quinta-feira, 24 de março de 2011

Personagens das Moedas Atuais - Tiradentes

Moeda de 5 centavos
A moeda de cinco centavos em circulação desde 1998 é atualmente a mais barata moeda em circulação no país. Seu tamanho é de 22mm, com peso de 4,1g e seu material é semelhante ao da moeda de um centavo. Seu anverso mostra a efígie de Tiradentes. Sua imagem está ladeada pelo dístico "Brasil" e por motivos alusivos à Inconfidência Mineira - o triângulo da bandeira dos inconfidentes, sobreposto por pássaro que representa a liberdade e a paz. Com vocês o personagem do dia: Tiradentes.

Tiradentes
Personagem: Joaquim José da Silva Xavier (1746 - 1792) foi dentista, tropeiro, militar e ativista político que foi enforcado por causar agitação contra o governo de Portugal, por meio da inconfidência mineira. Atualmente é heroi nacional, graças aos ideiais positivistas da primeira República. Tiradentes foi condenado à forca. Executado e esquartejado, com seu sangue se lavrou a certidão de que estava cumprida a sentença, tendo sido declarados infames a sua memória e os seus descendentes. Sua cabeça foi erguida em um poste em Vila Rica, tendo sido rapidamente cooptada e nunca mais localizada; os demais restos mortais foram distribuídos ao longo do Caminho Novo. Arrasaram a casa em que morava, jogando-se sal ao terreno para que nada lá germinasse. O dia de sua morte, 21 de abril, é o único feriado nacional dedicado a uma pessoa. Pode-se observar que a sua imagem se assemelha a de Jesus Cristo. Provavelmente ele foi retratado dessa forma para que fosse dada uma aparência messiânica. 


Bandeira de Minas Gerais
Curiosidade: A inscrição da bandeira de Minas Gerais, que também era a mesma dos inconfidentes. Em torno do tal triângulo, estava escrito em latim: LIBERTAS QUÆ SERA TAMEN. (muitas vezes traduzido como "Liberdade ainda que tardia"). Tal lema teria sido cunhado pelo inconfidente Alvarenga Peixoto, a partir da mutilação de um verso das Bucólicas do poeta latino Virgílio, nas quais se encontra "Libertas quae sera tamen respexit inertem", que pode ser traduzido por "Liberdade, a qual, embora tarde, (me) viu inerte".


Fonte: Wikipédia

5 comentários:

  1. Era mais provável que ele tivesse o cabelo curto ou raspado, que era como os alferes o usavam àquela época...
    Aliás, o papel dele na inconfidência nem foi dos mais relevantes... ele só ficou mais famoso porque foi o bode expíatório, quem recebeu a culpa, enquanto os inconfidentes mais abastados e com maior influência tratavam de tirar os deles da reta...

    ResponderExcluir
  2. Nossa, nunca tinha reparado que era ele na moeda rs Acho super interessante esse tema da inconfidência mineira. A crueldade da época, e é claro, os mais pobres sempre pagam, né?! Tiradentes foi apenas um dos que tentaram mudar a história e acabaram cruelmente mortos. A tal da Liberdade tardia continua sem existir, dependendo do ângulo que se olhe.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...