sábado, 30 de março de 2013

5 Cruzeiros (1980)

Moeda de 5 cruzeiros
Lei da Anistia: O governo do general João Baptista Figueiredo (1979-1985), durante o período da Ditadura Militar, já mostrava ser mais conciliatório com os contrários ao regime instaurado. Depois de muita violência, tortura e repressão política por parte dos militares, em seu governo, Figueiredo promulgou a lei nº 6.683, que ficaria conhecida como Lei da Anistia, no dia 28 de agosto de 1979, que consistia em um perdão político aos "crimes" cometidos contra a nação. Entretanto, com o perdão político, não apenas os presos, torturados e exilados podiam caminhar livremente pelo Brasil, mas também os torturadores e assassinos que trabalharam a serviço do regime. Os parlamentares do antigo partido MDB criticavam o fato de alguns presos serem soltos somente no mês de dezembro daquele ano. Também argumentavam que não havia garantias para que os servidores públicos prejudicados pelos atos institucionais retornassem normalmente às suas atividades.
Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)
Descrição: O exemplar abaixo mostra, em seu reverso, o valor facial (5 CRUZEIROS), o ano de cunhagem (1980) e micro caracteres do Banco Central e o Zimbo (veja detalhes abaixo), concha utilizada como moeda durante parte dos séculos XVI e XVII em algumas regiões do Nordeste do Brasil Colônia, como a Bahia e o Maranhão. O reverso mostra o dístico BRASIL e a ramos de café de grande importância para a economia brasileira porque o Brasil é atualmente o grande produtor mundial desse grão, que é a matéria prima para uma das bebidas mais apreciadas no mundo.

Ramos de café

sábado, 23 de março de 2013

20 Escudos (1987) - Portugal

Bandeira de Portugal
História: A República Portuguesa (veja localização) é um país localizado no extremo oeste da Europa, na Península Ibérica. Possui uma área de 92 mil km². No passado, Portugal foi uma monarquia, abolida em 5 de outubro de 1910. O rei D. Manuel II parte para o exílio na Inglaterra. Iniciam-se anos de instabilidade política, com lutas de trabalhadores, tumultos, levantamentos, homicídios políticos e crises financeiras. Em 1926, o exército tomou o poder e nomeou o professor da Universidade de Coimbra Antonio de Oliveira Salazar (1928), que veio a se tornar Presidente do Conselho dos Ministros em 1932. Tem início uma ditadura que durou até 1968. Entre 1911 e 2001 a moeda usada em Portugal foi o Escudo ($) e foi substituído no início de 2002 pelo Euro (€). Veja o exemplar abaixo:
Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)
Rosa dos ventos do cartógrafo
português Pedro Reinel (1504)
DescriçãoA moeda acima mostra, em seu reverso, a inscrição do valor (20 ESCUDOS), "REPÚBLICA PORTUGUESA", seu ano de cunhagem (1987) e o escudo de Portugal. O anverso mostra uma rosa dos ventos elaborada pelo cartógrafo português Pedro Reinel em 1502.

Escudo português
Rosa dos ventos: É uma imagem que representa os quatro sentidos fundamentais e seus intermediários. A rosa dos ventos corresponde à volta completa do horizonte e surgiu da necessidade de indicar exatamente um sentido que nem mesmo os pontos intermediários determinariam, pois um mínimo desvio inicial torna-se cada vez maior, à medida que vai aumentando a distância. A utilização de rosas dos ventos é extremamente comum em todos os sistemas de navegação antigos e atuais. Seu desenho em forma de estrela tem a finalidade única de facilitar a visualização com o balanço da embarcação, portanto os quatro pontos cardeais principais são os mais fáceis de ser notados: norte (0º de azimute cartográfico), sul (180º), este ou leste (90º) e oeste (270º). Dependendo do tamanho da bússola pode caber mais quatro pontos que são chamados de pontos colaterais; nordeste (45º), sudeste (135º), noroeste (315º) e sudoeste (225º) e se o visor for maior ainda costumam incluir mais oito pontos, chamados pontos subcolaterais; nor-nordeste (22,5º), lés-nordeste (67,5º), lés-sudeste (112,5º), su-sudeste (157,5º), su-sudoeste (202,5º), oés-sudoeste (247,5º), oés-noroeste (292,5º) e nor-noroeste (337,5º).

PS: Parte desse texto se encontra em outras postagens sobre Portugal.
Fonte: Wikipédia

sábado, 16 de março de 2013

1 Euro (2007) - Áustria

Bandeira da União Europeia
História: A República da Áustria (veja localização) é um país localizado na Europa Central. Possui uma área de aproximadamente 83,8 mil km². A região, antes de ser romanizada, foi ocupada por diversos povos celtas. No século 15 a.C. tornou-se província romana. Em 788 o imperador Carlos Magno conquistou a região e instituiu o cristianismo. Na Idade Média a Áustria fez parte do Império Carolíngio. Em 1867, um compromisso entre as casas reais da Áustria e Hungria fez surgir um vasto e importante estado europeu: o Império Austro-Húngaro. Após a derrota na Primeira Guerra Mundial, o império foi dissolvido e instituída uma república parlamentarista. Em 1938 foi anexada pela Alemanha Nazista. Após a Segunda Guerra Mundial foi ocupada pelos aliados até 1955, quando voltou a ser independente. Em 1995 a Áustria passou a fazer parte da União Europeia e em 1999 adotou o Euro como moeda oficial. Veja o exemplar abaixo:

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)

Descrição: A moeda austríaca entrou em circulação em 2002. O reverso, com face comum a todos os países, representa a inscrição do valor (1 EURO), o mapa da Europa e 12 estrelas que representam os doze Estados que fundaram a União Europeia (FrançaItáliaAlemanha OcidentalBélgicaPaíses Baixos, Luxemburgo, Reino Unido, Irlanda, Dinamarca, Grécia, Portugal e Espanha). O anverso mostra  as mesmas doze estrelas, o ano de cunhagem (2007) e a imagem de Mozart.

Mozart
Personagem: Wolfgang Amadeus Mozart (1756 - 1791) foi um importante compositor austríaco. Desde criança já demonstrava grande habilidade musical. Sua primeira composição foi feita aos cinco anos de idade. Na adolescência era músico da corte em Salzburgo. Desligou-se da corte em 1781 por causa de desentendimentos com seu patrão. Passou o resto da vida se dedicando a compor, vindo a conquistar fama, mas sem estabilidade financeira. Nos últimos anos de vida surgiram algumas de suas óperas mais conhecidas. Sua morte prematura, aos 35 anos, ainda é alvo de especulações, que vão desde estresse pelo excesso de trabalho até envenenamento. Deixou mais de 600 obras. Atualmente é considerado um dos maiores compositores ocidentais de todos os tempos.
Fonte: Wikipédia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...