quarta-feira, 4 de maio de 2011

10 Centavos (1993) - Argentina

Bandeira da Argentina
História: a República Argentina  (veja localização) é o segundo maior país da América do Sul, com quase 2,8 milhões de km². Seu sistema de governo é a República Presidencialista. Possui um bom desenvolvimento econômico e é grande potência econômica na região. Nas últimas décadas houve uma disputa pelas ilhas Malvinas (Falkland), que culminou em um conflito ocorrido no ano de 1982 contra a Inglaterra, com derrota argentina. O nome do país vem da nomenclatura em latim para prata Argentum. O termo Argentina era originalmente aplicado para descrever também as regiões do Paraguai, Uruguai e parte do Rio Grande do Sul. Vale lembrar da rivalidade com o Brasil, principalmente no futebol. O exemplar está abaixo.

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)


Brasão de Armas argentino
Descrição e Brasão de Armas: A moeda corrente na argentina é o peso argentino. O exemplar apresentado, ainda em circulação, mostra em seu reverso o valor (10 centavos) e o ano de cunhagem (1993) circundados por um círculo pontilhado. O anverso mostra as inscrições "República Argentina" e "En Unión y Liberdad" (Em união e liberdade) e seu brasão de armas, também circundado por um círculo pontilhado. O atual Brasão de Armas foi estabelecido em 1944. No topo está o sol de maio, famoso símbolo argentino, também presente na famosa bandeira, que simboliza a ascensão argentina. As mãos unidas simbolizam a união das províncias argentinas. As mãos segurando uma lança simbolizam a liberdade, representada pelo barrete frígio (usado na tomada da Bastilha). As cores azul e branca representam o povo argentino e os louros, a vitória.

PS: Parte desse texto está presente em outras postagens sobre a Argentina.
Fonte: Wikipédia

4 comentários:

  1. Muito legal o teu blog cara.
    PARABÉÉNS
    Vote nos Melhores do Ano / MDA - 2011
    http://cantinhocomtudo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Cara, é verdade que tem um país em que a moeda tem o picachu no verso? Mito ou realidade?

    ResponderExcluir
  3. não entendi muito bem... mas para quem se interessa no assunto, digo ser bem interessante... parabéns, ótimo blog!

    ResponderExcluir
  4. Eu por acaso tenho essa moeda guardado um tempinho na minha carteira, achava interessante ela...sera que vale algo???rs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...