Bandeira da Austrália |
História: A Austrália, ou Comunidade da Austrália (veja localização), é um país do Hemisfério Sul localizado na Oceania. Até o século XVIII, quando teve início a colonização europeia, a região era habitada por 250 nações aborígenes. Em 1770, a Austrália foi oficialmente colonizada. O aumento da população fez com que surgissem seis colônias com governos estabelecidos. Essa situação mudou em 1º de janeiro de 1901, quando as seis colônias formaram uma federação: a Comunidade da Austrália O nome do país deriva do latim "Terra Australis Incognita" ou Terra Desconhecida do Sul. Veja o exemplar abaixo:
Reverso (acervo pessoal) |
Anverso (acervo pessoal) |
Aborígene Australiano |
Descrição: O exemplar acima mostra, em seu reverso, a figura de um ancião aborígene, a constelação de Crux (cruzeiro do sul) e a inscrição do seu valor facial (2 DOLLARS). O reverso tem a efígie da rainha britânica Elizabeth II e as inscrições "ELIZABETH II", "AUSTRALIA" e o ano de cunhagem (2004).
Aborígenes Australianos: São a população nativa original australiana. Tem a pele negra como os africanos, pois são descendentes de populações que migraram da África há milhares de anos. Atualmente existem aproximadamente 40 mil aborígenes não mestiços. A população original era de 300 mil e o principal motivo do declínio é a colonização europeia. São povos nômades, caçadores e coletores.
Elizabeth II em 2004 |
PS: Parte desse texto se encontra em outras postagens sobre a Austrália.
Fonte: Wikipédia