domingo, 24 de fevereiro de 2013

X Réis (1884) - Portugal

Bandeira de Portugal
História: A República Portuguesa (veja localização) é um país localizado no extremo oeste da Europa, na Península Ibérica. Possui uma área de 92 mil km². Foi um dos mais antigos reinos europeus. Sua independência se deu em 1143. Entre os séculos XV e XVI, os portugueses foram pioneiros na exploração marítima e, com isso, formaram o primeiro império global, com colônias na África, América do Sul e Ásia. Em 1580 a morte do rei D. Sebastião I, que não tinha herdeiros, gerou uma crise dinástica que levou o rei D. Felipe da Espanha ao trono português. Esse evento ficou conhecido como União Ibérica. Essa união durou até 1640, quando a casa de Bragança assumiu o trono. O Brasil foi colônia de Portugal de 1500 a 1822. A monarquia portuguesa foi uma das mais tradicionais e a última absolutista (com todos os poderes de um país nas mãos do rei). A proclamação da República Portuguesa se deu em 5 de outubro de 1910. A moeda portuguesa entre 1430 e 1910 foi o Real (plural: reais) que ficou conhecido como Réis.

Descrição: O exemplar abaixo mostra, em seu reverso a inscrição do valor em algarismos romanos (20 réis) e o ano de cunhagem (1884) rodeados por folhas de louro. O anverso mostra a efígie do monarca D. Luiz I e a inscição D. LUIZ I REI DE PORTUGAL.

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)
D. Luís de Portugal
Personagem: Luís Filipe Maria Fernando Pedro de Alcântara António Miguel Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis João Augusto Júlio Valfando de Saxe-Coburgo e Bragança, ou D. Luiz I (1838 - 1889) era neto de D. Pedro I. Herdou a coroa de seu irmão D. Pedro V em 1861, pois ele não tinha filhos. Em seu reinado destaca-se a Janeirinha, revolta popular contra a criação do imposto-geral de consumo (1867). Do seu reinado merecem especial destaque o início das obras dos portos de Lisboa e de Leixões, o alargamento da rede de estradas e dos caminhos-de-ferro, a construção do Palácio de Cristal, no Porto, atualmente designado de Pavilhão Rosa Mota, a abolição da pena de morte para os crimes civis, a abolição da escravatura no Reino de Portugal, e a publicação do primeiro Código Civil. D. Luís era principalmente um homem das ciências, com uma paixão pela oceanografia. Investiu grande parte da sua fortuna no financiamento de projetos científicos e de barcos de pesquisa oceanográfica, que viajaram pelos oceanos em busca de espécimes. Sua morte ocorre de forma súbita, no palácio de Verão em Caiscais em 19 de outubro de 1889. É sucedido por seu filho Carlos, que é coroado D. Carlos I de Portugal.

PS: Parte desse texto encontra-se em outras postagens sobre Portugal.
Fonte: Wikipédia

sábado, 9 de fevereiro de 2013

10 Cents (1995) - Canadá

Bandeira do Canadá
História: O Canadá (veja localização) é um país que ocupa boa parte da América do Norte. Possui uma área de 9,9 mi de km². É o segundo maior país do mundo em extensão territorial. É uma democracia parlamentar e monarquia. Seu território é ocupado por povos aborígenes há milênios. A partir do século XV, expedições britânicas e francesas se estabeleceram na costa canadense. Após a guerra dos sete anos, em 1763, o Canadá passou a  ser uma província do Reino Unido. Sua independência se deu em 1º de julho de 1867, no entanto, a total autonomia política se deu apenas em 1931 com o Estatuto de Westminster. A atual bandeira canadense foi adotada em 1967, em virtude do centenário da independência. Veja o exemplar abaixo:

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)

Descrição: A moeda acima mostra, em seu reverso, a inscrição do valor (10 cents) e "Canada", ano de cunhagem (1964) e a figura da fragata "Bluenose". O reverso mostra a Rainha da Inglaterra Elizabeth II e a inscrição "D. G. Regina", abreviação de Dei Gratia Regina, que traduzido do Latim significa "Pela Graça de Deus, Rainha".

Bluenose
Bluenose: O Bluenose é o navio a vela mais famoso do Canadá e o orgulho da Nova Escócia. O arquiteto naval William J. Roue o projetou para ser rápido. Seu objetivo era ser uma escuna para os pescadores. E ela era tudo isso. Ela carregava o orgulho de uma cidade inteira em seu aparelhamento. No momento em que o capitão Angus Walters e o Bluenose o terminaram ela representou um povo e passou a enfeitar o anverso de uma moeda canadense. No outono de 1921, em sua a corrida inaugural, o Bluenose bateu o campeão americano de Gloucester de Massachusetts e levou o Troféu Pescador cobiçado Internacional. Ela derrotou a cada adversário, a cada temporada, até que foi aposentado em 1938, pouco antes da Segunda Guerra Mundial.

Rainha Elizabeth II em 1995
Personagem: Elizabeth Alexandra Mary (1926 - ), também conhecida como Elizabeth II ou Isabel II, é a monarca e chefe de estado do Reino Unido da Grã Bretanha e da Irlanda do Norte, Antígua e Barbuda, Austrália, Bahamas, Barbados, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Ilhas Salomão e Tuvalu. É também chefe da comunidade Britânica e governante suprema da Igreja Anglicana. Seu reinado acontece desde 6 de fevereiro de 1952, com a morte de seu pai George VI. Após sua coroação, foi a primeira monarca a visitar Austrália e Nova Zelândia. Presenciou alguns escândalos, principalmente sobre o conturbado casamento entre seu filho, o príncipe Carlos (ou Charles) e Diana. Como trineta da Rainha Vitória, a Rainha Isabel tem parentesco com chefes de Estados da maioria das casas reais da Europa e com os Imperadores do Brasil. Ela é prima de Alberto II da Bélgica, Harald V da Noruega, Juan Carlos I da Espanha e Carlos XVI Gustavo da Suécia, também como os antigos reis Constantino II da Grécia e Miguel da Romênia, além das antigas casas reais da Prússia/Alemanha e Rússia.


PS: Parte desse texto encontra-se em outras postagens sobre o Canadá.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

2 Reichspfenning (1939) - Alemanha Nazista

Bandeira da Alemanha Nazista
O Avanço Nazista: Na Europa, a Alemanha e a Itália foram se tornando mais ousadas. Em março de 1938, a Alemanha anexou a Áustria, novamente provocando poucas reações de outras potências europeias. Com isso, Hitler começou pressionando reivindicações alemãs na região dos Sudetos, uma área da Tchecoslováquia com uma população predominantemente de etnia alemã e logo a França e o Reino Unido concederam este território para a Alemanha no Acordo de Munique, que foi feito contra a vontade do governo da Tchecoslováquia, em troca de uma promessa de fim de mais exigências territoriais alemãs. Logo depois, no entanto, a Alemanha e a Itália forçaram a Tchecoslováquia a ceder territórios adicionais à Hungria e Polônia. Em março de 1939, a Alemanha invadiu o restante da Tchecoslováquia e, posteriormente, dividiu-a no Protectorado de Boêmia e Morávia e em um Estado fantoche pró-alemão, a República Eslovaca.

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)
DescriçãoA moeda corrente na Alemanha entre 1924 e 1948 foi o Reichsmark. 1 Reichsmark era dividido em 100 Reichspfenning. O exemplar abaixo mostra, em ser reverso, a inscrição do valor (2 Rechspfenning) e ramos de carvalho. O anverso mostra o brasão de armas alemão, usado durante o regime nazista.

Brasão de Armas Nazista
Brasão de Armas: O Brasão de Armas alemão remete à imagem da águia preta, usada desde o século XIII no Sacro Império Romano Germânico. A águia era usada pelos romanos para reverenciar deuses ou imperadores, o que a tornava um símbolo de invencibilidade. O Brasão de Armas alemão é um dos mais antigos símbolos nacionais do mundo. Durante o Terceiro Reich, foi acrescentada a Suástica em referência ao governo nazista gravada sobre uma coroa de louros.

PS: Parte desse texto está presente em outras postagens sobre a Alemanha.
Fonte: Wikipédia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...