quinta-feira, 26 de setembro de 2013

1 Cent (1976) - Canadá

Bandeira do Canadá
História: O Canadá (veja localização) é um país que ocupa boa parte da América do Norte. Possui uma área de 9,9 mi de km². É o segundo maior país do mundo em extensão territorial. É uma democracia parlamentar e monarquia. Seu território é ocupado por povos aborígenes há milênios. A partir do século XV, expedições britânicas e francesas se estabeleceram na costa canadense. Após a guerra dos sete anos, em 1763, o Canadá passou a  ser uma província do Reino Unido. Sua independência se deu em 1º de julho de 1867, no entanto, a total autonomia política se deu apenas em 1931 com o Estatuto de Westminster. A atual bandeira canadense foi adotada em 1967, em virtude do centenário da independência. Veja o exemplar abaixo:

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)

Bordo Vermelho
Descrição: A moeda acima mostra, em seu reverso, a inscrição do valor (1 cent) e "Canada", ano de cunhagem (1976), a folha de Bordo Vermelho, presente na bandeira canadense. O reverso mostra a Rainha da Inglaterra Elizabeth II e a inscrição "D. G. Regina", abreviação de Dei Gratia Regina, que traduzido do Latim significa "Pela Graça de Deus, Rainha".

Rainha Elizabeth II
Personagem: Elizabeth Alexandra Mary (1926 - ), também conhecida como Elizabeth II ou Isabel II, é a monarca e chefe de estado do Reino Unido da Grã Bretanha e da Irlanda do Norte, Antígua e Barbuda, Austrália, Bahamas, Barbados, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Ilhas Salomão e Tuvalu. É também chefe da comunidade Britânica e governante suprema da Igreja Anglicana. Seu reinado acontece desde 6 de fevereiro de 1952, com a morte de seu pai George VI. Após sua coroação, foi a primeira monarca a visitar Austrália e Nova Zelândia. Presenciou alguns escândalos, principalmente sobre o conturbado casamento entre seu filho, o príncipe Carlos (ou Charles) e Diana. Como trineta da Rainha Vitória, a Rainha Isabel tem parentesco com chefes de Estados da maioria das casas reais da Europa e com os Imperadores do Brasil. Ela é prima de Alberto II da Bélgica, Harald V da Noruega, Juan Carlos I da Espanha e Carlos XVI Gustavo da Suécia, também como os antigos reis Constantino II da Grécia e Miguel da Romênia, além das antigas casas reais da Prússia/Alemanha e Rússia.

PS: Parte desse texto encontra-se em outras postagens sobre o Canadá.
Fonte: Wikipédia

16 comentários:

  1. eu curto muito o Canada!!!
    mas eu admiro mais a Russia :D!!!

    ResponderExcluir
  2. blog bem informativo ^^
    ta de parabens

    http://meupequenoeinutilmundo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Sempre tive vontade de conhecer o Canadá, sempre me passou a imagem de um Ótimo país
    PARABÉNS
    Vote nos Melhores do Ano / MDA - 2011
    http://cantinhocomtudo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. GOsto muito de moedas tbm. Muito legal

    ResponderExcluir
  5. sempre quis ter uma coleção, mas nunca levo muito a sério rsrs. andei pensando ultimamente em colecionar moedas de países diversos... e hj me deparo c/ um post sobre moedas rsrs. pode ser um sinal :)

    ResponderExcluir
  6. Gostei do seu blgo, é bem diferente, nunca que vi algum que tratasse de assuntos assim. Sucessso.

    ResponderExcluir
  7. Quando eu era criança queria colecionar moedas. Tinha um monte em casa e achava o máximo... eram moedas sem valor, digamos valooooor mesmo, rs.
    Não esqueci tive curiosidade com outros também.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. LEGAL ESSA MOEDA..A IMAGEN DA BANDEIRA MOSTRA ATE MAIS QUE O VALOR..LEGAL..BONITA!!..ESSA VALE A PENA TER PRA COLECIONAR!!..

    SUCESSO..ABRAÇO!!

    http://www.ipinformundo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Cara que foda seu blog, meu vô colocionava moedas, depois passou pra mim,não sou o que posso dizer colecionador,pois nao corro atras de moedas,mas sempre que tenho ao portunidade de arranjar uma nova eu panho.
    muito legal seu blog mesmo vi moedas aqui que nem sabia que existia...
    quando puder vesite o meu blog tbm:
    http://ipirados.blogspot.com/
    Abração

    ResponderExcluir
  10. nunca tinha visto esta historia, boa postagem.. :D

    ResponderExcluir
  11. Meio sem graça a moeda =/ Já vi algumas aqui mais bonitas.

    ResponderExcluir
  12. um otimo blog, informação sobre o assunto fluindo facilmente, apesar de ser um assunto pouco usual para a maioria das pessoas, para quem tem interesse por tal área, um otimo blog

    http://bonecozumbie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Adorei, muito bom!
    http://lollyoliver.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...