|
Bandeira de Portugal |
História: A República Portuguesa (veja localização) é um país localizado no extremo oeste da Europa, na Península Ibérica. Possui uma área de 92 mil km². No passado, Portugal foi uma monarquia, abolida em 5 de outubro de 1910. O rei D. Manuel II parte para o exílio na Inglaterra. Iniciam-se anos de instabilidade política, com lutas de trabalhadores, tumultos, levantamentos, homicídios políticos e crises financeiras. Em 1926, o exército tomou o poder e nomeou o professor da Universidade de Coimbra Antonio de Oliveira Salazar (1928), que veio a se tornar Presidente do Conselho dos Ministros em 1932. Tem início uma ditadura que durou até 1968. Entre 1911 e 2001 a moeda usada em Portugal foi o Escudo ($) e foi substituído no início de 2002 pelo Euro (€). Veja o exemplar abaixo:
|
Reverso (acervo pessoal) |
|
Anverso (acervo pessoal) |
|
Rosa dos ventos do cartógrafo
português Pedro Reinel (1504) |
Descrição: A moeda acima mostra, em seu reverso, a inscrição do valor (20 ESCUDOS), "REPÚBLICA PORTUGUESA", seu ano de cunhagem (1987) e o escudo de Portugal. O anverso mostra uma rosa dos ventos elaborada pelo cartógrafo português Pedro Reinel em 1502.
|
Escudo português |
Rosa dos ventos: É uma imagem que representa os quatro sentidos fundamentais e seus intermediários. A rosa dos ventos corresponde à volta completa do horizonte e surgiu da necessidade de indicar exatamente um sentido que nem mesmo os pontos intermediários determinariam, pois um mínimo desvio inicial torna-se cada vez maior, à medida que vai aumentando a distância. A utilização de rosas dos ventos é extremamente comum em todos os sistemas de navegação antigos e atuais. Seu desenho em forma de estrela tem a finalidade única de facilitar a visualização com o balanço da embarcação, portanto os quatro pontos cardeais principais são os mais fáceis de ser notados: norte (0º de azimute cartográfico), sul (180º), este ou leste (90º) e oeste (270º). Dependendo do tamanho da bússola pode caber mais quatro pontos que são chamados de pontos colaterais; nordeste (45º), sudeste (135º), noroeste (315º) e sudoeste (225º) e se o visor for maior ainda costumam incluir mais oito pontos, chamados pontos subcolaterais; nor-nordeste (22,5º), lés-nordeste (67,5º), lés-sudeste (112,5º), su-sudeste (157,5º), su-sudoeste (202,5º), oés-sudoeste (247,5º), oés-noroeste (292,5º) e nor-noroeste (337,5º).
PS: Parte desse texto se encontra em outras postagens sobre
Portugal.
Seu blog é muito bom, sempre com muita história e fatos.
ResponderExcluirO formato dela lembra a nossa antiga de 25 centavos :)
ResponderExcluirAs moedas da Europa e meio de forma que não é redonda totalmente.
ResponderExcluirBem interessante. Viva Portugal rs
http://rodrigobandasoficial.blogspot.com.br/
Interessante a história.O formato parece um pouco com a de 25 centavos.
ResponderExcluirCara seu blog melhora a cada dia;;;
ResponderExcluirgrande acervo vc está construindo!!
Gostei da moeda. Muito interessante o formato! Bem diferente.
ResponderExcluirtenho algumas moedas mais nao entendo muito
ResponderExcluirhttp://imageshack.us/g/1/10079374/
Curtí o formato dela ;)
ResponderExcluirMuito bonita a moeda, gostei muito da moeda e do blog
ResponderExcluirabraço