segunda-feira, 18 de abril de 2011

5 Marcos Alemães (1975) - Alemanha Ocidental

Bandeira da Alemanha
Cartaz da Copa de 1974
História: Após a Segunda Guerra Mundial, os líderes dos países vencedores (Estados Unidos, Reino Unido e União Soviética) se reuniram, na Alemanha, em um encontro conhecido como Conferência de Postdam, aonde foi decidido o destino alemão. Em janeiro de 1946, a Alemanha foi dividida em quatro áreas, uma para cada vencedor (EUA, Reino Unido, URSS e França). Essa ocupação durou até 1948 e a região sob controle dos Soviéticos passou a se chamar República Democrática Alemã, ou Alemanha Oriental. O lado dominado pelos demais países se tornou a República Federal da Alemanha ou Alemanha Ocidental. A mesma divisão aconteceu com a capital Berlim. A divisão foi um dos maiores símbolos da Guerra Fria, disputa ideológica entre Estados Unidos (capitalistas) e União Soviética (Comunista). As Alemanhas permaneceram separadas até 1990. A Alemanha Ocidental (veja localização) venceu três copas do mundo (1954, 1974 e 1990) e sediou o mundial de 1974. Observe a moeda abaixo:

Reverso (acervo pessoal)
Reverso (acervo pessoal)


Brasão de Armas alemão
Descriçãonessa moeda pode-se observar em seu reverso o valor (5 marcos alemães) e a inscrição Bundesrepublik Deutschland – Deutsche Mark (República Federal da Alemanha – Marco Alemão). Em seu anverso pode se observar o desenho de uma águia, que representa o Brasão de Armas e seu ano de cunhagem (1975). Em sua borda há a inscrição do lema nacional - Einigkeit und Recht und Freiheit, que em alemão significa: Unidade, Justiça e Liberdade. 


Brasão de Armas: O Brasão de Armas alemão remete à imagem da águia preta, usada desde o século XIII no Sacro Império Romano Germânico. A águia era usada pelos romanos para reverenciar deuses ou imperadores, o que a tornava um símbolo de invencibilidade. O Brasão de Armas alemão é um dos mais antigos símbolos nacionais do mundo.

PS: Parte desse texto está presente em outras postagens sobre a Alemanha.

Fonte: Wikipédia

5 comentários:

  1. Suas aulas devem ser um máximo. (:
    Você tem relíquias em suas mãos.

    ResponderExcluir
  2. interessante... há quem goste dessas relíquias... :)

    ResponderExcluir
  3. acho que essa é a mais antiga que ví aqui.

    ResponderExcluir
  4. Adoro História , sempre interessante e essas moedas são relíqias mesmo como disse o leitor acima ...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...