Exemplar: As cédulas de dois reais foram produzidas a partir de 2001 com a intensão de facilitar o troco e trouxeram novas medidas de segurança contra falsificações. Uma das principais mudanças é a marca d'água que passou a ser a figura da tartaruga. Possui as dimensões de 140 x 65mm e possui em seu reverso a Efígie da República sob a forma da uma estátua. O reverso possui a gravura de uma Tartaruga Marinha (Eretmochelys imbricata). O Tartaruga-de-pente é uma das cinco espécies encontradas no litoral brasileiro e atualmente seu estado de conservação é considerado crítico, com grande risco de extinção. Veja o exemplar abaixo:
Reverso |
Anverso |
Tartaruga-de-pente |
Tartaruga de Pente: É uma tartaruga marinha da família dos queloniídeos, encontrada em mares tropicais e sub tropicais. Encontra-se criticamente ameaçada de extinção. Possui uma carapaça de até 90 cm. Tem como habitat recifes de coral de águas costeiras rasas. Sua alimentação consiste em lulas, anêmonas, esponjas e camarões. Essas tartarugas se acasalam a cada dois anos. Após o acasalamento, as fêmeas vão à praia e enterram os ovos em um processo que pode durar toda a noite. Esse é o único momento em que essas tartarugas deixam o oceano. Após algumas semanas os filhotes nascem e vão ao mar. O que sobrevivem podem viver entre 30 e 50 anos.
Fonte: Wikipédia
Essa nota de 2 reais é bonita..será que um dia irao inventar as notas de 3?..haha..daki a uns 10 anos..haha..post legal..parabens
ResponderExcluirwww.ipinformundo.blogspot.com
Tenho 3 cédulas desta de 2 reais qual o valor para os colecionadores .dependendo posso vende- las .
ResponderExcluirTenho algumas notas destas sera tem algum valor .dependendo vender
ResponderExcluir