domingo, 25 de setembro de 2016

1 Euro (2002) - Espanha

Bandeira da União Europeia
História: A União Europeia (UE) é uma união supranacional econômica e política composta por 27 estados-membros, estabelecida em 7 de fevereiro de 1992. Essa união entre os Estados europeus proporciona diversas vantagens como um política agrícola e de pesca comuns. Provavelmente a maior conquista da UE foi a adoção de uma moeda única. O Euro (€) é moeda adotada em 17 países da União Europeia. Foi instituído em 1º de janeiro de 1999. As cédulas e moedas foram emitidas a partir de 1º de janeiro de 2002. O Euro se divide em 100 centavos. Cada moeda tem uma face comum (reverso) e outra face que vem de acordo com o país em que foi cunhada. Veja o exemplar abaixo:

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)
Descrição: O reverso, com face comum a todos os países, representa a inscrição do valor (1 EURO), o mapa da Europa e 12 estrelas que representam os doze Estados que fundaram a União Europeia (FrançaItáliaAlemanha OcidentalBélgicaPaíses Baixos, Luxemburgo, Reino Unido, Irlanda, Dinamarca, Grécia, Portugal e Espanha). O anverso mostra  as mesmas doze estrelas, o ano de cunhagem (2002), o dístico ESPAÑA e a efígie do ex monarca, Juan Carlos I..

Rei Juan Carlos I
Personagem: Juan Carlos Alfonso Víctor María de Borbón y Borbón-Dos Sicilias, ou Juan Carlos I (1938 - Presente) nasceu na Itália, durante o exílio de seu avô Afonso XIII, que foi rei da Espanha até 1931. Após a morte de Francisco Franco, em 1975, Juan Carlos conseguiu formar uma transição pacífica entre o Franquismo e a Democracia Parlamentar. Atualmente, goza de grande popularidade e em 2008 foi considerado o mais popular líder ibero-americano. Durante a Conferência Ibero-Americana de 2007 realizada em Santiago do Chile, quando o presidente venezuelano Hugo Chávez criticou o ex-presidente do governo de Espanha José Maria Aznar chamando-o de fascista, interrompendo constantemente o presidente do governo Zapatero, Juan Carlos disse a Chávez: ¿Por qué no te callas? (Por que não se cala?). O incidente tornou-se num fenômeno mediático mundial. Em 2 de junho de 2014 abdicou ao trono em favor de seu filho Felipe de Bourbon.

PS: Parte desse texto se encontra presente em outras postagens sobre a Espanha.
Fonte: Wikipédia

12 comentários:

  1. É vc o cara da música q "tá em casa guardado por deus, contando vil metal"??

    ResponderExcluir
  2. Todo mundo gosta de dinheiro e voce traz informações que muitos nem imaginavam. Parabens .
    http://quebizarrice.blogspot.com.br/2012/12/se-voce-se-acha-feio-tem-gente-pior.html

    ResponderExcluir
  3. o dinheiro europeu é muito interessante

    ResponderExcluir
  4. é muito parecida com a moeda de 1 real.

    ResponderExcluir
  5. Interessante esses fatos, não os conhecia. Gostei ;)
    Visite meu blog também: http://amebeijesorria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. gostei! visita? http://bloggdoanonino.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Pow, legal gostei... ^^
    Dá uma bisóiada no meu tb, eu super iria curtir. xP


    http://limaounada.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  8. esse blog já está favoritado a tempos... lembro que uma vez abri o blog e eu e alguns amigos ficamos discutindo qual moeda mais irada!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Lendo esse post deparo-me com a nostalgia... fiz duas viagens pra esse País em momentos sui generis. Um deles pra fazer o Caminho de Santiago de Compostela.

    Ah! Guardo ainda umas moedas de lá antes do Euro (peseta). Uma dessas moedas tem um furo no centro. Usei por um tempo como pingente rsrsrs

    Não sou colecionadora. Apenas guardo e se tiver duplicata geralmente eu dou. Quem sabe uma delas vem pro teu blog né?

    ResponderExcluir
  10. Cara, cuidado pra nao dar ela em lugar na do nossa de 1 real.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...