domingo, 25 de agosto de 2013

10 Euro Cents (1999) - Espanha

Bandeira da União Europeia
História: A Zona Euro é composta pelos seguintes países da União Europeia, que adotaram a moeda comum: Alemanha, ÁustriaBélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal, prevendo-se que com a expansão da União Europeia alguns dos aderentes mais recentes possam nos próximos anos partilhar também o euro como moeda oficial. O governo dinamarquês anunciou no seu programa de 22 de Novembro de 2007 a sua intenção de organizar um referendo sobre a entrada do país na Zona Euro. Alguns pequenos não praticavam políticas de moeda própria usam também o euro: Andorra, Mônaco, São Marino e Vaticano. Montenegro também utiliza o euro como sua moeda oficial. Também no Kosovo, o euro passou a circular mesmo antes da sua declaração de independência.

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)


Miguel de Cervantes
DescriçãoO exemplar acima mostra, em seu reverso, um lado comum, europeu, mostrando o valor da moeda (10 cents) e, em ser anverso, seu ano de cunhagem (2002), doze estrelas (na mesma posição da bandeira da UE), que representam os doze países da antiga Comunidade Econômica Europeia (FrançaItáliaAlemanha OcidentalBélgicaPaíses Baixos, Luxemburgo, Reino Unido, Irlanda, Dinamarca, Grécia, Portugal e Espanha) e o escritor Miguel de Cervantes.


Personagem: Miguel de Cervantes Saavedra (1547 - 1616) foi considerado o primeiro romancista moderno. Sua obra prima,  Dom Quixote, foi lançada em dois períodos: em 1605 publica a primeira parte de sua principal obra: O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha. A segunda parte aparece em 1615: O engenhoso cavaleiro dom Quixote de La Mancha. Na data da sua morte (23 de abril) é comemorado o dia do livro na Espanha.

Representação de Dom Quixote
Ps: Parte desse texto se encontra em outras postagens sobre a Espanha.
Fonte: Wikipédia

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

1 Reichspfenning (1939) - Alemanha Nazista

Bandeira da Alemanha Nazista
Surgimento do Nazismo: Entre 1933 e 1945 a Alemanha (veja localizaçãoesteve sob o domínio de um grupo nacionalista. O Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei), liderado por Adolf Hitler se aproveitou de uma Alemanha fragilizada pela derrota na Primeira Guerra (1914 - 1918) e as imposições do Tratado de Versalhes, onde pesadas restrições foram impostas e principalmente pela crise de 1929, que abalou toda a economia mundial. O Partido Nazista, ao conseguir cada vez mais apoio da população, pressiona o então presidente Paul Von Hindenburg para que Adolf Hitler tenha maior participação política na Alemanha. Em 1933, Hindenburg convida Hitler para ser o Primeiro Ministro alemão. Com a morte do presidente no ano seguinte, Hitler se aproveita e unifica os cargos e se torna Chanceler alemão. Inicia-se o Terceiro Reich, um governo que irá causar um dos maiores conflitos da história da Humanidade: a Segunda Guerra Mundial. Veja o exemplar abaixo:


Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)

Descrição: A moeda corrente na Alemanha entre 1924 e 1948 foi o Reichsmark. 1 Reichsmark era dividido em 100 Reichspfenning. O exemplar abaixo mostra, em ser reverso, a inscrição do valor (1 Rechspfenning) e ramos de carvalho. O anverso mostra o brasão de armas alemão, usado durante o regime nazista.

Brasão de Armas Nazista
Brasão de Armas: O Brasão de Armas alemão remete à imagem da águia preta, usada desde o século XIII no Sacro Império Romano Germânico. A águia era usada pelos romanos para reverenciar deuses ou imperadores, o que a tornava um símbolo de invencibilidade. O Brasão de Armas alemão é um dos mais antigos símbolos nacionais do mundo. Durante o Terceiro Reich, foi acrescentada a Suástica em referência ao governo nazista gravada sobre uma coroa de louros.
PS: Parte desse texto está presente em outras postagens sobre a Alemanha.
Fonte: Wikipédia

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

5 Centavos (1997) - Argentina

Bandeira da Argentina
História: a República Argentina (veja localização) é o segundo maior país da América do Sul, com quase 2,8 milhões de km². Seu sistema de governo é a República Presidencialista. Possui um bom desenvolvimento econômico e é grande potência econômica na região. Nas últimas décadas houve uma disputa pelas ilhas Malvinas (Falkland), que culminou em um conflito ocorrido no ano de 1982 contra a Inglaterra, com derrota argentina. O nome do país vem da nomenclatura em latim para prata Argentum. O termo Argentina era originalmente aplicado para descrever também as regiões do Paraguai, Uruguai e parte do Rio Grande do Sul. Vale lembrar da rivalidade com o Brasil, principalmente no futebol.

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)
Descrição: A moeda acima mostra, em seu reverso, a inscrição de valor (5 centavos) e o ano de cunhagem (2007). O anverso mostra as inscrições "República Argentina" e "En Unión y Liberdad" (Em União e Liberdade). Há também a representação do Sol de Maio.

Sol de Maio
Sol de Maio: um dos emblemas nacionais da Argentina e do Uruguai, presente em suas bandeiras e escudos. É uma representação do deus do sol Inca, Apu Inti. A versão que figurava na primeira moeda argentina e em sua atual bandeira contém dezesseis raios retos e dezesseis ondulantes intercalados que saem de um sol com rosto humano. A versão que utiliza a bandeira do Uruguai conta com oito raios retos e oito ondulantes, também intercalados. A denominação "de maio" faz referência à Revolução de Maio, ocorrida na semana de 18 a 25 de maio de 1810, e que marcou o início do processo de independência com relação à Espanha dos atuais países que naquele momento formavam o Vice-Reino do Rio da Prata.

PS: Parte desse texto está presente em outras postagens sobre a Argentina.
Fonte: Wikipédia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...