quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Cédula de 20 Reais (2002 - 2012)

Cédula de 20 Reais
Exemplar: A cédula de 20 reais foi lançada em 27 de junho de 2002. Suas dimensões são 140 x 65mm e sua cor predominante é o amarelo. O reverso, muito semelhante às demais cédulas, mostra a efígie da República em forma de escultura e a inscrição do valor. O anverso mostra a figura de um Mico-leão-dourado (Leontopitecus rosalia), primata originário da mata atlântica que corre risco de extinção. Esse exemplar, como no caso da cédula de dois reais, foi lançado para facilitar o troco e ainda traz algumas diferenças em relação às anteriores como uma faixa holográfica, o mico-leão-dourado e o número 20 na marca d'água e o número de série na parte alta da cédula. Veja o exemplar abaixo:

Reverso
Anverso
Mico-leão-dourado
Mico-Leão-Dourado: pequeno primata que é encontrado na mata atlântica e que se encontra em grande risco de extinção. É citado pelos portugueses desde 1558, quando um frei chamado Thevet observou um pequeno primata de espetacular beleza. Sua dieta é baseada em insetos e frutas e seu período de vida é de aproximadamente 15 anos. Observou-se que o desmatamento estava reduzindo drasticamente a população dos micos. A partir daí foi feito um estudo para contabilizar a população existente. Haviam menos de 200 espécimes em liberdade. Hoje é considerado o símbolo da proteção à fauna brasileira.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

200 Pesos Colombianos (2006) - Colômbia

Bandeira da Colombia
História: A República da Colômbia (veja localização) é um país localizado na América do Sul. Possui uma área de 1,1 milhão de km². A região é habitada há pelo menos 20 ml anos. A chegada dos espanhóis ocorreu em 1499. Após uma série de conquistas, a região passou a ser o Vice-Reino da Nova Granada, que incluía os atuais territórios da Colômbia, Panamá, Equador e Venezuela. Em 1808 começam os primeiros movimentos pela independência. O movimento liderado por Simón Bolivar e Francisco de Paula Santander se encerrou em 1819, ano em que o Congresso de Agostura fundou a república da Grã-Colombia. Após pouco tempo, Venezuela e Equador se separaram. Veja o exemplar abaixo:

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)

Descrição: O exemplar acima possui, em seu reverso, a inscrição REPUBLICA DE COLOMBIA, seu valor facial (200 Pesos) e o ano de cunhagem (2006). O anverso mostra uma arte indígena Quimbaya, que representa uma roda de tear estilizada com cabeças de pássaros.

Arte Quimbaya
Quimbayas: A civilização Quimbaya foi uma civilização sul americana famosa por seus espetaculares trabalhos em ouro. Não se sabe ao certo seu surgimento, mas acredita-se que esse povo se estabeleceu na região da Colômbia por volta do século 1 d.C. Entre os séculos IV e VII d.C. houve o período mais emblemático da cultura (Quimbaya Clássica), onde foram criadas figuras antropomórficas (forma humana), geralmente sentados, com os olhos fechados e expressão serena. Essas figuras eram oferendas funerárias e eram encontradas em sarcófagos. O ouro era considerado sagrado, uma passagem entre a vida e a morte. Por volta do século X, os Quimbayas desapareceram totalmente, por razões ainda desconhecidas.

Ps: Parte desse texto encontra-se em outras postagens sobre a Colômbia.
Fonte: Wikipédia

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Cédula de 10 Reais (1994 - 2012)

Cédula de 10 Reais
Exemplar: A cédula de 10 reais foi lançada em 1º de julho de 1994, quando o plano real veio substituir a moeda em vigor (Cruzeiro Real). Foi a cédula mais emitida da história do Brasil, com a emissão de 7 bilhões de exemplares. Suas dimensões são 140 x 65mm e sua cor predominante é o carmim. O reverso mostra a Efígie da República, sob a forma de uma escultura e o reverso mostra a gravura de uma Arara (Ara chloroptera), ave típica da fauna brasileira. Entre 1994 e 1997 foi lançada a primeira estampa, com poucos itens de segurança. Por causa das recorrentes falsificações foi substituída por uma nova estampa, que possuía mais elementos de segurança, um papel mais fino e a marca d'água que passou a ser a bandeira nacional. Veja o exemplar abaixo:

Reverso
Anverso

Arara Vermelha
 Arara Vermelha: É uma ave psittaciforme da família Psittacidae. É uma das mais belas aves brasileiras, sendo comum encontrá-la no sul do país e na Argentina. Mede cerca de 90cm de comprimento e pesa aproximadamente 1,5kg. Possui coloração vermelha e sua face é decorada por linhas delgadas de penas vermelhas. A parte média das asas possui um tom esverdeado e a ponta das asas e do rabo é azul. Sua alimentação é basicamente de coquinhos e buriti. Durante o período de reprodução, as araras montam seus ninhos em pequenas grutas em penhascos e na falta dos mesmos o ninho é montado em ocos de árvores. Enquanto a fêmea choca os ovos, o macho é responsável por buscar o alimento. Os machos dessa espécie são fiéis e permanecem com a mesma fêmea por toda a vida. Cerca de 40% dos filhotes sobrevive e deixa o ninho. Costuma voar em bandos ou em pares. Habita a copa de florestas altas, florestas de galeria, campos com árvores isoladas, buritizais e até coqueirais. Seus hábitos são semelhantes ao de outras araras.






domingo, 6 de novembro de 2011

50 Centavos de Real (1994)

Moeda de 50 Centavos
Reeleição: Ainda no primeiro mandato, foi aprovada uma emenda constitucional que criou a reeleição para os cargos executivos em todos os níveis, portanto, FHC foi o primeiro presidente da República da História a se reeleger. Na época houve denúncias de que deputados teriam recebido grandes quantidades de dinheiro para poder votar a favor da emenda. O Partido dos Trabalhadores, principal partido de oposição na época, acusou o próprio presidente de ter comprado os votos dos deputados. Em 1997 foi criada a CPI do mensalão, que não comprovou a compra de votos, pois havia o lobby de muitos governadores e prefeitos a favor da emenda. Veja o exemplar abaixo:

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)

Primeira Família de Moedas do Real: A hiperinflação que assolou o país fez com que os brasileiros não utilizassem as moedas, visto que as cédulas rapidamente perdiam valor. O Plano Real trouxe as moedas de volta ao bolso das pessoas e mudou hábitos há tempos abandonados. A primeira família de moedas do Real, ainda em circulação, foi cunhada entre 1994 e 1997. Observe o exemplar abaixo:

Representação da República
Descrição: A moeda, feita de aço inoxidável, tem desenho semelhante todas as moedas da primeira família (com exceção da moeda de 25 centavos). Possui em sei reverso a inscrição indicativa de valor (50 Centavos), ladeada por ramos de louros. Abaixo, os dísticos "centavo" e o correspondente ao ano de cunhagem (1994). O Anverso mostra à direita, a efígie representativa da República, ladeada por representação estilizada de ramo de louros. Na parte inferior, a inscrição "BRASIL".

Efígie da República: É a personificação do regime republicano e do próprio estado onde esse regime vigora. Geralmente a imagem da República é representada, iconograficamente, por uma mulher, ostentando um barrete frígio (touca ou carapuça usada pelos republicanos franceses na tomada da Bastilha, em 1789). No Brasil, ela se tornou um símbolo do país, com a proclamação da república em 1889.

Ps: Acompanhe a Era FHC.
Fonte: Wikipédia

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Cédula de 2 Reais (2001 - Hoje)

Exemplar: As cédulas de dois reais foram produzidas a partir de 2001 com a intensão de facilitar o troco e trouxeram novas medidas de segurança contra falsificações. Uma das principais mudanças é a marca d'água que passou a ser a figura da tartaruga. Possui as dimensões de 140 x 65mm e possui em seu reverso a Efígie da República sob a forma da uma estátua. O reverso possui a gravura de uma Tartaruga Marinha (Eretmochelys imbricata). O Tartaruga-de-pente é uma das cinco espécies encontradas no litoral brasileiro e atualmente seu estado de conservação é considerado crítico, com grande risco de extinção. Veja o exemplar abaixo:


Reverso
Anverso

Tartaruga-de-pente
Tartaruga de Pente: É uma tartaruga marinha da família dos queloniídeos, encontrada em mares tropicais e sub tropicais. Encontra-se criticamente ameaçada de extinção. Possui uma carapaça de até 90 cm. Tem como habitat recifes de coral de águas costeiras rasas. Sua alimentação consiste em lulas, anêmonas, esponjas e camarões. Essas  tartarugas se acasalam a cada dois anos. Após o acasalamento, as fêmeas vão à praia e enterram os ovos em um processo que pode durar toda a noite. Esse é o único momento em que essas tartarugas deixam o oceano. Após algumas semanas os filhotes nascem e vão ao mar. O que sobrevivem podem viver entre 30 e 50 anos.
Fonte: Wikipédia

domingo, 30 de outubro de 2011

400 Réis (1938)

Bandeira do Brasil
Estado Novo: Membros da Ação Integralista Brasileira elaboraram um documento que continha um suposto levante comunista. Era o Plano Cohen. Aproveitando-se desse documento, Getúlio Vargas impede as eleições presidenciais marcadas para 1938 e dá um novo golpe de estado. É outorgada uma nova constituição que deu ao presidente da República plenos poderes para intervir nos poderes legislativo e judiciário. Os governadores passaram a ser indicados pelo presidente. Foi criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), que tinha por objetivo mostrar uma imagem positiva do governo nos meios de comunicação. Apesar de ser uma ditadura, a população apoiava Vargas, poi o governo tinha diversas medidas populistas como alguns direitos trabalhistas, antecessores à CLT. Durante a Segunda Guerra Mundial, Vargas assumiu uma postura contraditória, ora apoiando países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão), ora apoiando Aliados (EUA e Reino Unido). Somente em 1942 o Brasil decidiu declarar guerra ao Eixo Nazista. Em 1945 foi articulado um golpe, no qual Vargas não ofereceu resistência e passou a ideia de ser favorável a um regime democrático que o ajudou a se eleger presidente em 1951. Veja o exemplar abaixo.

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal) 
Getúlio Vargas
Descrição: A moeda acima foi cunhada após a decretação do Estado Novo (1937 - 1945). Seu reverso mostra as inscrições "BRASIL", "400 RÉIS" e seu ano de cunhagem. O anverso mostra a efígie de Getúlio Vargas.

Personagem: Getúlio Dornelles Vargas (1882 - 1954), foi o 13º presidente da república, que pôs fim à República Velha e à política do Café com Leite. Foi o presidente que ficou mais tempo no poder (18 anos). Seu governo foi marcado por forte apelo popular e por várias crises políticas, como a Revolução de 1932, quando os paulistas entraram em confronto com as forças armadas. Foi o idealizador da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Foi deposto em 1945 e voltou como vencedor das eleições presidenciais de 1951. Devido a forte crise política, veio a cometer suicídio no Palácio do Catete, antiga residência presidencial, em 24 de agosto de 1954.

Ps: Acompanhe a Era Vargas.
Fonte: Brasil Escola

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

10 Centavos de Cruzado (1986)

Bandeira do Brasil
Broche usado pelos
"fiscais do Sarney"
Plano Cruzado: Foi um plano econômico lançado durante o governo de José Sarney (1985 - 1990). O plano foi criado em 1986 pelo ministro da Fazenda (Dilson Funaro), o Brasil vivia um grande estado de euforia (grandes inflações, eleições, escassez de produtos…). Foi um ano conturbado, pois em 1985 havia morrido o presidente eleito Tancredo Neves. As principais medidas tomadas pelo plano Cruzado pode destacar a desvalorização do cruzeiro (Cr$ 1000,00 valeriam Cz$ 1,00), congelamento dos preços no varejo (a população passou a fiscalizar - os fiscais do Sarney), antecipação do salário mínimo e correção automática do salário para conter a inflação. O plano cruzado foi um fracasso, pois a renda dos produtores chegou perto de zero e o fato do governo não controlar seus gastos.

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)


Descrição: o reverso mostra o valor facial (10 Centavos), A legenda "Brasil" e o ano de cunhagem (1986). O anverso mostra o brasão de armas brasileiro.


Armas Nacionais
Brasão de Armas do Brasil: Ainda segundo a lei 5.700, alterada pela lei 8.421, de 11 de maio de 1992, a feitura das armas nacionais deve obedecer à proporção de quinze de altura por quatorze de largura. Suas características são: um escudo redondo em campo azul-celeste, contendo cinco estrelas de prata, dispostas na forma da constelação do Cruzeiro do Sul, com a bordadura do campo perfilada de ouro, carregada de estrelas de prata em número igual ao das estrelas existentes na bandeira nacional. O mesmo escudo ficará pousado numa estrela partida e gironada, de dez peças de sinopla e ouro, bordada de duas tiras, a interior de goles e a exterior de ouro. O todo brocante sobre uma espada, em pala, empunhada de ouro, guardas de blau, salvo a parte do centro, que é de goles e contendo uma estrela de prata, figurará sobre uma coroa formada de um ramo de café frutificado, à destra, e de outro de fumo florido, à sinistra, ambos da própria cor, atados de blau, ficando o conjunto sobre um resplendor de ouro, cujos contornos formam uma estrela de vinte pontas e, por fim, em listel de blau, brocante sobre os punhos da espada, inscrever-se-á, em ouro, a legenda República Federativa do Brasil, no centro, e ainda as expressões 15 de novembro, na extremidade destra, e as expressões de 1889, na sinistra.

Acompanhe a Era Sarney.

Fonte: InfoEscola

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Moeda Comemorativa 300 Anos de Ouro Preto (2011)

Moeda comemorativa em prata
História: Ouro Preto (veja localização) é uma cidade mineira conhecida em todo o país por sua riqueza arquitetônica. Foi fundada em 1711 e teve grande importância no período da mineração no Brasil. A cidade possui grade riqueza artística oriunda do Barroco Mineiro. Foi a primeira cidade brasileira a receber o título da Patrimônio da humanidade em 1980. No ano das comemorações dos 300 anos de fundação da Vila Rica do Pilar do Ouro Preto, o Banco Central do Brasil dá sequência à série numismática "Cidades Patrimônio da Humanidade no Brasil", lançando a moeda comemorativa "Ouro Preto - Patrimônio da Humanidade - UNESCO".

Reverso em prata
Anverso em prata

Exemplar: No anverso, uma composição do casario e igrejas representa a arquitetura da cidade, com destaque para as igrejas de São Francisco de Assis, ao centro, e de N. Sra. das Mercês e Perdões, à esquerda. Em volta da composição aparecem as legendas “Patrimônio da Humanidade - UNESCO”, "Ouro Preto” e “2011”. No reverso, conjunto com três anjos e volutas tipicamente barrocos, retirados do medalhão da fachada da Igreja de São Francisco de Assis. Completam a composição o valor de face (5 reais) e a legenda "BRASIL".

Vista Panorâmica de Ouro Preto

sábado, 8 de outubro de 2011

25 Centavos de Real (1994)

Moeda de 25 Centavos
Governo FHC e a Saúde: O governo FHC teve grandes avanços na área da saúde, principalmente com a chegada de José Serra ao Ministério da Saúde em 1998. Nesse período destaca-se a lei dos genéricos e de combate à AIDS. Os genéricos permitiram a concorrência, que ocasionou a queda no preço dos remédios. Os impostos federais em remédios de uso contínuo foram eliminados. Em 2000 foi enviado ao Congresso um projeto de lei, que tornava mais rigorosa a política antitabagista no Brasil, que também  fez uso de imagens chocantes em cartelas de cigarro.

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)
Primeira Família de Moedas do Real: A hiperinflação que assolou o país fez com que os brasileiros não utilizassem as moedas, visto que as cédulas rapidamente perdiam valor. O Plano Real trouxe as moedas de volta ao bolso das pessoas e mudou hábitos há tempos abandonados. A primeira família de moedas do Real, ainda em circulação, foi cunhada entre 1994 e 1997. Observe o exemplar abaixo:

Representação da República
Descrição: A moeda, de 25 centavos é diferente das demais, por seu formato poligonar (enquanto as outras tinham formato circular) e pelo ano da cunhagem aparecer no anverso e não no reverso. Além disso era maior que a moeda de 50 centavos, enquanto as demais variavam em tamanho na mesma ordem de variação do valor facial. A cunhagem somente durante o biénio 1994-1995. O reverso mostra linhas sinuosas de fundo tendo à frente o valor facial, seguido do dístico "centavos". O Anverso mostra a Efígie da República, dístico "BRASIL" e ano de cunhagem.

Efígie da República: É a personificação do regime republicano e do próprio estado onde esse regime vigora. Geralmente a imagem da República é representada, iconograficamente, por uma mulher, ostentando um barrete frígio (touca ou carapuça usada pelos republicanos franceses na tomada da Bastilha, em 1789). No Brasil, ela se tornou um símbolo do país, com a proclamação da república em 1889.

Ps: Acompanhe a Era FHC.

Fonte: Wikipédia

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

5 Reichspfenning (1938) - Alemanha Nazista

Bandeira da Alemanha Nazista
Adolf Hitler
Fortalecimento nazista: Em 30 de janeiro de 1933, Adolf Hitler foi nomeado Chanceler da Alemanha. Embora ele inicialmente tenha liderado o governo de coalizão, rapidamente eliminou seus parceiros governamentais. Dentro dos seis anos que se seguiram de 1933 a 1939, a Alemanha (veja localização) sob o governo do Partido Nazista mudou-se de um país totalmente corrupto e pobre para uma superpotência mundial. Em 1939, Adolf Hitler era o líder mais popular da Europa, senão o maior do mundo, e o desemprego era apenas algo do passado, sendo que as indústrias alemãs eram as melhores e mais fortes do mundo. Nesta época, as fronteiras alemãs ainda eram determinadas pelo Tratado de Versalhes, o tratado de paz entre a Alemanha e as potências aliadas da Primeira Guerra Mundial, como o Reino Unido, a França, os Estados Unidos, a Itália e o Japão.

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)


DescriçãoA moeda corrente na Alemanha entre 1924 e 1948 foi o Reichsmark. 1 Reichsmark era dividido em 100 Reichspfenning. O exemplar abaixo mostra, em ser reverso, a inscrição do valor (5 Rechspfenning) e ramos de carvalho. O anverso mostra o brasão de armas alemão, usado durante o regime nazista.

Brasão de Armas Nazista
Brasão de Armas: O Brasão de Armas alemão remete à imagem da águia preta, usada desde o século XIII no Sacro Império Romano Germânico. A águia era usada pelos romanos para reverenciar deuses ou imperadores, o que a tornava um símbolo de invencibilidade. O Brasão de Armas alemão é um dos mais antigos símbolos nacionais do mundo. Durante o Terceiro Reich, foi acrescentada a Suástica em referência ao governo nazista gravada sobre uma coroa de louros.
PS: Parte desse texto está presente em outras postagens sobre a Alemanha.
Fonte: Wikipédia

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Moeda Comemorativa Centenário Imigração Japonesa (2008)

Moeda comemorativa em prata
História: Em 18 de junho de 1908, chegava ao porto de Santos o navio Kasato Maru, trazendo os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil. Convocados a trabalhar nas fazendas de café, logo diversificaram suas atividades, marcadamente na agricultura, e se destacaram nos mais diversos segmentos da atividade econômica, imprimindo sua contribuição para a formação da riqueza cultural brasileira. Após um século, o Brasil passou a abrigar o maior contingente de japoneses e descendentes de japoneses fora do Japão – cerca de um milhão e meio de pessoas. Dada a importância dessa imigração para o país, para celebrar o seu centenário, o Banco Central do Brasil lançou uma moeda comemorativa em cuproníquel. Foi autorizada a cunhagem de 10 mil exemplares.

Reverso em prata
Anverso em prata
Exemplar: O anverso mostra a reprodução de foto do navio Kasato Maru, com as legendas “Centenário da Imigração Japonesa no Brasil” e “1908-2008”. O reverso possui a representação de uma agricultora japonesa trabalhando na colheita do caqui – fruto introduzido no Brasil pelos imigrantes japoneses. Complementam a composição o valor de face (2 reais) e a legenda “Brasil”.
Cartaz comemorativo

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

10 Centavos de Real (1994)

Moeda de 10 centavos
Plano de Privatizações: A lei nº 9491/97 criou o Conselho Nacional de Desestatização, que ocorreu em vários setores da economia. A Companhia Vale do Rio Doce, empresa de minério de ferro e pelotas,  que se tornaria uma das maiores multinacionais do mundo, a Telebras, que popularizou o uso de telefones fixos e móveis no país e a Eletropaulo foram as maiores privatizações realizadas na era FHC. O projeto de privatizações, parte da concepção do Plano Real, foi alvo de protestos de grupos de esquerda, partidos de oposição e movimentos sindicais. Nos oito anos da era FHC, as privatizações geraram uma receita de 78 bilhões de dólares, sendo que 95% foi pago com moeda corrente (incluindo financiamentos concedidos pelo BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Veja o exemplar abaixo:

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)

Primeira Família de Moedas do Real: A hiperinflação que assolou o país fez com que os brasileiros não utilizassem as moedas, visto que as cédulas rapidamente perdiam valor. O Plano Real trouxe as moedas de volta ao bolso das pessoas e mudou hábitos há tempos abandonados. A primeira família de moedas do Real, ainda em circulação, foi cunhada entre 1994 e 1997. Observe o exemplar abaixo:

Representação da República
Descrição: A moeda, feita de aço inoxidável, tem desenho semelhante todas as moedas da primeira família (com exceção da moeda de 25 centavos). Possui em sei reverso a inscrição indicativa de valor (10 Centavos), ladeada por ramos de louros. Abaixo, os dísticos "centavo" e o correspondente ao ano de cunhagem (1994). O Anverso mostra à direita, a efígie representativa da República, ladeada por representação estilizada de ramo de louros. Na parte inferior, a inscrição "BRASIL".

Efígie da República: É a personificação do regime republicano e do próprio estado onde esse regime vigora. Geralmente a imagem da República é representada, iconograficamente, por uma mulher, ostentando um barrete frígio (touca ou carapuça usada pelos republicanos franceses na tomada da Bastilha, em 1789). No Brasil, ela se tornou um símbolo do país, com a proclamação da república em 1889.

Ps: Acompanhe a Era FHC.
Fonte: Wikipédia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...