da mesma forma que foi prevista, os Astecas se fixaram no lago de Texoco, posteriormente drenado pelos espanhóis. As ramas carregadas de frutos tenros que adornam o brasão na parte inferior em forma de crescente para cima rodeando-o, uma de azinheira à esquerda e outra de louro à direita - representando o Martírio e a Vitória dos que deram a vida pela pátria mexicana, são enlaçadas por uma faixa listrada com as três cores da Bandeira do México.
PS: Parte desse texto encontra-se em outras postagens sobre o México.
PS: Parte desse texto encontra-se em outras postagens sobre o México.
Fonte: Wikipédia
been interessante parabens mtt informativoo
ResponderExcluirclikei no anuncio espero que retribuua vllw
http://corpo-definido.blogspot.com/
Nossa, adorei conhecer a história de mais uma moeda...
ResponderExcluirhttp://lollyoliver.wordpress.com/
Um blog informativo...interessante, gostei!
ResponderExcluirAbraços.
mais informação, muito boa a postagem
ResponderExcluirCara, muito legal teu blog!Vou visita-lo mais vezes!
ResponderExcluirMuito bacana!! Adore aprender sobre outras culturas!!
ResponderExcluirSempre bom aprender mais e mais. Gostei.
ResponderExcluirSempre é bom aprender mais e aumentar seu conhecimento! Amei!
ResponderExcluirhttp://lollyoliver.wordpress.com/
Blog muito legal e criativo! Passarei por aqui outras vezes.. Parabéns!
ResponderExcluirgosto muito desse blog hem :D http://bloggdoanonino.blogspot.com.br
ResponderExcluir