segunda-feira, 4 de abril de 2011

Personagens das Moedas Atuais – Marechal Deodoro da Fonseca

Moeda de 25 centavos
A moeda de 25 centavos é a segunda maior de todas, com 25mm de diâmetro. Sua massa é de 7,55g e sua espessura é de 2,25mm. Seu bordo é serrilhado e composto de aço revestido de bronze. Bastante semelhante à moeda de 10 centavos. No anverso se vê a imagem do personagem do dia: Marechal Deodoro da Fonseca.

Deodoro da Fonseca

Personagem: Manuel Deodoro da Fonseca (1827 - 1892) foi militar, político, proclamador da República e primeiro presidente do Brasil. Seu governo foi marcado por forte instabilidade política, graças à política do Encilhamento - política econômica do então ministro da fazenda Rui Barbosa, que quase quebrou a economia brasileira , ao autoritarismo e ao fechamento do Congresso Nacional. Em seu governo foi promulgada a primeira Constituição republicana.
Bandeira original e a atual
Curiosidade: A bandeira republicana do Brasil foi composta em homenagem aos Estados Unidos, tanto que o país passou a se chamar República dos Estados Unidos do Brasil. Como não houve aceitação, no dia 19 de novembro de 1889 foi usada a bandeira atual, com cada estrela representando uma unidade da federação (Estados, Territórios e o Distrito Federal – no Rio de Janeiro). A bandeira brasileira é uma das poucas que não utiliza as cores vermelha e preta, que geralmente representam sangue ou luto. Foi usada uma faixa com a frase do positivista Augusto Comte: "O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim". A bandeira original, mesmo rejeitada, foi inspiração para as bandeiras de Goiás, Piauí e Sergipe.

Bandeiras de Goiás, Piauí e Sergipe, respectivamente.
Fonte: Wikipédia

11 comentários:

  1. Foi dele o primeiro golpe militar acorrido no Brasil,depois vieram mais e mais.
    Lamento que nao sejamos uma monarquia.Um rei poderia ficar acima da politica e protejer o povo dos politicos que ai estao.

    ResponderExcluir
  2. Sensacional! Vale lembrar que a frase que ficou na bandeira do Brasil, Ordem e Progresso, também representa o pensamento positivista.

    ResponderExcluir
  3. Sempre gosto dessas moedas.
    você e sempre o maximo
    e seu blog e muito show
    gostei de mais.

    http://rodrigobandasoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog.. show de bola!!

    Acesse o meu depois.. se gostar clica em curti.

    Abraço,
    Preguiça Alheia
    www.preguicaalheia.com.br

    ResponderExcluir
  5. Diga-se de passagem, a bandeira agora é muito mais legal! HAHAH Gostei do estudo por trás da post.

    ResponderExcluir
  6. Marechal Deodoro entrou para a história.

    ResponderExcluir
  7. Interessante perceber como a parte da "cara" da moeda mudou com o tempo né? Sempre uma homenagem diferente, um personagem, uma cidade, uma comemoração diferente ali representada..

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...