Bandeira da Venezuela |
História: A República Bolivariana da Venezuela (veja localização) é um país localizado na América do Sul. Sua principal riqueza é o petróleo. A colonização espanhola naquela região se deu após 1520. Em 1567 a cidade de Caracas foi fundada e em pouco tempo se tornou um importante centro comercial. Após várias tentativas frustradas de independência, ela chega em 1821, com a formação da Grande Colômbia (Colômbia, Venezuela, Equador e Panamá). Após a morte de Simón Bolívar, herói da independência na região, a Venezuela se desliga da Grande Colômbia. O século XX foi marcado por governos autoritários e golpes de Estado. O início do século XXI tem como destaque o governo de Hugo Chavez, que está no poder há mais de uma década. Veja o exemplar abaixo:
Reverso (acervo pessoal) |
Anverso (acervo pessoal) |
Descrição: A moeda mostra, em seu reverso, a inscrição de valor (5 cêntimos), oito estrelas (conforme a bandeira) e que representam sete províncias que assinaram o ato de independência e a oitava estrela foi acrescentada em 2006. O reverso mostra o ano de cunhagem (2007), a inscrição "REPUBLICA BOLIVARIANA DE VENEZUELA" e o Brasão de Armas venezuelano.
Brasão de Armas |
Brasão de Armas: o atual Brasão é praticamente o mesmo usado desde 18 de abril de 1836. É composto por um escudo dividido em três quartéis (ou partes). O quartel da direita é vermelho e contém um feixe de espigas, que simbolizam a união dos estados da República e a riqueza da nação. O quartel da esquerda é amarelo, apresentando armas (lança e espadas) e dois pavilhões nacionais entrelaçados por uma coroa de louro, representando o triunfo alcançado durante a Guerra de Independência do país. O terceiro quartel é azul e ocupa a parte inferior do escudo, nele figurando um cavalo branco indomado, símbolo da liberdade e da independência. Como timbre o escudo tem duas cornucópias, que derramam frutos e flores do país. O escudo encontra-se rodeado à direita por um ramo de oliveira (alusão à paz) e à esquerda por um ramo de palmeira (alusão à virtude), estando estes atados na parte inferior por uma fita composta pelas cores da bandeira nacional. Na parte azul da fita podem ser lidas as seguintes inscrições a dourado: à direita do escudo, 19 de Abril de 1810, Independencia; à esquerda, 20 de Febrero de 1859, Federación, e ao centro República de Venezuela. Em 2006 sofreu algumas alterações.
Fonte: Wikipédia
como sempre mt bom o blog
ResponderExcluirrs
http://www.hrdoblush.com/
Muito legal!
ResponderExcluirhttp://luzrasteirinhas.blogspot.com/p/nossos-produtos.html
legal.. eu sempre achei legal colecionar moedas.. mas eu teria mto trabalho para conseguir colecionar.. a única moeda estrangeira que eu tenho é da Argentina..kk
ResponderExcluirmt masssa! gosteei
ResponderExcluirpreciso desse dinheiro
ResponderExcluirhttp://www.hrdoblush.com/
Eu colecionava moedas (na verdade eu agnhei uma coleção), mas axo que perdi. Eu tiha várias moedas do Brasil e uma da Grécia. Queria essa também!
ResponderExcluirhttp://oicarolina.wordpress.com/