Bandeira dos Emirados |
Emirados Árabes Unidos: Localizado na Península Arábica (veja localização), no Oriente Médio, o território dos Emirados Árabes Unidos limita-se com a Arábia Saudita (ao sul e oeste), Qatar e Golfo Pérsico (ao norte), Omã (a leste). O país é composto por sete emirados localizados na entrada do golfo Pérsico, são eles: Abu Dhabi, Ajman, Dubai, Fujairah, Ra’s al- Khaimah, Sharjah, Umm al-Quawain. Essa formação foi estabelecida oficialmente no dia 2 de dezembro de 1971, e cada um dos emirados possui total soberania sobre os assuntos internos. Dubai, o emirado mais conhecido atualmente, detém a maior concentração populacional do país. Sua economia, diferentemente dos outros emirados, não se baseia na exploração do petróleo e gás natural, somente 7% da renda local é oriunda desses produtos. O grande responsável pelos recursos financeiros de Dubai é a Zona Franca Jebel Ali, onde está localizado o porto de Dubai, além da grande quantidade de empresas transnacionais que alavancam a economia. Veja o exemplar abaixo:
Descrição: O exemplar mostra, em seu reverso, as inscrições "Emirados Árabes Unidos" (الإمارات العربية المتحدة) e "1 Dirham" (١ درهم). O anverso mostra um jarro árabe sobre datas "2007-1428" (٢٠٠٧ ١٤٢٨), que representam o ano de cunhagem nos calendários ocidental e muçulmano.
Jarro: Do árabe Jarrâ. Normalmente, é bojudo e possui um bico para verter o líquido; pode possuir uma asa ou pega. Em sua origem, o jarro se diferenciava da jarra, pois, enquanto o jarro tinha uma alça, a jarra tinha duas. É usado para servir água e outros líquidos. Benvenuto Cellini desenhou e esculpiu jarros que são considerados verdadeiras obras-primas, entre os quais o célebre que representa o combate entre centauros e lápitas. Também há jarros de importância arqueológica, como o jarro de Valdegamas, de Tartesso. Há troféus que possuem a forma de vaso e que são complementados por uma placa na parte inferior, complementando o jarro. Em Portugal, um jarro serve para servir líquidos, enquanto que uma jarra serve para exibir flores. No Oriente médio, os jarros são verdadeiras obras de arte,
Jarro árabe |
Dubai, um dos sete emirados |
Nenhum comentário:
Postar um comentário