Bandeira da Suíça |
História: A Suíça (veja localização) é um país sem costa marítima e cujo território soma uma área de 41 mil km². Possui uma população de 7,8 milhões de habitantes. É uma república federal e é governada por um conselho de sete ministros que exercem o poder Excutivo. A Suíça é um dos países mais ricos do mundo e seu PIB per capita é de 75 mil dólares. Zurique e Genebra estão entre as três cidades com maior qualidade de vida no mundo. A Confederação Suíça possui uma longa história de neutralidade. Não se encontra em estado de guerra desde 1815. O país é sede de de diversas organizações internacionais como o Fórum Econômico Mundial, a Cruz Vermelha, a Organização Mundial do Comércio e o segundo maior escritório das Nações Unidas. Em termos esportivos, o Comitê Olímpico Internacional (COI), a FIFA e a UEFA possuem suas sedes no território suíço. Veja o exemplar abaixo:
Reverso (acervo pessoal) |
Reverso (acervo pessoal) |
Helvécia em um selo postal |
Descrição: O exemplar mostra, em seu reverso, o valor facial (2 FR.) e o ano de cunhagem (1981) ladeados por uma coroa de ramos de edelvais, flor nacional da Suíça. O anverso mostra a figura da Helvécia, símbolo republicano suíço.
Helvécia: É o nome dado pelos antigos romanos a uma região da Europa Central entre os Alpes Suíços e cordilheira de Jura. A Helvécia correspondia à parte ocidental da Suíça atual. O mesmo nome é dado à personificação da Suíça. Por vezes chamada de mãe da nação suíça, ela costuma ser retratada com um manto esvoaçante, empunhando uma lança e um escudo com um brasão da bandeira suíça, o cabelo em tranças, quase sempre com uma guirlanda como símbolo da confederação.
Fonte: Wikipédia