quinta-feira, 24 de julho de 2014

200 Réis (1940)

Bandeira do Brasil
Cartaz da Revolução
Revolução Constitucionalista de 1932: Movimento armado que ocorreu no estado de São Paulo entre os meses de outubro de julho de 1932. O objetivo desse movimento era destituir Getúlio Vargas do poder e instituir uma nova constituição. Após o golpe de 1930, apoiado pelos paulistas, Vargas nomeia como interventor de São Paulo o pernambucano João Alberto Lins de Barros. Em protesto surgiram diversos comícios e manifestações anti-Vargas. Alguns protestos foram reprimidos com violência. Em 23 de maio de 1932, quatro jovens estudantes foram mortos. Martins, Miragaia, Drausio e Camargo. Com isso formou-se um levante que levou seus nomes (MMDC). Sem contar com apoio de estados que prometeram auxílio (Minas Gerais, Mato Grosso e Rio Grande do Sul) e com suas fronteiras fechadas, São Paulo foi derrotada pelas tropas federais em três meses. Vargas negocia uma reconciliação com São Paulo e nomeia um interventor paulista e civil. O real (plural réis) foi moeda corrente no Brasil até 1942. Veja o exemplar abaixo:

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)
Getúlio Vargas
Descrição: A moeda acima foi cunhada após a decretação do Estado Novo (1937 - 1945). Seu reverso mostra as inscrições "BRASIL", "200 RÉIS" e seu ano de cunhagem. O anverso mostra a efígie de Getúlio Vargas.

Personagem: Getúlio Dornelles Vargas (1882 - 1954), foi o 13º presidente da república, que pôs fim à República Velha e à política do Café com Leite. Foi o presidente que ficou mais tempo no poder (18 anos). Seu governo foi marcado por forte apelo popular e por várias crises políticas, como a Revolução de 1932, quando os paulistas entraram em confronto com as forças armadas. Foi o idealizador da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Foi deposto em 1945 e voltou como vencedor das eleições presidenciais de 1951. Devido a forte crise política, veio a cometer suicídio no Palácio do Catete, antiga residência presidencial, em 24 de agosto de 1954.

Cartaz do MMDC
Ps: Acompanhe a Era Vargas.
Fonte: Wikipédia

16 comentários:

  1. Realmente a história do Brasil é algo muito interessante. É bom lembrar dos movimentos, revoluções e pessoas que morreram é muito importante. Gostei muito do blog e vou acompanhar sempre.
    São histórias que todos os brasileiros deveriam saber.

    ResponderExcluir
  2. parabéns pelo blog amigão. Vou acessar sempre aqui. Abração. Obs: Seguindo seu blog : )

    ResponderExcluir
  3. Nossa, é muito importante descobrir um pouco mais da história do Brasil.
    http://lollyoliver.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. nossa bacana

    as moedas são reliquias mesmo heim, eu tenho algumas notas antigas

    ResponderExcluir
  5. Amei o blog
    todo dia confiro seu blog
    parece que estou dentro de um museu
    comenta la?
    Lifetecno2011.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa, cada moeda antiga e lindaaaaaaa... Muito bom ver nossa história de certa forma preservada....

    ResponderExcluir
  7. Interessante hein! Cara essas moedas antigas são muito legais meu tio coleciona e compra de quem tem, outro dia ele comprou algumas por 300 reais kkk achei exagero dele, mas cada um tem sua coleção de alguma coisa... rsrsrs

    Estou seguindo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. A história nacional sempre contada através da moeda corrente!! Muito bom seu blog!! Parabéns

    ResponderExcluir
  9. Reliquias essas moeda.
    Gostei do seu blog.
    Indico o Lugar onde Getulio Vargas morou, onde você citou palacio do catete. Meu colégio foi num passeio que era para ir no palacio do catete,
    Se você vir ao RJ, Indico esse Museu onde foi a casa dele.

    Adorei o post.

    http://rodrigobandasoficial.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Pra alguém que formou em história como eu as moedas tem um significado crucial na história das civilizações!!

    ResponderExcluir
  11. A época de Vargas foi realmente terrível, ao menos, víamos pessoas que tentavam modificar alguma coisa, como em todas as ditaduras... só agora, parece que os movimentos extinguiram-se, estão todos cegos e apáticos.

    ResponderExcluir
  12. Interessante. Já estive no museu onde foi a casa de Vargas, e tem muita interessante pra se ver lá... Meu avô era um colecionador de moedas antigas, e ele tinha um acervo muito bom, pena que depois que ele morreu, muito foi roubado e perdido.
    A história do Brasil é riquíssima, pena que o povo já não parece se interessar pelo próprio passado... aliás, nem pelo presente, né? Antigamente se via movimentos sociais em busca de mudança, já hoje...
    Gostei do blog!

    http://casadacolinablog.blogspot.com
    Abraços^_^

    ResponderExcluir
  13. Acabei de estudar isso em história HAHAHA Getúlio pode ter sido um ditador, mas fez muita coisa pelo Brasil.

    ResponderExcluir
  14. po to vendo q achei mais um colecionador por aqui hehe

    pelo q vi no seu perfil vc ta com um blog mas sem postagens né

    exato tem varios Fuscas legais, mas da Hot Wheels mesmo só tenho 3 ainda, Kombi eu to pra consegui aquela variação pick-up da drag bus pra coleção, eu tenho uma drag bus mas da jada

    ResponderExcluir
  15. A história do Brasil sempre me chamou bastante atenção, meu avô, quando vivo, também colecionava moedas, era uma bonita coleção. Ele veio a falecer este ano, mas grande parte do que sei sobre história do Brasil, aprendi com ele, e não com a escola ou cursinho. Foi muito bom. As vezes vejo pessoas falando que "História do Brasil não tem graça porque tem pouco sangue" haha Temos um belo povo que lutou por seus direitos. Aprendi a ver a história do Brasil junto com as "outras histórias", uma depende da outra SEMPRE. Obrigada pela postagem.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...