quarta-feira, 30 de março de 2011

Personagens das Moedas Atuais - Dom Pedro I

Moeda de 10 centavos
A atual moeda de dez centavos possui o diâmetro de 20mm e tem massa de 4,8g. Seu material é aço revestido de cobre. Seu anverso possui a efígie de D. Pedro I e cena alusiva à independência do Brasil, ocorrida em 7 de setembro de 1822. No reverso pode ser visto à esquerda, linhas diagonais de fundo dão destaque ao dístico correspondente ao valor facial, seguido dos dísticos "centavos" e o correspondente ao ano de cunhagem. Com vocês o personagem do dia: D. Pedro I.

Dom Pedro I
Personagem: Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon (1798 - 1834) foi o primeiro Imperador do Brasil e considerado o heroi da independência. Chegou ao Brasil juntamente com a família real, com destaque para seus pais (o príncipe regente de Portugal D. João VI e a princesa Carlota Joaquina) e sua avó a rainha D. Maria I (a louca). No Brasil se casou com a Princesa Leopoldina e, após a morte da esposa com D. Amélia. Colecionava amantes, mas a sua preferida era certamente Domitila de Castro, que em 1826 recebeu o título de Marquesa de Santos. O reinado de D. Pedro, após a independência do Brasil em 1822, foi marcado pela primeira constituição (de 1824), pela perda da Cisplatina (atual Uruguai). Abdicou ao trono brasileiro em favor de seu filho Pedro de Alcântara, com apenas cinco anos, para que sua filha mais velha, Maria da Glória, se tornasse Rainha de Portugal. Ao todo teve 18 filhos oficiais. Faleceu aos 35 anos de tuberculose na mesma cama em que nasceu, no Palácio de Queluz, em Lisboa. Em 1972, na comemoração do sesquicentenário da independência, seus restos mortais foram trazidos para São Paulo e repousam no Museu do Ipiranga.

D. Leopoldina, D. Amélia e Domitila de Castro


Independência ou Morte, de Pedro Américo
Curiosidade: A cena da independência, eternizada no quadro Independência ou Morte de Pedro Américo (1843 - 1905), não ocorreu daquela forma. A viagem que o então príncipe regente fazia (de Santos a São Paulo) era feita por mulas. Os dragões da independência retratados não existiam, visto que o Brasil ainda era uma colônia. A roupa de gala vestida por D. Pedro não era adequada à viagens. O quadro foi pintado em 1888 e o autor sequer havia nascido quando o fato ocorreu.
Fonte: Wikipédia

quinta-feira, 24 de março de 2011

Personagens das Moedas Atuais - Tiradentes

Moeda de 5 centavos
A moeda de cinco centavos em circulação desde 1998 é atualmente a mais barata moeda em circulação no país. Seu tamanho é de 22mm, com peso de 4,1g e seu material é semelhante ao da moeda de um centavo. Seu anverso mostra a efígie de Tiradentes. Sua imagem está ladeada pelo dístico "Brasil" e por motivos alusivos à Inconfidência Mineira - o triângulo da bandeira dos inconfidentes, sobreposto por pássaro que representa a liberdade e a paz. Com vocês o personagem do dia: Tiradentes.

Tiradentes
Personagem: Joaquim José da Silva Xavier (1746 - 1792) foi dentista, tropeiro, militar e ativista político que foi enforcado por causar agitação contra o governo de Portugal, por meio da inconfidência mineira. Atualmente é heroi nacional, graças aos ideiais positivistas da primeira República. Tiradentes foi condenado à forca. Executado e esquartejado, com seu sangue se lavrou a certidão de que estava cumprida a sentença, tendo sido declarados infames a sua memória e os seus descendentes. Sua cabeça foi erguida em um poste em Vila Rica, tendo sido rapidamente cooptada e nunca mais localizada; os demais restos mortais foram distribuídos ao longo do Caminho Novo. Arrasaram a casa em que morava, jogando-se sal ao terreno para que nada lá germinasse. O dia de sua morte, 21 de abril, é o único feriado nacional dedicado a uma pessoa. Pode-se observar que a sua imagem se assemelha a de Jesus Cristo. Provavelmente ele foi retratado dessa forma para que fosse dada uma aparência messiânica. 


Bandeira de Minas Gerais
Curiosidade: A inscrição da bandeira de Minas Gerais, que também era a mesma dos inconfidentes. Em torno do tal triângulo, estava escrito em latim: LIBERTAS QUÆ SERA TAMEN. (muitas vezes traduzido como "Liberdade ainda que tardia"). Tal lema teria sido cunhado pelo inconfidente Alvarenga Peixoto, a partir da mutilação de um verso das Bucólicas do poeta latino Virgílio, nas quais se encontra "Libertas quae sera tamen respexit inertem", que pode ser traduzido por "Liberdade, a qual, embora tarde, (me) viu inerte".


Fonte: Wikipédia

quarta-feira, 23 de março de 2011

Personagens das Moedas Atuais - Pedro Álvares Cabral

Moeda de 1 centavo
A segunda família da moeda de um centavo ficou em circulação de 1998 a 2004. A inflação "matou" seu valor, apesar de ainda ser aceita no mercado. Seu tamanho é de 17mm, com peso de 2,43g e seu material é aço revestido com cobre. O anverso da moeda possui a efígie de Pedro Álvares Cabral, ladeado por uma Nau que simboliza as navegações portuguesas. Em seu reverso podem ser observadas linhas diagonais que dão destaque seguido dos dísticos "centavo" e o correspondente ao ano de cunhagem. Com vocês, o nosso personagem do dia: Pedro Álvares Cabral.
Pedro Álvares Cabral

Personagem: Pedro Álvares Cabral (1467 - 1520). Fidalgo nascido em Belmonte, Portugal, foi navegador e explorador. Para nós brasileiros, sua viagem mais importante foi a de Reconhecimento da então Ilha de Vera Cruz (atual Brasil). Faleceu em Santarém (Portugal) de causas não especificas. Após sua morte, Cabral ficou esquecido por 300 anos até que o imperador brasileiro D. Pedro II procurou resgatar sua memória. Atualmente, Cabral é considerado um heroi nacional e foi homenageado de diversas formas no Brasil e em Portugal.

Fonte: Wikipédia

terça-feira, 22 de março de 2011

Segunda Família de Moedas (1998 - Presente)


Segunda família de moedas do Real (1998 - presente)

É bem provável que ao pegar nas modas durante o nosso dia-a-dia sequer olhamos para os detalhes. Às vezes o que está diante dos nossos olhos passa despercebido. A segunda família de moedas do Real está em circulação desde 1998 e apresenta pessoas importantes da nossa história. Com isso serão apresentadas, nas próximas postagens, a história dos homenageados que tiveram a honra de estarem estampados e eternizados no nosso dinheiro. Inicia-se uma nova série: Personagens das Moedas Atuais.

Os homenageados são:

Vale lembrar que a moeda comemorativa de 1 real homenageou em 2002 o ex-presidente Juscelino Kubtschek.

Primeira Postagem


Bem vindos ao blog Dinheiro de Metal. Essa é a primeira postagem sobre as minhas moedas. Possuo uma coleção de aproximadamente 350 exemplares, sendo do Brasil e de diversos países. Pretendo fazer uma postagem por semana  sobre minhas moedas, cédulas, medalhas e curiosidades em geral. Procurarei buscar a história de cada uma apresentada. Divirtam-se.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...