domingo, 25 de agosto de 2013

10 Euro Cents (1999) - Espanha

Bandeira da União Europeia
História: A Zona Euro é composta pelos seguintes países da União Europeia, que adotaram a moeda comum: Alemanha, ÁustriaBélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal, prevendo-se que com a expansão da União Europeia alguns dos aderentes mais recentes possam nos próximos anos partilhar também o euro como moeda oficial. O governo dinamarquês anunciou no seu programa de 22 de Novembro de 2007 a sua intenção de organizar um referendo sobre a entrada do país na Zona Euro. Alguns pequenos não praticavam políticas de moeda própria usam também o euro: Andorra, Mônaco, São Marino e Vaticano. Montenegro também utiliza o euro como sua moeda oficial. Também no Kosovo, o euro passou a circular mesmo antes da sua declaração de independência.

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)


Miguel de Cervantes
DescriçãoO exemplar acima mostra, em seu reverso, um lado comum, europeu, mostrando o valor da moeda (10 cents) e, em ser anverso, seu ano de cunhagem (2002), doze estrelas (na mesma posição da bandeira da UE), que representam os doze países da antiga Comunidade Econômica Europeia (FrançaItáliaAlemanha OcidentalBélgicaPaíses Baixos, Luxemburgo, Reino Unido, Irlanda, Dinamarca, Grécia, Portugal e Espanha) e o escritor Miguel de Cervantes.


Personagem: Miguel de Cervantes Saavedra (1547 - 1616) foi considerado o primeiro romancista moderno. Sua obra prima,  Dom Quixote, foi lançada em dois períodos: em 1605 publica a primeira parte de sua principal obra: O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha. A segunda parte aparece em 1615: O engenhoso cavaleiro dom Quixote de La Mancha. Na data da sua morte (23 de abril) é comemorado o dia do livro na Espanha.

Representação de Dom Quixote
Ps: Parte desse texto se encontra em outras postagens sobre a Espanha.
Fonte: Wikipédia

8 comentários:

  1. Amei a ideia de seu blog! Adorei a homenagem a Cervantes no 10 cents europeu! Sabe que a cor e a carinha da moeda até lembram os nossos 10 centavos de real? Beijos e muito sucesso no blog!

    ResponderExcluir
  2. coleciono moedas de vários paises
    o euro e a libra são muito diferente

    ResponderExcluir
  3. Acho Cervantes show e vendo que foi homenagiado com uma moeda é bacana consideram-o.

    abraços

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho uma moeda 10 euro cent 1999 de carvantes

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho uma moeda 10 euro cent 1999 de carvantes

    ResponderExcluir
  6. eu tenho uma moeda de 20 cent. 1999 espanha cervantes

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho uma com anverso inverso, qual seria valor?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...