sábado, 27 de agosto de 2016

2 Dólares Australianos (2004) - Austrália

Bandeira da Austrália
História: A Austrália, ou Comunidade da Austrália (veja localização), é um país do Hemisfério Sul localizado na Oceania. Até o século XVIII, quando teve início a colonização europeia, a região era habitada por 250 nações aborígenes. Em 1770, a Austrália foi oficialmente colonizada. O aumento da população fez com que surgissem seis colônias com governos estabelecidos. Essa situação mudou em 1º de janeiro de 1901, quando as seis colônias formaram uma federação: a Comunidade da Austrália  O nome do país deriva do latim "Terra Australis Incognita" ou Terra Desconhecida do Sul. Veja o exemplar abaixo:

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)

Aborígene Australiano
Descrição: O exemplar acima mostra, em seu reverso, a figura de um ancião aborígene, a constelação de Crux (cruzeiro do sul) e a inscrição do seu valor facial (2 DOLLARS). O reverso tem a efígie da rainha britânica Elizabeth II e as inscrições "ELIZABETH II", "AUSTRALIA" e o ano de cunhagem (2004).

Aborígenes Australianos: São a população nativa original australiana. Tem a pele negra como os africanos, pois são descendentes de populações que migraram da África há milhares de anos. Atualmente existem aproximadamente 40 mil aborígenes não mestiços. A população original era de 300 mil e o principal motivo do declínio é a colonização europeia. São povos nômades, caçadores e coletores.

Elizabeth II em 2004
Personagem: Elizabeth Alexandra Mary (1926 - ), também conhecida como Elizabeth II ou Isabel II, é a monarca e chefe de estado do Reino Unido da Grã Bretanha e da Irlanda do Norte, Antígua e Barbuda, Austrália, Bahamas, Barbados, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Ilhas Salomão e Tuvalu. É também chefe da comunidade Britânica e governante suprema da Igreja Anglicana. Seu reinado acontece desde 6 de fevereiro de 1952, com a morte de seu pai George VI. Após sua coroação, foi a primeira monarca a visitar Austrália e Nova Zelândia. Presenciou alguns escândalos, principalmente sobre o conturbado casamento entre seu filho, o príncipe Carlos (ou Charles) e Diana. Como trineta da Rainha Vitória, a Rainha Isabel tem parentesco com chefes de Estados da maioria das casas reais da Europa e com os Imperadores do Brasil. Ela é prima de Alberto II da Bélgica, Harald V da Noruega, Juan Carlos I da Espanha e Carlos XVI Gustavo da Suécia, também como os antigos reis Constantino II da Grécia e Miguel da Romênia, além das antigas casas reais da Prússia/Alemanha e Rússia.

PS: Parte desse texto se encontra em outras postagens sobre a Austrália.

Fonte: Wikipédia

terça-feira, 2 de agosto de 2016

1 Quetzal (2001) - Guatemala

Bandeira da Guatemala
Quetzal
História: a República da Guatemala (veja localização) é uma nação da América Central, banhada pelo oceano Pacífico. Seu idioma oficial é o espanhol. Seu regime de governo é uma República Presidencialista. Possui uma área de 108.890 km². Os espanhóis chegaram na região em 1532, mas somente em 1697 as últimas cidades-estado maias foram derrotadas. A Guatemala foi colônia espanhola até 1821, quando conquistou sua independência. Sua moeda oficial é o Quetzal, nome de um belíssimo pássaro comum na América Central, símbolo da Guatemala.

O Quetzal: A moeda de hoje é uma das mais interessantes, pois traz em si uma mensagem de otimismo. Guatemala vem do náhuatl (dialeto asteca) Quauhtlemallan e significa "lugar com muitas árvores". Observe a moeda abaixo:

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)

Brasão de Armas da Guatemala
Descrição e Brasão de Armas: no reverso da moeda pode ser lida a palavra paz, bem como a data de 29 de dezembro de 1996, data em que foi assinado um tratado de paz, que encerrou uma guerra civil de 36 anos, que deixou como saldo 100 mil mortos e um milhão de refugiados. O Anverso mostra o Brasão de Armas desenhado pelo artista suíço Johann-Baptiste Frener, há o quetzal, sobre um pergaminho com a inscrição "Libertad 15 de septiembre de 1821", que é a data em que o país proclamou sua independência da Espanha. Também são vistos dois rifles cruzados, que simbolizam que a Guatemala defenderá sua pátria, mesmo que faça uso da força; duas espadas, que representam a honra guatemalteca e duas coroas de louros, que simbolizam a vitória perante o colonizador (a Espanha).
Fonte: Wikipédia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...