quarta-feira, 27 de julho de 2011

Moeda Comemorativa Centenário Carlos Drummond (2002)

Moeda comemorativa em prata
História: O escritor Carlos Drummond de Andrade ocupa lugar de destaque na literatura nacional, à qual legou uma obra de valor inestimável, marcada pela relevância intelectual e riqueza humana. Nascido em Itabira, Minas Gerais, Drummond se consagrou por meio de uma vitoriosa carreira literária, somente interrompida em 1987, com seu falecimento aos 84 anos. A obra de Drummond constitui parte importante do acervo cultural brasileiro, e segue ocupando papel significativo na vida cultural do país. Em face do seu alcance universal, a poesia  de Drummond é também veículo de difusão da cultura nacional no exterior, já que o escritor tem livros publicados em diversas línguas. Foi autorizada a cunhagem de 20 mil exemplares de prata e 5 mil em ouro. Veja o exemplar abaixo:

Reverso em prata
Anverso em prata

Moeda comemorativa em ouro
Exemplares: O reverso da moeda de prata traz a imagem do poeta escrevendo, ladeada pela legenda "BRASIL" e por ilustração de caneta bico-de-pena, onde se lê o valor facial (2 reais). Os anversos apresentam a autocaricatura de Drummond e a legenda "Carlos DRUMMOND de Andrade 1902 - 2002". O reverso da moeda de ouro traz a efígie do poeta, ladeada por ilustração de caneta bico-de-pena, onde se lê o valor facial (20 reais) e pela legenda "BRASIL".

Carlos Drummond de Andrade *1902 +1987

domingo, 24 de julho de 2011

5 Centésimos (1993) - Panamá

Bandeira do Panamá
História: A República do Panamá (veja localização) é um país localizado na América Central. Possui uma área de 75,5 mil km². A região foi descoberta pelos europeus em 1501 por Rodrigo de Bastidas, contudo, somente em 1513 a região foi explorada por Vasco Nuñez de Balboa. No século XVIII, o Panamá passou a fazer parte do vice-reinado de Nova Granada. Obteve a independência da Espanha em 1821 como província da Grã Colômbia. A região somente se tornou independente em 1903, como protetorado dos Estados Unidos que ajudaram o Panamá na luta pela separação em troca da construção de um canal que, a partir de 1913, ligaria os oceanos Atlântico e Pacífico. Atualmente, cerca de 5% do comércio mundial atravessa os 81 km de travessia. A moeda corrente no Panamá é o Balboa, em homenagem ao navegador que primeiro explorou a região. Cada Balboa equivale a 1 dólar estadunidense. Os Balboas podem ser livremente trocados por dólares. Veja o exemplar abaixo:

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)
Descrição: A moeda acima mostra, em seu reverso, a inscrição do valor (5 CENTÉSIMOS DE BALBOA). O anverso apresenta a inscrição "REPÚBLICA DE PANAMÁ", seu ano de cunhagem (1993) e o brasão de armas panamenho.

Brasão de Armas do Panamá
Brasão de Armas: O brasão panamenho mostra um escudo que possui no centro o Istmo do Panamá (região aonde fica o canal). Aparece nesse espaço o sol a se pôr, a lua a surgir e os dois oceanos (atlântico e pacífico) representando a hora da declaração de independência. Acima há um campo prata, onde uma espada e um fuzil estão pendurados, o que representa o fim da guerra civil. No campo ouro, o machado e a pá representam a força de trabalho. Abaixo há uma cornucópia, símbolo da riqueza e a roda alada, símbolo do progresso. Acima há uma águia com a cabeça voltada para a esquerda, que tem na ponta do bico uma faixa prata contendo os dizeres "PRO MUNDI BENEFICIO" (Para o benefício do mundo). Acima da água há nove estrelas que representam as províncias. Atrás do escudo há acessórios decorativos que mostram a bandeira panamenha recolhida.

PS: Parte desse texto encontra-se em outras postagens sobre o Panamá.
Fonte: Wikipédia

segunda-feira, 11 de julho de 2011

50 Euro Cents (2000) - Espanha

Bandeira da União Europeia
História: A Zona Euro é composta pelos seguintes países da União Europeia, que adotaram a moeda comum: Alemanha, ÁustriaBélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal, prevendo-se que com a expansão da União Europeia alguns dos aderentes mais recentes possam nos próximos anos partilhar também o euro como moeda oficial. O governo dinamarquês anunciou no seu programa de 22 de Novembro de 2007 a sua intenção de organizar um referendo sobre a entrada do país na Zona Euro. Alguns pequenos não praticavam políticas de moeda própria usam também o euro: Andorra, Mônaco, São Marino e Vaticano. Montenegro também utiliza o euro como sua moeda oficial. Também no Kosovo, o euro passou a circular mesmo antes da sua declaração de independência.

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)


Miguel de Cervantes
DescriçãoO exemplar acima mostra, em seu reverso, um lado comum, europeu, mostrando o valor da moeda (10 cents) e, em ser anverso, seu ano de cunhagem (2002), doze estrelas (na mesma posição da bandeira da UE), que representam os doze países da antiga Comunidade Econômica Europeia (França, ItáliaAlemanha OcidentalBélgicaPaíses Baixos, Luxemburgo, Reino Unido, Irlanda, Dinamarca, Grécia, Portugal e Espanha) e a efígie do escritor Miguel de Cervantes.


Miguel de Cervantes (1547 - 1616) foi considerado o primeiro romancista moderno. Sua obra prima,  Dom Quixote, foi lançada em dois períodos: em 1605 publica a primeira parte de sua principal obra: O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha. A segunda parte aparece em 1615: O engenhoso cavaleiro dom Quixote de La Mancha. Na data da sua morte (23 de abril) é comemorado o dia do livro na Espanha.

Representação de Dom Quixote

Fonte: Wikipédia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...