sábado, 28 de julho de 2012

Cinquenta Mil Cruzeiros Reais (1993)

Cédula da Baiana
História: O cruzeiro real (CR$) foi o padrão monetário no Brasil entre 1º de agosto de 1993 a 30 de junho de 1994. As altas taxas de inflação que marcaram o ano de 1993 levaram o governo Itamar Franco a editar a medida provisória que criou o cruzeiro real, equivalente a mil cruzeiros. Não foram emitidas moedas com valores em centavos nesta moeda, sendo que se consideravam como centavos as cédulas e moedas do padrão anterior na razão de 10 "cruzeiros" por centavo. A grande novidade na linguagem visual das cédulas do CRUZEIRO REAL, período de 1993/94, foi na utilização dos tipos humanos regionais, caracterizadas por seus elementos específicos (aspectos urbanos, atividades e instrumentos de uso). A temática escolhida para ser trabalhada e estampada foi a da Baiana. Veja o exemplar abaixo:

Reverso
Anverso
Detalhe da baiana do acarajé
Descrição: A cédula mostra, em seu reverso, a efígie de "baiana", com torço e colares, tendo a esquerda painel onde figuram alguns de seus mais importantes balagandãs, os quais possuem diversos significados: romã e cacho de uvas (fecundidade); figa de madeira e dentes de animais (proteção); caju (abundância); peixe, cordeiro e pombas do Espírito Santo (elementos resultantes do sincretismo com o catolicismo). O Anverso mostra a cena de baiana, trajada com o requinte dos dias de grande festa, com o clássico tabuleiro, preparando o acarajé. Ao fundo vê-se perspectiva da Igreja do Bonfim, em Salvador, cenário de uma das mais famosas festas do sincretismo religiosos brasileiro: a Lavagem do Bonfim.


Baiana: A baiana do acarajé (ou simplesmente baiana) é como são chamadas as mulheres que se dedicam à profissão de vendedora de acarajé e outras iguarias da culinária baiana. Mulheres batalhadoras que com muita luta conseguiram a regularização da profissão junto aos poderes públicos. Uma das principais figuras típicas do Brasil, que chega a ser uma caracterização obrigatória nas Escolas de Samba do país.

Ala das baianas no carnaval carioca
Ps: Veja as demais cédulas do Cruzeiro Real.
Fonte: Banco Central e Wikipédia

domingo, 15 de julho de 2012

50 Centavos de Cruzado (1986)

Bandeira do Brasil
Plano Verão: o ministro da fazenda Maílson da Nóbrega instituiu em 16 de janeiro de 1989 o último plano econômico do governo Sarney: o Plano Verão. Os sucessivos planos econômicos (Plano Cruzado e Plano Bresser) não conseguiram conter a inflação que se instaurou no país na década de 1980. Com isso, foi editada uma lei que modificava o rendimento da caderneta de poupança, promoveu congelamento de preços e salários e instituiu uma nova moeda: o Cruzado Novo (NCz$), que era atrelado ao dólar e a extinção da OTN (Obrigação do Tesouro Nacional), importante fator de correção monetária. Nas cadernetas de poupança, as perdas chegaram a 20,37% e nenhuma regra de reajuste salarial foi estipulada. Entre março de 2007 e dezembro de 2008, pessoas que foram prejudicadas pelo Plano Verão puderam recorrer as perdas na poupança. Veja o exemplar abaixo:

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)
Descrição: O reverso mostra o valor facial (50 Centavos), A legenda "Brasil" e o ano de cunhagem (1986). O anverso mostra o brasão de armas brasileiro.


Armas Nacionais
Brasão de Armas do Brasil: Ainda segundo a lei 5.700, alterada pela lei 8.421, de 11 de maio de 1992, a feitura das armas nacionais deve obedecer à proporção de quinze de altura por quatorze de largura. Suas características são: um escudo redondo em campo azul-celeste, contendo cinco estrelas de prata, dispostas na forma da constelação do Cruzeiro do Sul, com a bordadura do campo perfilada de ouro, carregada de estrelas de prata em número igual ao das estrelas existentes na bandeira nacional. O mesmo escudo ficará pousado numa estrela partida e gironada, de dez peças de sinopla e ouro, bordada de duas tiras, a interior de goles e a exterior de ouro. O todo brocante sobre uma espada, em pala, empunhada de ouro, guardas de blau, salvo a parte do centro, que é de goles e contendo uma estrela de prata, figurará sobre uma coroa formada de um ramo de café frutificado, à destra, e de outro de fumo florido, à sinistra, ambos da própria cor, atados de blau, ficando o conjunto sobre um resplendor de ouro, cujos contornos formam uma estrela de vinte pontas e, por fim, em listel de blau, brocante sobre os punhos da espada, inscrever-se-á, em ouro, a legenda República Federativa do Brasil, no centro, e ainda as expressões 15 de novembro, na extremidade destra, e as expressões de 1889, na sinistra.

Acompanhe a Era Sarney.
Fonte: Wikipédia    

domingo, 8 de julho de 2012

1 Rublo (1970) - União Soviética - Centenário Lênin

Bandeira da União Soviética
História: Na ocasião do meu aniversário de 29 anos decidi postar uma das mais importantes moedas do meu acervo. A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (Союз Советских Социалистических Республик) foi um Estado Socialista, que existiu na Eurásia entre 1922 e 1991 (veja localização). Foi governado pelo Partido Comunista até 1990. A URSS, como ficou conhecida, era uma união de 15 repúblicas com o governo centralizado. A Revolução Russa de 1917 derrubou o Império Russo e em 1922 o Partido Bolchevique, liderado por Vladimir Lênin, venceu uma guerra civil. Após a morte de Lênin em 1924, Josef Stalin assumiu o poder e implantou uma forte industrialização. Seu governo foi marcado por uma economia planejada e violenta repressão à oposição política. Após a Segunda Guerra Mundial, a União Soviética se firma como uma superpotência mundial. Veja o exemplar abaixo:

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)
Brasão Soviético
Descrição: O exemplar acima mostra em seu reverso mostra o brasão de armas soviético, o valor facial (1 Rublo, ou ОДИН РУБЛЬ), a sigla CCCP, que significa Союз Советских Социалистических Республик (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Toda a informação é ladeada pela frase СТО ЛЕТ  СО  РОЖДЕНИЯ В. И. ЛЕНИНА (Centenário do Nascimento de Lênin). Abaixo há  a estrela vermelha. O anverso mostra a efígie de Lênin e os anos de seu nascimento (1870) e o ano de cunhagem da moeda (1970).

Brasão de Armas: O Brasão de Armas soviético foi adotado em 1923 e usado até a queda da União Soviética em 1991. Embora  seja considerado apenas um emblema, o termo em russo que o nomeia é герб, que significa brasão. O brasão mostra a foice e o martelo, que simbolizam, respectivamente as classes industrial e camponesa, consideradas essenciais para a revolução socialista, ambos atrás de um globo e abaixo da Estrela Vermelha, símbolo soviético. Essa composição está rodeada por duas grinaldas de trigo cobertas com o lema estatal "Trabalhadores do mundo, uni-vos", nas línguas oficiais das Repúblicas Soviéticas.

Vladimir Lênin
Personagem: Vladimir Ilitch Lenin, ou em russo Владимир Ильич Ленин (1870 - 1924) um revolucionário russo e um dos principais líderes da Revolução Russa de 1917. Na condição de líder do partido comunista, Lênin difundiu uma ideologia que influenciou pessoas em todo o mundo. Nascido na Rússia, Lênin desde cedo teve contato com ideologias políticas, especialmente por causa de seu irmão mais velho Alexandre Uilánov, condenado à morte por uma tentativa de assassinato do czar Alexandre III. Ao se formar em direito, tornou-se marxista. Em 1905 fracassou em uma tentativa de golpe que o obrigou a sair do seu país. Em 1917, o partido bolchevique, liderado também por Leon Trótski e Josef Stalin, desferiu um golpe que tirou o czar Nicolau II do poder. Com o sucesso da Revolução, se torna líder soviético até a sua morte, que até hoje não foi esclarecida (a hipótese mais provável é sífilis). Seu corpo foi embalsamado e está desde então em exposição num mausoléu na Praça Vermelha, em Moscou.

Corpo de Lênin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...