quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Cédula de 10 Reais (1994 - 2012)

Cédula de 10 Reais
Exemplar: A cédula de 10 reais foi lançada em 1º de julho de 1994, quando o plano real veio substituir a moeda em vigor (Cruzeiro Real). Foi a cédula mais emitida da história do Brasil, com a emissão de 7 bilhões de exemplares. Suas dimensões são 140 x 65mm e sua cor predominante é o carmim. O reverso mostra a Efígie da República, sob a forma de uma escultura e o reverso mostra a gravura de uma Arara (Ara chloroptera), ave típica da fauna brasileira. Entre 1994 e 1997 foi lançada a primeira estampa, com poucos itens de segurança. Por causa das recorrentes falsificações foi substituída por uma nova estampa, que possuía mais elementos de segurança, um papel mais fino e a marca d'água que passou a ser a bandeira nacional. Veja o exemplar abaixo:

Reverso
Anverso

Arara Vermelha
 Arara Vermelha: É uma ave psittaciforme da família Psittacidae. É uma das mais belas aves brasileiras, sendo comum encontrá-la no sul do país e na Argentina. Mede cerca de 90cm de comprimento e pesa aproximadamente 1,5kg. Possui coloração vermelha e sua face é decorada por linhas delgadas de penas vermelhas. A parte média das asas possui um tom esverdeado e a ponta das asas e do rabo é azul. Sua alimentação é basicamente de coquinhos e buriti. Durante o período de reprodução, as araras montam seus ninhos em pequenas grutas em penhascos e na falta dos mesmos o ninho é montado em ocos de árvores. Enquanto a fêmea choca os ovos, o macho é responsável por buscar o alimento. Os machos dessa espécie são fiéis e permanecem com a mesma fêmea por toda a vida. Cerca de 40% dos filhotes sobrevive e deixa o ninho. Costuma voar em bandos ou em pares. Habita a copa de florestas altas, florestas de galeria, campos com árvores isoladas, buritizais e até coqueirais. Seus hábitos são semelhantes ao de outras araras.






12 comentários:

  1. Muito interessante, mas eu achava mais legais as cédulas de cruzeiros!

    comenta la:
    http://errosxacertos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante havia coisas que não sabia! obrigada pelo comentario!

    ResponderExcluir
  3. Interessante a idéia do blog, e seguindo o que o outro disse acima sobre cruzeiro, recentemente achei algumas notas, será que dá troca no banco? hehehe

    ResponderExcluir
  4. PAGANDO A VISITA E DIZENDO QUE SEU BLOG É SHOW.
    www.portaldalinguainglesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Que legal! Boa iniciativa você teve como seu blog e esse post, parabéns continue assim! Beijos, da Lari e como tem na comunidade sem calotes!
    http://flashesd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. A nota plástica de 10$, saiu de circulação né? nunca mais eu vi! E nem ouvi falar também que ia parar de circular.

    ResponderExcluir
  7. A gente ficava brincando de amassar a nota plastica de R$10 quando éramos crianças porque ela não amassava. hahaha

    ResponderExcluir
  8. Aqui eu so vo aprendendo com as informaçóes valeu galera

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...